Como a comunidade religiosa deve acolher o irmão doente que chega?
O Terreiro é uma família espiritual, com Pai, Mãe e irmãos e todos são chamados a serem uma comunidade de cura em meio à dor e ao sofrimento, qualquer que seja sua natureza ou causa.
Não é à toa que chamamos de mãe e pai nossa mãe e pai no santo e de irmãos nossos irmãos de fé no Terreiro, sendo nossa família espiritual, e muitas vezes o indivíduo só tem esta família próximo a ele, pois mudou de cidade, estado e região e sua família agora é o terreiro.
A família do terreiro tem a missão de consolar, reconciliar e amar. Em todos os tempos e lugares, em situações de dor ou sofrimento mulheres e homens de bem entregaram-se ao serviço dos afligidos, doentes, abandonados e pobres.
São muitos seres buscam força e coragem para acolher a todos com amor e compaixão, sendo na realidade aquilo que diz ser: Uma família no Santo.
leia mais no meu blog
Comments
Claro que deve, religião sem caridade pra mim não funciona.
Belo trabalho amigo!
Beijão! =D
Respeito muito meus irmãos umbandistas. Gente finÃssima.
Na casa que frequento fui acolhida com amor, paciência e carinho. Seres encarnados e desencarnados que fazem o bem pelo bem, sem nada pedir em troca. São verdadeiros "anjos" que Deus coloca em nossos caminhos.
da mesma forma que vai acolher aquele irmã que está sadio,com muito amor e carinho.
Então, meu grande irmão de fé ! Eu creio que essa seja uma das muitas funções dos centros espÃritas e terreiros de umbanda e roças de candomblé ou de outras denominações religiosas, acolher aquele que chega, pois na grande maioria, de um modo ou outro, somos doentes do espÃrito. Entretanto, não devemos confundir acolhimento fraterno com pusilanimidade, ou seja: despreparo e falta de ação concreta, no sentido da firmesa que os dirigentes e os frequentadores devem ter, pois, considerando as necessidades de muitos que chegam, existem seus distúrbios e carências afetivas,e muitas dessas pessoas querem os holofotes e a atenção somente para si, em detrimento dos outros e aà começa a surgir o egoÃsmo e as outras tendências negativas, onde a pessoa começa a querer impor aos outros a sua vontade, diante do que se faz necessário a firmesa da mãe ou pai e dos irmãos. Tive um exemplo disso num grupo espÃrita onde frequentei, ms o próprio dirigente também era alguém muito personalista e desviava a finalidade do trabalho, tanto quanto outros do grupo; no terreiro de umbanda também já presenciei situação semelhante, mas a mãe foi muito firme e a irmã, não aceitando as regras, acabou saÃndo. Porém a necessidade era dela mais do que de qualquer outra pessoa, então, quem chega é que deve se adaptar à s regras existentes e não querer impor a sua vontade.
com carinho e respeito pois ele precisa ser ajudado
Na maioria das vezes as pessoas que chegam nesses lugares, chegam em busca ajuda, de um consolo, de uma palavra amiga, muitos até chegam em desespero e é função da comunidade religiosa seja ela qual for, acolher a todos com amor, carinho, respeito, enfim, dar atenção e tentar ajudar quem precisa. Mas a pessoa tem que se ajudar também, porque nenhum terreiro, igreja ou centro faz milagres. à muito satisfatório quando vejo alguém que chega ruim no centro e na semana seguinte volta se sentindo melhor, dá uma sensação de dever cumprido.
A melhor coisa que se faz nesse caso é ajudar essa pessoa buscar um auxÃlio médico ou orientação profissional adequada.
O cuidado de não fazer como os cristãos de afirmar curas que não existem, enganar essas pessoas e depois culpar essas pessoas, que não são agracidas, como as que não tiveram fé suficiente ou derão o dÃzimo suficiente.
Devemos lembrar que nem sempre o milagre é a pessoa saudável ou a cura de uma deficiencia.
Enquanto reencarnacionistas devemos sempre nos lembrar que o desequilibro fÃsico é uma maneira de expugar da alma as nódoas de outras vidas. Sejam morais ou emocionais.
Boa noite Daniel...
No centro espÃrita em minha cidade, para acolhermos relamente quem precisa, mosntaram um albergue noturno, dão sopa e cobertores, principalmente na época do frio a atenção é mais rigorosa,,
não só a quem precisa, mas quem procura a religião pelo amor, sempre abraçando- as com amor e carinho, tendo interesse ou não de frequentar ou apenas conhecer..
Abraço
Com carinho e atenção.