Pensam o que sobre o estrangeirismo no Brasil?

O que justificaria essa situação? A falta de patriotismo? A globalização?

O que acham das pessoas que empregam palavras estrangeiras de forma equivocada e, muitas vezes, não sabem nem pronunciá-las corretamente?

Como diz a música, “Tem gente falando Happy, pensando que é feliz.” – Carlos Silva

O que acham da mensagem, muito didática, que Silvio Santo deixou em seu programa(foto)?

http://www.skatecuriosidade.com/wp-content/uploads...

Abraços!

Comments

• O brasileiro sempre foi um povo aberto às influências de outros povos. Se não fosse assim, não falaríamos abajur nem garçom, que são palavras de origem francesa.

Os idiomas são dinâmicos. Eles mudam ao longo do tempo.

Achar que a influência de outros idiomas sobre o português é um mero estrangeirismo é adotar uma posição bairrista. Acho que temos que ser cidadãos do mundo e não apenas de nossa pequena aldeia.

• Olá,

O Brasil é um país formado por estrangeiros, já que os primitivos habitantes eram as diversas nações indígenas.

E depois os primeiros que fizeram assentamentos aqui foram os Portugueses, que construiram nossa civilização com um tempero tropical, indígina, afro, italiano, holandês, alemão, francês, japonês, etc, influência mais ou menos presente dependendo da região do pais.

Portanto não tenho nada contra a fusão de culturas afins, e nem nada contra o "Inglesismo" em moda, desde que culto e consciente, e usado na medida onde é propício.

Mas quando se trata de "imitar que nem macaco", então é de doer. Por exemplo, se alguém batizar alguém com nome de Jeca Tatú todo mundo acha feio. Mas se chamarem o cara de "Jack Tatú" todo mundo acha "chic" !

Se oferecem "cachaça" em uma festa de casamento acham brega, mas se oferecer cachaça da Escócia (Whisky), ou cachaça do Kentucky (Bourbon) todo mundo acha "chic"!

Se chamar alguém de "Burro" a pessoa se sente ofendida. Se chamar de "Asshole" provavelmente vai agradecer o alto nível em que foi interpelado.

• Um país como o nosso, de grande diversidade cultural... é praticamente inviável não abrigar e utilizar em nosso vocabulário, expressões desta natureza...... muitas das vezes, ocorre até de forma involuntária...... se ouve, fica na mente e começa a se usar, mesmo que a pronuncia fique diferente da original.... mas em outros casos, a pessoa quer se iludir ou quer chamar a atenção...... motivo é o que não falta....

• eu não gosto muitos de estrangeirismos..acho que a dominação de um povo começa pela língua..a primeira coisa que o colonizador impõem ao colonizado é a língua... mas em dias atuais com a globalização e todo esse blablá cosmopolita acho que essa ideia não serve mais mais..acho que devemos preservar nossa língua, mas qualquer xenofobismo radical hoje em dia é bobagem...

• Que estão matando a nossa língua portuguesa! abraços!

• Novas palavras sempre irão surgir, a língua sempre irá se modificar, não só na língua portuguesa mas também os todos idiomas. É um ciclo que não para.

Não há porquê vir de mimimi pra cima do estrangeirismo. A sociedade brasileira não tem cacife pra reclamar e implorar por patriotismo.

Que venham os latinos, anglo-saxões, e indo-arábicos poluir o ''Brasileirês''.

• sempre tem espaço pra mais um ..

• FELICITACIONES!!!!! Disfrutá el triunfo!!!! Tu tío y tus primos quieren ir a fines de julio para allá... Te aviso... Besos y me alegro que estés feliz!!!

Sign In or Register to comment.