Por que não podemos chamar de "Deus" de "Deusa"?
Para aqueles que irão dizer que Deus não tem sexo definido, então como explicam que o gênero feminino Deus é Deusa? Não que este Deus esteja em sentido antropomórfico, personificado, mas, em relação ao "Ser", ele é masculino. Se Deus não tem sexo definido, então ele deveria ser conhecido por "ALGO", mas um "Algo" não pode ser conhecido, e, se o fosse, não se exprimiria nem em masculino e nem em feminino. Mas, como foram os homens que idealizaram este "Deus", obvio que ele estaria no gênero masculino e ditaria Leis que fossem a favor dos homens.
Então, como seria se toda a Bíblia tivesse sido escrita por mulheres inspiradas por uma Deusa? Já pensaram que, com todas as traduções que a Bíblia já sofreu, e com seus originais todos destruídos, alguns homens mal intencionados poderiam te-la escrito a favor próprio? Quem pode provar que não foram tais homens que destruíram os Originais? Observem que nossa Sociedade, desde o principio, foi Matriarcal, e, depois que passou a ser Patriarcal, o mundo piorou século após século, guerra após guerra. E hoje, com a Liberdade Feminina garantida por um Estado Laico, estamos novamente conseguindo o equilíbrio, porque estamos retornando ao principio, quando vivíamos no Matriarcado.
Abraços
Comments
Penso eu que a distinção entre "Deus" e "Deusa" deve-se a particularidades do idioma, e em menor parte a motivos históricos. Historicamente, como os hebreus eram um povo machista, provavelmente viam inconscientemente a Deus como masculino, embora ele fosse imaterial, portanto obviamente assexuado. Isso se tornou uma tradição cultural, tanto que Jesus se referia a Deus como "Pai". Mais uma vez, como eu já tinha dito, mesmo Jesus chamando Deus de Pai não quer dizer que Deus seja masculino, já disse que isso é impossível. É questão da tradição cultural e identidade dos hebreus. Como servimos ao mesmo Deus que eles, mas não temos a mesma cultura, não temos necessidade de continuarmos com o paradigma do Deus masculino.
Por causa desse motivo, na maioria das línguas conhecidas a palavra 'Deus' é um substantivo masculino, mesmo em línguas que possuem gênero neutro, além de masculino e feminino (como o grego e o alemão, por exemplo). Não fui eu quem criei os idiomas, mas se eu criasse um, com certeza 'Deus' seria um substantivo neutro, sem gênero. Assim essa confusão seria desfeita aos falantes da minha língua.
Abraços, Paz de Cristo.
boa tarde amigo,
olha uma excelente pergunta,
faz pensar !
a unica resposta logica que posso dar seria o inicio de genesis , mais como voce sitou inspiradas por homem, nada mais a ajustar,
porem guardo o ponto de vista que Deus criou o homem sua imagem e semalhança, e depois crio a mulher para lhe fazer compania !
parabens otima pergunta um abraço até++
uma estrelinha de presente !
Eu concebo o Sagrado como Feminino, posso dizer que sou devoto da Deusa.
Lupo, quando se fala Deus escreve-se assim.PAI-MÃE , já faz tempo que mudou .Leia as revistas e livros católicos portanto foi assumido que Deus tem as duas energias , è Deus porque não falamos Pai, mãe mas sim Deus que quer dizer, o Pai e a Mãe.Quem educa sempre é a mãe nunca o Pai porque , coitadinho tá sempre cansado quando chega em casa , enquanto a vagaba da mulher como eles falam estragam os filhos com seu tempo ocioso dando muito amor..Na realidade antigamente, mas bota antigamente nisso o homem era o Deus para sua mulher e a mulher amada era a deusa para o Homem , sacou..E os dois viviam bem obrigado , mas um dia o homem se intitulou Deus e a mulher -sua escrava e como ela não fez nada para mudar o conceito ficou assim.A mulher que não consegue estabelecer limites ou enlouquece ou morre em vida e se torna uma autômato..um robô , até o dito cujo morrer ou então lhe bota um galho que é pra ele aprender que mulher tem seus desejos e vontades.Ora , a própria bÃblia fala que o homem que não realiza sua mulher será castigado na hora certa...Escrevi minha bÃblia e nela reza que somos libertas de corpo e alma .Começa assim.Liberta-te Mulher em tua força ,O reino é seu por herança , que até as maiores forças do universo finalmente testemunhem que a mulher é dona de seu EspÃrito e do seu corpo.;...
pq ia aparecer muito gay... deve ser isso
Por acaso a biblia diz que ele é uma deusa? ou Deus? Independentemente disso as criaturas espirituais não tem sexo.
Os sexos fiminino e masculino foi dada para os humanos.Não adianta querer achar que só pq o nome é fimino ou não, que vair dar caracteristica de uma criatura espirtual.
Deus é Pai, como ñ tem sexo??????
ou pai pode ser mulher????
ou mulher pode ser pai?????