Que médico trata a HIDROSADENITE ou HS? Alguém tem ou já teve essa doença?

Update:

Já fui no clínico, médico de pequenas cirurgias, cirurgião geral, dermatologista e agora me disseram pra procurar cirurgião toráxico

Comments

• O médico que trata a Hidrosadenite é o dermatologista. Nunca tive, mas tenho uma amiga que teve e reclamava de muita dor na região afetada.

• dermatologista

• Amiga, é uma infecção bacteriana das glândulas sudoríparas apócrinas. A obstrução do ducto glandular com retenção de suor pode ser o fator facilitador da infecção.

A doença ocorre nas axilas, regiões perianal e pubiana, virilhas e mamas, locais onde são encontradas as glândulas apócrinas. Caracteriza-se por um nódulo avermelhado e doloroso, semelhante a um furúnculo. Pode ser pequeno e pouco inflamatório ou grande com muita inflamação, vermelhidão e dor. A ruptura da lesão deixa sair pus mas, nem sempre, isto é suficiente para a sua regressão.

Podem ser uma ou várias lesões e a evolução varia, podendo ocorrer um único episódio ou vários, se repetindo ao longo da vida. Nestes casos, as lesões que se rompem acabam deixando cicatrizes fibrosas nos locais afetados

Como a obstrução do ducto glandular pode estar associada ao surgimento da hidrasadenite, deve-se evitar o uso de desodorantes anti-transpirantes, depilação e raspagem dos pêlos com gilete. No caso das mulheres, deve-se apenas cortar os pêlos bem rente à pele. O tratamento é feito com antibióticos locais e sistêmicos. Nas lesões maiores, geralmente muito dolorosas, pode ser feita a drenagem da lesão, facilitando a saída do pus e diminuindo a dor.

Quando a doença apresenta episódios de repetição, pode ser realizado tratamento cirúrgico, com o esvaziamento glandular, quando as glândulas sudoríparas da região afetada são retiradas. O médico dermatologista é o profissional qualificado para indicar o melhor tratamento para cada caso.

Espero ter respondido à sua pergunta.

• Desconheço. Também estou interessado no assunto.

Sign In or Register to comment.