Ateus, teístas, religiosos e afins: vocês têm medo da morte?
Como ateísta que sou, nunca parei para pensar sobre o pós morte, não acredito que exista um, portanto não tenho medo do que vem “depois”. Pra mim, no meu modo de ver, ao morrer simplesmente apaga-se a luz, fecham-as as cortinas e fim do espetáculo. É apenas... ABSOLUTAMENTE NADA.
Mas ultimamente me dei conta de que o pensamento de morrer me incomoda sobremaneira, e fiquei a me questionar o porque disso. Ora, se eu não temo o pós morte, então porque temo a própria morte em si?
Depois de muito pensar, refletir e blablablá, rsrs, cheguei a conclusão de que de fato não tenho medo da morte, o que eu tenho medo, é de deixar de viver!
Fico pensando em como é difícil se desapegar dessa vida, das pessoas que amamos, das coisas que desejamos. É absolutamente frustrante a ideia de morrer sem ter conquistado coisas que desejava muito, pelas quais lutei e ainda pretendia lutar muito mais. É frustrante, triste, deprimente mesmo, deixar de viver a vida ao lado das pessoas que amo, de vê-las “crescerem”, vencerem e serem felizes!
Passei alguns dias de enorme conflito interior e questionamentos. Pô, ateísta que sou - e realmente sou - por que esse medo ridículo da ideia de deixar de existir?
Mas acabei chegando a essa conclusão, rsrs, está aí a explicação: não é medo da morte, é medo da não-vida! É apego, ou seja lá o nome que isso tiver... Eu simplesmente não quero ou não estou pronta para abrir mão da minha vida, hahahaha.
E você, qual a sua visão sobre tudo isso? Tem medo da morte? Medo do que? E por quê?
ღ
Bão, desculpa aí a super viagem! rsrs
Agradeço muito a quem teve paciência de ler tudo isso e mais ainda a quem depois de ler, ainda respondeu e educadamente!
Uma tarde e noite maravilhosa a todos. Aliás uma ótima semana, com muita vida!
ღ
Update:Black Dragon, você, pela educação, é cristão suponho, certo? rsrs
Comments
Também acredito que a morte seja o fim e a ideia de morrer enquanto ainda há muito o que experimentar e vivenciar é, de fato, assustadora.
Mas não fico pensando nesse tema a todo momento. A verdade é que acredito ter muitos anos de vida ainda pela frente, por isso, mesmo não tendo alcançado várias coisas que desejo não sinto como se estivesse desperdiçando esse breve momento de existência.
Se bem que, há um tempo, até tinha essa sensação de estar desperdiçando minha vida, mas aí uma pessoa apareceu e consertou isso, rsrs. Agora eu tô de boa, mas vamos ver como vou estar depois que pular para casa dos 30 ou 40 anos... rsrs.
No meu caso, esse medo da morte (ou medo de deixar de viver) é uma coisa positiva, pois às vezes só ele mesmo é capaz de me fazer vencer a inercia que me fazia permanecer parado (ou em movimento retilíneo uniforme).
Descubra a resposta assistindo ao personagem humoristico chamado Pastor Adélio.
http://www.youtube.com/watch?v=8ymwUY4UG6M
Vale realmente a pena.
Oi love,
eu quase estive lá, por conta de algo que me reservo a contar, eu corri risco de vida. Fiquei muito tempo internada, lembro-me que me sentir hospedada em um hotel 5 estrelas porque nesta época tinha um bom plano de saúde, o que aliviou o pesar. Nem se quer me lembro de ter tido o medo, mas obviamente fiquei preocupada com as pessoas que eu iria deixar. Dai fiz uma promessa, se a vida me desse mais uma chance eu iria fazer as coisas certas, ou tentar fazer, jurei nunca fazer mal a alguém, tentar seguir a vida na paz, ser uma pessoa melhor, etc.
O que sei, é que você não pode se privar de ser feliz, viver intensamente seus sentimentos porque a vida só vai valer a pena quando a vivemos. pois existe uma diferença tênue entre existir e viver. Saber amar é saber deixar as pessoas te amarem, é se permitir, é deixar que a vida valha a pena porque afinal todos nós um dia iremos partir.
tem um vídeo legalzinho do filme Tróia e eu passei a ver sentindo nas coisas a partir deste.
http://www.youtube.com/watch?v=WrGI6QbXq0U
Cada momento que vivemos é único, não devemos deixar passar a beleza de viver, de sentir,o pulsar. É por isso que hoje em dia eu não olho se uma pessoa é abonada $$ ou tem carro, eu quero o pulsar, não me permitiria pouco. Quero que valha a pena, por isso olho o coração, quem a pessoa é e como esta se revela a mim. Estou perdidamente apaixonada por alguém pois acho que ela (a pessoa) tem o meu pulsar, não adianta outro. Eu quero viver intensidade. Verdade.
E você me parece muito racional, só os suicidas abririam mão de sua vida. Quanto ser frustrante morrer sem ter conquistado algo, reveja onde está as suas conquistas, talvez seja mais simples ser feliz, não precisamos de muita grana, bens materiais, fama e aplausos. O que se precisa é amar e ser amado (para mim) rsrsrsr O resto corra atrás, para viver e manter, ter qualidade de vida, trace metas porque não há vitória sem luta. Sair da zona de conforto, eu abri mão de algumas coisas, por exemplo, para não ter que me preocupar com financeiro, estou correndo atrás porque eu penso em minha família. Mas recentemente aprendi a sair da caverna e olhar que eu preciso de alguém rsrrsrs até então estava com medo de não alcançar a tais conquistas. rsrsrssr è preciso ter equilíbrio!!!
Oi! Prezada ℒℴvℯ.
Olha! Eu não temo a morte e sim a velhice. Outrossim; posso ficar meio receoso do jeito que venha acontecer, algo que você não colocou no seu texto, mas gostei muito dessa sua colocação: "cheguei a conclusão de que de fato não tenho medo da morte, o que eu tenho medo, é de deixar de viver!" - Isso para mim é que é primordial. Mas sem a velhice, de ficar dando trabalho a todo mundo com aquele fraldão e etc... De resto tudo vale e faz sentido.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
não
Medo de morrer? morrer e para o fracos,. ! tenho fé que a ciência vai achar uma forma de vivermos para sempre ! eu mesmo ja estou trabalhando nisso
Graça e paz!
Medo de morrer não tenho, tenho medo da circunstância em que posso morrer, fico pensando no que vou deixar aqui, as pessoas que amo. Como vão ficar as pessoas que amo?
É disso que tenho medo, de não poder ajudar quem amo e não ter a certeza que vão ajuda-las quando eu não estiver mais aqui.
Oi Love, parabéns pelo texto (novamente), você é uma ótima escritora *-*
Bem, eu acredito que a nossa existência não acaba por aqui...então, o meu medo (medo mesmo, não pavor) é, o que será que vem pela frente? Mas como acredito em um Deus que acima de tudo é Amor, creio que tudo coopera para o nosso bem, e assim fico mais tranquila.
E claro, creio que pesa muito mais as coisas que você falou...se desapegar das pessoas que amamos, da nossa vida, de tudo, é complicado demais aceitar que isto vai passar, e na maior parte do tempo vivemos fingindo que não sabemos disto...rsrs
Beijinhos e tudo de bom *-*
Como ateu eu tenho pavor da morte.
Sei que a vida é uma só, que vou voltar a ser o que eu era em 1850, nada.
Inocente quem acha que vai continuar vivo depois da morte, pois então, para que morremos?
a essencia da vida é temer a morte...