Você consegue ter certezas absolutas, sem o amparo da fé?
Não tenho certezas absolutas, mas também não tenho dúvidas absolutas. Sabemos que existimos, embora alguns queiram contestar isto também. Desta forma, em uma realidade da forma como percebo, tento interpretar as coisas de acordo com os filtros e modelos interiores que possuo. Estou consciente de minha própria influência emocional sobre as coisas em que acredito. Mas, no meu modo de ver, a emoção também tem um papel tão importante quanto a razão, na interpretação do mundo ao nosso redor. Portanto, somos uma mistura de dúvidas e certezas, razão e emoção, intencionalidade e acaso, luz e escuridão e tantos outros aspectos opostos quantos possamos imaginar?
Comments
Aprendi um conceito um dia desses, que me ajudou muito a diferenciar algumas pessoas.
Todos tem fé, afinal a fé é racional, senão seria fideísmo.
A fé está em conjunto da certeza absoluta.
Existem poucas certezas absolutas (ex.: todos morrem um dia, respiramos O₂ para viver, há unhas na ponta dos dedos, etc.), mas fé não é necessária em nenhum momento.
Fé é aceitar qualquer coisa sem evidências. Confiança é aceitar um conjunto de afirmações, mas dependendo de quem as pronuncia, da quantidade de detalhes e da coerência, porque é impossível ter acesso verdadeiro a todo tipo de informação. Por exemplo, se um livro afirma que esporos são mecanismos que organismos assexuados lançam mão para se disseminar, você poderia pesquisar a fonte do livro, o qual teria uma outra fonte, e este uma outra, até chegar no primeiro e mais importante trabalho a afirmar isso. Daí, você faria os experimentos necessários para confirmar isso. Ok, digamos que confirmou. Legal, né? Nessa brincadeira, você só gastou anos de pesquisa e muito dinheiro, para confirmar 0,001% sobre o conhecimento das plantas, que é 0,00001% do conhecimento dos organismos, que é 0,0000001% da biologia, que é 0,00000000000001% das ciências exatas, que é 0,000000000000000001% do conhecimento humano.
Viu? Confiança é importante, fé não. O que me ampara são afirmações embasadas.
Bem colocada a tua pergunta, que ao mesmo tempo trás resposta. Todos os mortais não passam de veículos de locomoção para os espíritos, almas, consiex, vida, luz, energia, poder, força, ou qualquer outro nome que se lhe queira dar, mas que eu trato como o motorista que assume o corpo físico, NA HORA DO NASCIMENTO, para mais uma etapa evolutiva. Assim sendo, a terra é um plano duplo-evolutivo, onde habitam os vivos e os espíritos, todos misturados e ao mesmo tempo. Não existem céu, inferno, anjos, diabos, purgatório, pecado e outros assemelhados, tendo sido criados pelas religiões para amedrontar e facilitar seus atos de rapina, vendendo salvação. Se a terrra é como uma escola, na qual todos os humanos são alunos, é correto entender que alunos cometem erros, ou por má interpretação dos fatos, ou intencionalmente, quando querem tirar proveito do que afirmam, como fazem os religiosos que vivem da ignorância dos incautos e despreparados. Qualquer ser evoluído sabe que nada é exato; que num universo constantemente evolutivo, tudo muda com o tempo. Ter fé é acreditar em mentiras, sem qualquer prova concreta. Para comprovar esta afirmação, basta estudar o que já foi provado após o Big Bang produzido no Acelerador de Partículas - Grande Acelerador de Hádrons - CERN ou LHC. Após isso, pesquisar o resultado do estudo sobre o Bósson de Higgs - Partícula de Higgs ou Partícula de Deus, a fim de tomar conhecimento de que o tão decantado e idolatrado ser superior, nada mais é que uma molécula sub-atômica espalhada no universo, a qual hage como uma cola, agregando matérias, iniciando pelo carbono, após o que sofre mutações durante bilhões de anos, até chegar ao que conhecemos hoje. Seria o mesmo que idolatrar o cimento, que gruda tijolos e possibilita construir prédios, entre muitos outros exemplos.
apenas creio
Claro. Aliás, a fé é que prejudica que pessoas abram seus olhos para evidências que estão bem na sua frente.
