fobia social atrapalhando na escola ajudem por favor?

bom gente é o seguinte fui no psiquiatra ontem ,masi so q ele me recomendou naum faze apresentação oral na frente na escola ele até escreveu uma carta sabe,pq vcs sabem ne q quanto mais vc fik nervosa pra apresenta mais tutucam vc ne ai vc acaba ficando mais nervosa ainda ne ,ai ele mandou leva essa carta pros professores,mais o problema é q se eu naum apresenta a classe vai fica falando a pq todo mundo apresenta e ela naum ai uma amiga falou acho melhor vc continua apresentando o trabalho falando poco doq nada.e agora oq vcs axam?se eu apresenta fico com ansiedade fortissima,se naum apresenta o povo vai fik criticando e agora oq faço?

Comments

  • A escola é um lugar pra se aprender a ter respeito tb,se seus colegas de classe não souberem respeitar o seu problema,então eles não estão entendendo nada.

    Não ligue para o que os outros vão pensar,apenas dê as explicações do porque dessa limitação e não tem jeito eles terão que respeitar.

    Afinal não é por um motivo qualquer,isso é uma patologia e precisa ser tratada e levada a sério.

    Converse com seus professores se vc sofrer qualquer tipo de humilhação por parte de alguém.

    É obrigação da escola zelar tb pela saúde psicológica dos alunos.

    Exija seus direitos!

    Bjos e boa sorte!

  • Luciana,

    Para tratar a fobia social e a timidez, é necessário se expor, para perder o medo e a ansiedade.

    Quanto mais você fugir, mais ansiosa ficará.

    O ideal é você procurar um psicólogo que trabalhe com terapia cognitivo-comportamental, que poderá te guiar nesse processo de perder a ansiedade e a fobia social.

    Não sei o tratamento que o psiquiatra está te prescrevendo, mas a terapia é fundamental para você.

    Já passei por isso também, e hoje sou psicóloga, por isso, estou sendo bem sincera: não fuja! Encare o problema, estude para se sentir segura do que vai falar e fale com naturalidade, como se tivesse apenas uma pessoa na sala.

    Se você fugir, sua situração vai ficar ainda mais angustiante, pois seus colegas vão te pressionar cada vez mais.

    Força, amiga! Você conseguirá superar isso!

  • Você foi diagnosticada como tendo fobia social ou é timida para falar em público?

    Se você tem Fobia Social, precisa de ajuda psiquiátrica e de acompanhamento psicológico. O psiquiatra te receitaria ansiolíticos e/ou antidepressivos, o psicólogo faria terapia. Você pode optar por apenas um dos dois também. Se decidir por psiquiatra, precisa estar disposta a levar o tratamento a sério e comprar medicamentos que nem sempre são baratos. Se escolher terapia, deve ter em mente que os resultados são a médio e longo prazo, porém definitivos, ao contrário do medicamento, que se for interrompido, fará os sintomas voltarem.

    Se for só tímida, ou seja, até consegue apresentar um trabalho, mesmo tremendo de nervoso, suando frio, falando baixo, gaguejando, nesse caso um pouco de treino, se expor a situações progressivamente mais aversivas vai te ajudar, sem muita necessidade de procurar ajuda profissional (apesar de que um psicólogo traria resultados mais eficazes, há outras questões que pesam antes de se procurar um psicólogo, para começar, o custo e o tempo de tratamento). Você pode ensaiar a sua fala sozinha no seu quarto, depois apresentar para o seu cachorro, depois para seu irmãozinho de 1 ano, depois para seus pais, para alguns amigos, para um grupo maior de amigos, assim por diante (apesar do meu tom de brincadeira nesse exemplo, essa é uma técnica de treino de habilidades sociais bastante eficiente). Também acredito que não custa falar com o professor e explicar como você fica nervosa antes de apresentar, assim ele pode ser mais tolerante e ser um ponto de referência enquanto você fala. Procurar um ponto neutro ou de apoio para olhar enquanto você apresenta vai tornar as coisas mais fáceis também (manhas como essa você pode aprender num curso de oratória ;).

  • Olha amiga, eu não sou psiquiatra, apesar de ter muita vontade de fazer o curso, mas vou tentar vestibular pra psicologia este ano, mas como dizem o ditado que de médico e de louco todo mundo tem um pouco, vou tentar ajudar.

    Primeiro saiba que você não está sozinha, em ter medo de falar diante das pessoas. acredito que 80% das pessoas têm este medo, em intensidades diferentes.

    Mas acredito que a gente tem que aprender e vencer e superar nossos medos.

    Seus colegas criticam porque acho que a maioria tem o mesmo problema, talvez nem tanto como você, mas como eles não tem um atestado como você, eles enfrentam seus medos. Moral da história, quem vai sair mais preparado pra vida?

    Eles com certeza.

    A vida é muito dura, se imagine em uma entrevista de emprego, ou em uma seleção, ou em outras situações da vida, onde você precise falar em público, o que você vai fazer?

    Tenho certeza que seus professores vão saber avaliar seus esforços e te ajudar a superar seus medos. E não tenha vergonha de seus colegas de classe, eles não são melhores e nem piores do que vc, afinal estão todos lá pra aprender.

    Acredite em vc, vc pode! Eu acredito em VC.

    Enfrente a vida!!!!!!!!!!! Viva e seja feliz!!!!!!!!!!

Sign In or Register to comment.