Como e quando foi que você se viu como ateu?
Todos nascemos ateus, depois apredemos sobre o deus da cultura a qual nascemos, seguimos ou não. Acredito que todo ateu teve seus momentos de crença e uma passagem para descrença.
Gostaria de saber relatos de como foi essa passagem, se tiveram dificuldades de finalmente enxergar e aceitar que não há divindades, como é a rela~ção com familia e amigos que sabem da sua posição religiosa.
Comments
Como gosto de dizer: não escolhi ser ateu, fui forçado pelas evidências.
De fato, vários ateus já foram religiosos um dia. O momento em que me libertei/despertei desse coma intelectual não aconteceu de uma hora para a outra. Foi gradual.
Quando pequeno minha avó sempre me levava para sua igreja(evangélica "tradicional"), e praticamente cresci ali, convivendo com pessoas fanáticas. Já vi várias brigas entre as extremidades da família, evangélicos e católicos. Por exemplo, tenho uma tia com cabeça de "idade média" que implica até mesmo com outras católicas.
Aos poucos eu fui notando os absurdos que aquelas pessoas seguiam. Basicamente a resposta de tudo é "deus" ou "diabo", não conseguem(ou tentam) compreender respostas complexas. Não entenda errado, eu conheci e conheço pessoas religiosas inteligentes, mas a maioria vive em um coma intelectual. Quando as perguntas definitivas chegaram, eu decidi que era melhor ser infeliz na realidade do que feliz em uma fantasia.
Eu costumo dizer que me tornei ateu "de verdade" quando decidi abrir a bíblia e *pensar* sobre o que estava lá. Até então tinha apenas lido a bíblia para minha avó ou na igreja, o que sempre era seguido da interpretação deturpada do pastor.
Como pode ver eu experimentei de perto, bem de perto, o que digo ser um "coma intelectual". Ao contrário dos nossos colegas religiosos que atacam ateísmo ou mesmo ciência sem sequer saber do que falam, eu sei bem o que eu recuso.
Tive contato o suficiente com as culturas ao redor do mundo para entender que cada canto possui sua verdade absoluta e incontestável. Leio o suficiente para saber que não é necessário deuses para a criação de nada, tampouco imaginar que é possível que tudo tenha saído de um ser que saiu do nada "porque nada pode sair do nada". Uso matemática diariamente para resolver meus problemas e aceitar um buraco lógico deplorável como o anterior. Conheço mitologias o bastante para entender que deuses são e sempre foram os tampões das lacunas e do inexplicável, e que o deus seguido hoje não passa disso. Entender isso é mais que o suficiente para compreender que mesmo que você não consiga explicar ou entender algo hoje, não significa que é de origem divina. Como disse o pai da medicina, Hipócrates: "se aquilo que é desconhecido é de origem divina, não existirá fim nas coisas divinas".
Deuses não são necessários para explicar nada se você não tem preguiça de pensar. No entanto são uma boa opção para aqueles que não conseguem aceitar a realidade, não suportam a idéia do fim, e/ou não querem refletir.
se pra vc ele nao existe, pra mim ele existe e todos aqueles que cre nele, vc pode escrever um milhao de livros com textos iguais a estes que vc escreveu, que nunca vai abalar a fé de quem acredita em Deus sabe porque? por que quem é de DEUS por ele protegido esta, mais quem nao esta com ele ai sim vc pode iludir a vontade.
Sim, é fato quase constante que todos nós, que nascemos ATEUS, tenhamos sido corrompidos pelas religiões desde A INFÂNCIA (essa fase tão habilmente explorada pelos MENTORES)....
No meu caso, a inclinação para o ATEÍSMO deu-se já na adolescência, por volta dos 16 anos; tal se explica porque minha cultura e inteligência se desenvolveram muito além do normal (sem vaidade aqui, apenas fato), e, conhecendo mais o Universo, era NATURAL que os artefatos de fé das religiões fossem questionados.
Felizmente meus pais não me fizeram lavagem cerebral e deixaram que eu mesmo decidisse tal questão.
Mas, no início, era ATEU apenas por reação, não por consciência do que estava fazendo.
Após algumas décadas de Vida CONSCIENTE, passei a consolidar os MOTIVOS para meu ATEÍSMO, solidamente fincados na Realidade, e muito bem fundamentados.
Mas esclareça-se algo que só o ATEU CONSCIENTE logra alcançar: sou ATEU DESSES deuses que aí estão, TODOS inventados por ESPERTOS MILENARES para dominar a Mente do Homem e dirigir seu Destino; mas não sou ateu "absoluto" pois isso fere o método científico já que NÃO podemos PROVAR que NÃO há alguma OUTRA FORÇA regendo a Realidade; o ateu absoluto é um TOLO que não penetrou na complexidade do Universo e em suas mais abissais entranhas.