Meu amor, tu ta ai na tua casa com a tua familia, ou com a tua cachaça, isso é oq importa, vive a tua vida e para de se preocupar com coisa inútil .-.
Chê: Voltando pra aquele assunto da ÉTICA & da MORAL:
Foi o ARISTÓTELES que presenteou a humanidade com a palavra “ética” - No seu arroto “Ética a Nicômano”... E tu duvida... Mas credo! Te informa guri!
Ali ele diz que Todos buscam a FELICIDADE – Chê: Até eu quando era piá, sabia disto! Eu já era filósofo e ainda trajava os cuero que a mãe fazia com as roupas Velhas do Pai! KKKK! É a tal de “Mente Contemplativa: “Os nascido do Espírito”! Tu creias ou não – mas é! Isto é um patriotismo aqui no Garrão do Brasil! Virtudes como: Prudência, temperança, Justiça & Coragem – aqui se aprende desde piazito, no más! - Antes mesmo de pegá no cabo da enxada! - Um pouco depois de saber o que é pão com banha logo cedo, nos dias de inverno!
Os romanos, mais claro, os “Helenistas Romanos” (Chê, de vocabulário aqui a gente nasce doutor: A bela Helena que o maluco do Páris roubou a Menelau e desgraçou a Troia inteira - foi a “Mãe dos Gregos” - Tu nunca aceite um presente deles, principalmente em forma de cavalo!) FIZERAM da ÉTICA a perte mais chã da FILOSOFIA INTEIRA – Todo mundo conhecia ética – inclusive o BRUTUS!!! O tal EPICURO (De resto os HEDONISTAS por ele insuflados.) eram inteligentes: entendiam que o PRAZER espiritual era MAIOR que o PRAZER do corpo (Da CARNE – como diz S. Paulo, apóstolo). E olha que eles buscavam o PRAZER! Isto vai longe... Viver com sofrimento mínimo & tal...
Que é que tu vai dizer dos ESTÓICOS? Hã? O anarquista do ZENÃO? O Epicteto? O próprio SÊNECA (seguido fielmente pelo Imperador Marco Aurélio) TODOS defenderam A SERENIDADE DE ESPÍRITO – somente conseguida (Deles – não é meu!) Pela UNIÃO do HUMANO COM O DIVINO!!!
Tu vê a inteligência dos anarquistas! Isto é que é ANARQUISTA – não os que tem aqui em casa no Brasil!!! Anarquista de QUALIDADE, chê!!! SUPERIOR! Um primor de @NARQUISTA!!!
É deles dizer que a humanidade pertencia somente À Comunidade Humana! Tu queres mais GLOBALIZAÇÃO QUE ISTO??? Chê! A ALDEIA GLOBAL dos Clássicos!!! KKKKKK
Não há de ser o AVILTAMENTO da tradição moral da humanidade, ao ARREPIO DA LEI, que se há de conseguir resolver o eterno problema de ser no mundo – e principalmente em sociedade! Valem as palavras SÁBIAS: Lucas 10:27 Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, alma, forças, e entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. MARCOS 12: 28 – 34 & Gálatas 5:13 Fostes chamados à liberdade. Então não useis a liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais também uns aos outros.
E ATENTE, amigo, para esta última parte que APONTA O FIM para onde NOSSA SOCIEDADE CAMINHA: Vamos CONSUMIR-NOS uns aos outros! ISTO é IMPLOSÃO SOCIAL - É para onde esta MODERNIDADE “LIBERTINA” está conduzindo o MUNDO...
Que o caso não é só do BRASIL!
Não é simples? Chê – Tô dizendo isto faz tempo: DEUS É SIMPLES – As religiões é que complicam tudo! E o (Mau) GOVERNO FAZ ESTRAGO AINDA MAIOR!
Eu não preciso de fé pra constatar que Deus existe, basta eu observar as evidências na natureza...
Mas a a certeza que eu tenho na existência de Deus não vai muito adiante se eu não tenho fé que Ele possa intervir na minha vida!
De que adianta eu ter a certeza de que Deus criou o Universo e a vida se eu não tenho a convicção de que Ele atue na minha vida também?
Uma coisa é fazer um filho, qualquer um faz, outra coisa é você dedicar boa parte da sua vida a ele, certo?