Como suportar a pressão social dentro da faculdade?
Pessoal, venho de família pobre, entrei em uma universidade federal de engenharia e estou satisfeito com meu curso, mas sinto uma pressão social muito grande a todo momento.
Vejo meus colegas chegando de carro, comentando sobre novas aquisições de telefones caros, video-games novos, jogos de 200 reais. Nunca tive video-game em casa, por isso nunca joguei os jogos classicos que todo 'nerd' comenta.
Trabalho durante o dia pois moro sozinho e pago todas as minhas contas, enquanto meus colegas ficam na faculdade estudando, participando de grupos de estudo, grupos de pesquisa. Eles tem coisas novas para comentar, pois estão sempre em projetos bacanas na faculdade. Me sinto um mer.da, vendo todos ao meu redor em um mundo diferente, apartamentos bacanas, vidas interessantes, etc.
Nas redes sociais, vejo eles postando fotos de viagens, de locais que eles foram, de coisas que eles fazem, etc. Meu dia se resume a acordar, ir pra faculdade, comer no restaurante da faculdade, ir pro trabalho, voltar pra casa, dormir. No fim de semana, durmo até mais tarde e fico depressivo dentro de casa vendo as fotos do fim de semana dos colegas.
* O que posso fazer para não deixar me afetar por isso tudo? *
Comments
Parece que seus dias são curtos, mas se vc se colocar nos lugares certos nas horas certas vai ver que apareceram oportunidades de diversão que não precisa de grana. separe algum tempo para você sempre é possível. Você não é um mer.da. Você é melhor do que os outros que estudaram em boas escola e fizeram um monte de cursinhos para ir para essa faculdade. Você passou no talento!
Olha eu entendo sua situação,entendo mesmo,de coração e sei o que vc está passando e sentindo,é uma sensação ruim,mesmo que digam:''Deixa para lá!Não ligue!Ignore!'' -A vida não é tão fácil assim,e durante nosso percusso sempre encontraremos diferenças,sejam sociais,fÃsicas ou culturais.Acontece que vivemos em um mundo diversificado e algumas vezes iremos nos sentir excluido,olha eu ja me senti assim quando estava no 1 ano do ensino médio,foi terrÃvel,mas te aconselho a seguir adiante,porque com o passar do tempo,la na frente essas lembranças vão se tornar pequenas,diante da vitória que vc pode alcançar!Vc esta lutando tanto para se formar,trabalha,paga suas contas,sabe eu estou te admirando por isso,vc tem fibra e força de vontade,tem caráter e isso dinheiro nenhum no MUNDO pode COMPRAR!Não desista de seus sonhos por causa de certas pessoas,pq la na frente sua paciência sera recompensada!
1. Comece a focar nas coisas positivas e que você quer. Quando você foca nas coisas negativas e nas coisas que você não pode alcançar você vai criar mais negatividade e baixa auto-estima em sua vida. Quando você foca no que você quer e em coisas positivas, você vai criar mais disso. à muito simples. Nunca seja duro demais com você mesmo. Isso nunca vai te fazer bem.
2. Saia de sua "zona de conforto" - faça coisas que te assustam e trabalhe para melhorar aos poucos. Você vai descobrir que as coisas não são tão ruins quanto você pensa e você vai crescer como pessoa. E mesmo que elas sejam ruins, você vai ganhar confiança apenas pelo fato de que mesmo não gostando você foi lá e fez! O que não te mata te fortalece.
3. Respire - Soa meio new age mas respirar é importante. Quando você se sente ansioso ou nervoso, respire calmamente e profundamente, com seu estômago. Na verdade muita gente não sabe como respirar do jeito certo. Você quer respirar do jeito que você fazia quando era uma criança. Quando você inspira seu estômago deve expandir e não o contrário. Respire fundo pelo seu nariz, segure por alguns segundos então expire pela sua boca. Isso irá deixá-lo calmo e relazado. E você deveria sempre respirar pelo seu estômago.
4. Tome banho e se barbeie diariamente. Sempre fique com a melhor aparência possÃvel. - Isso ajuda com sua confiança.
5. Coma alimentos saudáveis - à uma dessas coisas que te fazem se sentir melhor sem nenhum esforço.
6. Se voce bebe café, pare. - Café não é saudável, especialmente se você tem problemas de ansiedade. Café aumenta a quÃmica no seu cérebro que causa ansiedade. Então pare de beber, pelo menos até você lidar com este problema.
7. Tenha um ambiente limpo - Vai ajudá-lo a manter sua cabeça no lugar quando tudo na sua casa/apartamento está organizado.
8. Roupas - Vista roupas que fiquem bem em você. Pode soar superficial, mas é uma das pequenas coisas que vão ajudá-lo a se sentir melhor.
9. Considere mudanças de carreira - Se você odeia seu trabalho, então se demita e comece a trabalhar em outro lugar. Você vai ter um novo começo e você não deveria trabalhar em um lugar que te faz sentir como *****. Ponto final.
10. Postura - Melhore sua postura e a forma como você anda. Você quer suas costas eretas, ombros para trás e soltos e sem tensão, peito para fora, levante suas costelas. E simplesmente ande de uma forma mais confiante, não olhe para baixo, não ponha as mãos nos bolsos. Você deveria olhar para baixo apenas quando você entra em um lugar novo, apenas para se certificar que não tem nada no caminho. O truque é que mesmo quando você não está se sentindo muito confiante, quando você anda de forma confiante você automaticamente se sente mais confiante
Tbek soy assim faco facuLdade so q nao e federal.e uma das melhores e meio complucado pq e particular e tento nao me prender a pressoes e sim seguir em frentee
Acho que você tem que mudar o seu modo de pensar, mas como?
Por exemplo, quando tu começar a pensar sobre isso, pense que tudo que você está fazendo agora (faculdade e trabalho) é para que no futuro você e seus filhos possam desfrutar das mesmas coisas. Porque não há muito o que se fazer nessa situação.
Sei mais ou menos como se sente, também sou de um familia muito pobre, moro em uma casa muito simples e não tenho dinheiro para comprar coisas de meu interesse e lazer. Também consegui entrar em uma federal, mas minhas aulas só começam em agosto, mas tenho estado preocupada com isso também, vai ser difÃcil, mas acho que temos que manter o foco em nossos estudos e deixar isso de lado.
Boa Sorte!
Você tem que ser oq vc é, deixa eles, vc está estudando pra crescer na vida, tudo tem seu tempo, sua hora vai chegar tbm, seus momentos de gloria, de lazer e tudo, tenha calma, essas pessoas que tem tudo e canta de galo sofre mais que subaco de alejado.
TOME UM LAXANTE CONTRA INVEJA. E VÃ ESTUDAR.