Afirmo: a crença em "Deus" é idiota. Vcs podem argumentar sobre a ideia ?

Não estou chamando religiosos de idiotas, mas sim a ideia de que deidades, e em especial a crença no deus cristão, compartilhada pela maioria das pessoas no Brasil e em Portugal de uma crença idiota, sem base evidencial, sem sustentação lógica. Na verdade, a crença é mantida pela tradição, pelos costumes e por interesses.

Gostaria que vcs comentassem, esclarecessem o pq de suas ideias, contrárias ou a favor de minha afirmação. Lembrem-se, não afirmei, nem estou afirmando que quem crê em "Deus" seja um idiota (não entrem por este caminho, esta não é minha ideia).

Por favor, fiquem à vontade para responder. Peço que argumentem e não tentem fazer psicologia reversa ou responder com perguntas. Sejam educados, por favor.

Update:

Lisa, vc está vivendo numa realidade à parte, distanciada do que efetivamente existe. Pessoas tem crenças extremamente menos subjetivas que sua crença religiosa e existem religiões que não usam a bíblia. O ponto não é discutir a sua crença em si, mas o porquê a teleologia que levou pensadores a sustentarem uma deidade na Grécia é um método de representação defeituoso da realidade, uma teoria da justificação inconsistente e falaciosa por ser antropocentrada.

Nem de longe vc abordou os temas, restringindo-se a pensar num pretenso ataque seu direito de crença. Vc tem direito de crer no que quiser e de mudar de opinião (o que acho ser impossível por razões alheias ao mote desta questão).

O problema é pq a crença em um deus (ou em vários deuses) seria uma explicação coerente da realidade?

Comments

• Considero religião uma forma de juntar pessoas e aliena-las. Se as pessoas parassem pra pensar por sim mesmas, sem influências, acho que perceberiam o quão idiota é viver por algo que ninguém sabe se existe.

• Desculpe a sinceridade das minhas palavras e nem mesmo eu sei porque parei nessa pergunta para responder. Mesmo sendo agnóstico não concordo com suas palavras.

Você tem todo direito de não professar uma fé, não apoiar uma religião ou ser ateu; afinal somos livres para ter uma religião (ou não).

O fato de eu não ter uma fé (admiro quem tem) não me dá direito de discriminar, perjurar ou ofender quem tem. Não me dá o direito de chamar qualquer religião - e adepto- de idiota. Porque isso é grosseiro, é deselegante e injusto.

• Para mim a crença em Deus nasce da necessidade de se acreditar em alguma coisa. Ponto. A maioria das pessoas precisa de uma certeza, de uma "proteção", de consolo, de um rumo indicado e limites, a religião dá isso tudo. Enquanto outros homens se aproveitam disso. Simples.

Suponho que a religião sempre existirá enquanto aquela centelha de fragilidade humana existir.

• Então me explica então :

Como é possível um big bang ter criado tudo tão perfeito e ainda por cima tão planejado.

Também já pensei que deus não existia mas basta você ver a lógica que vai perceber que é impossível ele não existir, agora quem criou ele nunca saberemos....abraços !

• Acredito que exista um Deus criador, mas ninhem o conhece verdadeiramente é tudo teoria o que se afirma a respeito dele, sem mais!

• As religiões cristãs não se baseiam em lógica

Há vários sábios , teólogos, que argumentam a respeito de Deus e da religião

Mas o fundamental, mesmo, não é lógico

Trata-se de questão de fé

Crer no invisível e no improvável, atirar-se no escuro

Acredita quem quiser

Quem não quiser, não acredita

E cada um colhe as consequências da sua falta de fé e da afastamento de Deus, acreditado como o Sumo Bem

Claro que a tradição ajuda na formação desta fé, é a comunicação, por gerações, desta boa nova, o Amor de Deus

Religião é isso, instituição humana em que há varias pessoas falando do Bem e do Amor

Mesmo que nem sempre consigam ser totalmente fieis a esse discurso, todos admitem isso

A Igreja é pecadora e santa, como são os seres humanos, limitados

Muito além da religião, há Deus

E dispor-se a estar com Deus é questão de fé

O Deus cristão é identificado com o Amor

Estar com Deus é estar com o Amor

Se vc ama, vc está com Deus

(alias,o seu raciocínio, aplicado a religião, é tipicamente cartesiano. Vc parece querer aplicar à religião os fundamentos exigidos para a ciência, racionalidades, evidencias e provas. Mas religião e ciência são campos diferentes. E, diga-se de passagem, a própria ciência, pretensamente racional e inequívoca, não é, realmente, tão racional e correta assim. Isso é argumentado por vários filósofos, como Habermas. Entender a ciência como o sumo conhecimento é fruto de uma ilusão ideológica, chamada de cientificismo: "O cientificismo é a crença infundada de que a ciência pode e deve conhecer tudo, que, de fato, conhece tudo e é a explicação causal das leis da realidade tal como esta é em si mesma.Ao contrário dos cientistas, que não cessam de enfrentar obstáculos epistemológicos, problemas e enigmas, o senso comum cientificista desemboca numa ideologia e numa mitologia da ciência."

