Enem 2013 - Qual nota você daria para minha redação?
Até hoje milhares de famílias perdem seus familiares e amigos em "acidentes" de trânsito causados por motoristas embriagados, porém prefiro dizer que são assassinados pela bebida alcoólica.
Diante deste cenário preocupante, a lei 11.705/2008, popularmente conhecida como "Lei seca", surgiu para combater esse vilão que ataca todos os dias, principalmente em bares noturnos e festas. Após a implementação da lei, o número de acidentes causados por motoristas sob o efeito do álcool diminuiu significativamente, mas não o suficiente.
Para combatermos com maior eficácia o consumo da bebida alcoólica por motoristas, precisamos da colaboração dos estabelecimentos que as vendem e da sociedade em geral na conscientização do consumidor sobre o perigo de conduzir um veículo após ingerir bebida alcoólica.
Comments
Olha eu não sou professor de portugues mas vou dar minha opiniao.
1- "prefiro dizer": na redação dissertativa-argumentativa vc não pode ser pessoal. Vc tem que ser impessoal. Usar a 1ª pessoa não é legal. Prefere-se usar a 3ª pessoa.
2 - Familias e familiares: na mesma oração e com pronuncia parecida. Vc poderia ter colocado "entes" ao inves de familiares.
3- lei 11.705/2008: não sei se isso pode ser uma pena grave, mas vc utilizou um dado dos textos motivadores.
4- 1 paragrafo ficou um pouco confuso.
5 - Sua argumentação não foi tão consistente
6 - A introdução ficou um pouco vazia.
Enfim, quero te dizer os pontos que eu achei que vc foi mau. Não sou mestre em redações. Antes de tudo, essas minhas criticas foram construtivas, ok?
Te daria uns 500 a 550
Na conclusão você tem que tem que sugerir uma proposta de intervenção sim , mas o texto teria que ser inteiro na 3ª pessoa , e além disso você colocou apenas 9 linhas e sua argumentação foi muito fraca você tinha que fazer um texto argumentativo e não expositivo . Mas 200 e pouco também é muito pouco pois se você não cometer erro de norma culta vc já tem 200 garantido .Se eu fosse corretor daria 480
Eu daria 200 pontos.. Faltou argumentos, voce usou sua opiniao na primeira pessoa ( na frase "prefiro dizer", sua conclusao veio com novas ideias coisa que nao deveria,pois conclusao apenas é a retomada de toda ideia do texto.