De tão civilizados....estamos morrendo...?

O que te tornou um homem pode ceifar a tua vida?

abçs...

.

Update:

Pessoal, ainda não posso positivar. Nível 1...

Comments

  • Essa sua questão é muito interessante e talvez não tenha uma resposta do tipo "sim ou não". Vou tentar responder baseado em minhas muitas leituras sobre Psicologia Junguiana.

    Dentro do ser humano existem vários seres humanos. No caso vou me concentrar em dois. A Psicologia chama o primeiro, Inconsciente (eu chamo "ser natural") e o segundo, Consciente (eu chamo "ser cultural" ou "ser postiço"). Uma criança ao nascer é o ser natural, pois ela acaba de chegar ao mundo do jeito que a Natureza a criou: não civilizada, sem educação, moral, ética, religião, enfim "zero quilômetro" em termos de nosso mundo civilizado. Se ela traz algo dentro de si (e ela traz) veio "do outro lado". Há quem acredite em reencarnação (eu, por exemplo), há quem acredite em "reino do céu", e outras terminologias. Aliás, Cristo disse: vinde a mim os pequeninos e os pobres de espírito (inconscientes), pois deles é o reino dos céus. Esse ser natural é o centro de seu mundo: chora e faz birra por qualquer coisa, joga longe aquilo que não lhe agrada, quer ser mimado, é um déspota. Basta observar o comportamento de uma criança. Com o passar do tempo, os pais, a escola, a religião, a civilização enfim, vai criando nesse ser natural, um segundo ser, o ser cultural, postiço, que vai abafando, limitando, sufocando, aquele ser natural. E esse ser natural fica dentro de nós, e se manifesta toda vez que o ser cultural é amortecido: quando bebemos ou consumimos alguma droga e falamos abobrinhas ou ficamos violentos, quando dormimos e sonhamos, quando ficamos extremamente irritados com algo e falamos palavrões, e por aí afora. Por isso é preciso manter certo equilíbrio entre esses dois seres. Se de um lado precisamos ser civilizados, por outro não podemos ser tão civilizados a ponto de desafiar o ser natural, nosso inconsciente. Pode ser perigoso. Refazer esse equilíbrio pode precisar dos serviços de um analista.

  • Sim, mas apenas na sua subjetividade!

    Materialmente estamos mais organizados...na sociedade e economia...mas justamente esses fatores nos roubam a pessoalidade...pois vivemos em função de ganhar dinheiro e isso nos esgota, apesar de não conseguirmos abandonar este estado, pois vivemos num sistema assim!

  • Se não tomar-mos cuidado com a vaidade, no sentido mais amplo, certamente que nos destruiremos.

  • Sim, além disto somos egoístas e estamos a caminho da auto-destruição. Comecemos pela questão ambiental. Quem reside em praias já sente de perto a diferença, enquanto outros seguem construindo a própria morte nas grandes metrópoles do Brasil, em drogas, assaltos e crimes diversos, tudo pelo egoísmo, a vontade de ter e o desejo de não partilhas nada, o que nos leva ao esquecimento do irmão,do outro e no afastamento de Deus.

Sign In or Register to comment.