Portanto, a religião pode ser idiota e sem fundamento mas a ciência, de muitas maneiras, também é idiota e sem fundamento. A diferença entre elas é que, pelo menos, a religião está com o Amor).

• Entendi

eu te afirmo que a crença em Deus não é o que vc ta afirmando,

mas seria idiotice para quem nunca teve uma experiencia de milagre vivenciada na própria vida

falar algo do que não sabe,nem se interessa a saber

e te digo mais com toda certeza do mundo,só existe UM PARAPLETO,UM MEDIADOR se quiser saber mais vá ler a bíblia rsrsrs

agora quanto o que vc mencionou em interesses ahhh todas as crenças usam o Santo Nome de Deus para se promover, aiiiiiiiiiiii desses.

--------

PS:

Olha eu respondi a sua pergunta

''Afirmo: a crença em "Deus" é idiota. Vcs podem argumentar sobre a ideia ? ''

E não os seus comentários porque são teorias baseadas e criadas no que você pensa a respeito e como vc mesmo deduziu que somos livres para acreditar em que queremos a teologia ajuda a qualquer um acreditar naquilo que estar oferecendo ao leitor,independente de qual crença seja,

e a sua pergunta há controversas em sua afirmação querido,uma hora vc diz que não estar afirmando e outra afirma.Me desculpa a indelicadeza mas você que foi idiota em fazer essa pergunta e não esperar respostas contrárias.

--- e sua ultima afirmação;

''O problema é pq a crença em um deus (ou em vários deuses) seria uma explicação coerente da realidade?''

A resposta é que:

Se você um ateu fica difícil argumentar e em explicar algo que você não entende.

Mas se cremos, com certeza é porque algo sobre natural nos aconteceu né?

• Cepticismo.

Deus, ou, p voce, ''Deus'' mostrou varios sinais no Alcorao do que aconteceu, acontece e ira acontecer. E tudo que Ele previu aconteceu.

A gente ve na net milhares de fotos com nome de Allah nas nuvens, orelha de crianca, meio do tomate, etc.

Factos cientificos na medicina existiam ha milhares de anos no Alcorao.

Tornados, erupcoes vulcanicas, tsunamis, etc, destroi predios de milhoes de toneladas excepto uma mesquita feita de ''palha''.

Arvores nascem em posicao de Ruku.

Trata-se de CRENCA e nao se eh verdade ou mentira.

Pessoalmente acredito que tudo isso que aconteceu foi um sinal d'Ele.

Ele nao me interessa quem eh, se muslim, cristao, judeu, buda, etc.

Interessa a mim que existe alguem la em cima olhando por nos, nisso tenho eu absoluta certeza

Paz

• acho, que as pessoas que não acreditam em DEUS é há que vai, mais passar a crer nele, será que nós seres humano, fracos, imperfeitos, mortais, sabedores, do bem....e do.....mal, pecadores, vingativos, blasfemios, arrogantes, desobedientes, sem misericórdia, e sem amor, ai.....eu,pergunto agora; a vc? será que nós seres humanos tivemos o prazer de viver, ainda, que por um, pouco de tempo existimos, e pq? DEUS não existiria será que nós somos,mais forte do que, ele e não queremos aceitar o fato de que, ele realmente é DEUS.

• Eu acho que sjhdkja shdjashdk shdkahsjd shdkhasjhdjahskdhasjlkelkndj sdjashd sndbjas js dasjdsbd sduhdjshd jsd sjdjks jsdks iererenrme r jsd sdjabsd erjekrj. Porém, jsdj sdas masd dhasjh ermern sduwerb. Entretanto, dhaksjhd dhsjahd sjhd sdjash erhkje sjhasjdh ekrjke ashdja ejrejsdmas. Em vista disso sjdah sjhjr ereh shdjs erke sjdhusar ejrhejs gsde. Conclui-se então que shjahdj dahjsgde ahsjgaje hasgsajh rhejh ghags rjhjew sajgdew kjere.

Sign In or Register to comment.