A Mente deve permanecer ABERTA à possibilidade de existência de uma tal OUTRA FORÇA, mas percebendo que SÓ O CONHECIMENTO a demonstrará; a fé cega, ingênua e iletrada, jamais!!
E tal postura mental define o ATEÍSMO CONSCIENTE...
Carpe diem!!
o ser humano tem essa mania de acreditar em algo para suprir as suas respostas. deus simplesmente não existe
Temos que ter fé para aceitar a vida como ela é !
Muito boa a sua pergunta.
A maioria acho, torna-se ateu depois de ter experiência e achar contradições, incongruências, e principalmente quando passamos a conhecer um pouco de história.
A maioria não se dá à procura dos por quês: simplesmente descarta a espiritualidade e foca sua visão em explicações paupáveis, comprovações etc.
No meu caso, de família religiosa, via que muitas coisas ensinadas eram conhecidíssimas de culturas antigas como por ex. a SUMÉRIA
(aliás, para quem quiser conhecer alguns mitos como o de ADÃO E EVA : o site: templodeapolo.net.Civilização Suméria )
Já conhecia sobre a trindade nas culturas Indú, mitos na China (os três puros) o cão celeste, há cerca de 2.000 aC,na grega temos o cão cérbero, outra versão, e acaba-se chegando ao óbvio: a bíblia é um livro que traz uma reprodução de muitas culturas.
Há ensinamentos bons como amar o próximo etc. Respeito quem tenta seguir seus preceitos morais, porém acho que os religiosos infelizmente não querem ter informações históricas ou "pensar", tirar suas prórias conclusões, preferem ser guiados "doutrinados" mesmo vendo que há doutrinas opostas, dentro da própria igreja que frequentam.
A família religiosa não aceita essa posição pois estão como disse "doutrinados", os demais não gostam de criar polêmicas, entrar em discussão.
Bom dia!
Quanto a mim, eu não posso me considerar um ateu convicto, mas um questionador. Apesar de não crer em um deus ou divindades, desde os 16 ou 17 anos, eu questiono a existência de tais seres espirituais devido o nosso desconhecido Universo que engloba tudo e é o Tudo. Pela minha sensatez, eu deixo a hipótese, mesmo que mínima, de que, em um Universo desconhecido é possível, mas não provável, que exista algo que va além dos 5 sentidos humanos.
Quanto a minha familia, eu não discuto religião e quando o assunto vem em pauta, eu me abstenho de opinar, justamente para não criar atritos, pois eu creio que as descobertas devem surgir do âmago de cada um pelo desejo da busca e não por imposição de idéias.
Grande abraço.
EU SOU ATEU GRAÇAS A PINOCCHIO
Pode parecer esquisitão "ateu por Pinocchio" (ou Pinoquio em português), mas explico e vocês entenderão.
A os 6 anos já leia bem em castelhano, tinha vários livros infantis e uma pilhas enorme de gibis, a os 7 comecei a estudar italiano, minha "Nonna de Itália" mandou uma caixa de revistas e livros em italiano, vinham lendas grego-romanas, história de Romulo e Remo, revistinhas de catequesis, contos bíblicos e muitos livros de literatura infantil, entre eles "Le aventure di Pinocchio"
Como ja tinha lido "Las aventuras de Pinocho" o primeiro livro a ler em italiano foi justamente esse, colocava um ao lado do outro para aprender a ler e entender em italiano.
Mesmo sendo criança eu entendia que isso era fantasia (boneco que vive por fada madrinha, grilo e/ou raposa que fala, Gepeto dentro de uma baleia, recompensa(coração) por ser bonzinho.
Naturalmente, depois, quando li as revistinhas de catequeses, entendi que boneco de barro ou de madeira, sopro mágico ou varinha de fada, cobra ou grilo falante, baleia de Jonas ou baleia de Gepetto, paraíso ou coração para bonzinhos, etc etc .....
Era inevitável, que entendesse que as duas eram fantasias, uma para crianças, outra para adultos.
Um ou dois anos depois, por imposição de minha mãe tive que fazer o catecismo, me fantasiar de vendedor de sorvete, comer uma bolachinha mágica e todas essas superstições, mas, já era um ateu por causa de Pinocchio, um boneco que tomou vida graças a uma fada madrinha e sua varinha mágica.
--------------
Depois desta explicação "padrão" que dou cada vez que perguntam a mesma coisa, percebe que seu cristianismo, islamismo ou qualquer deus que você acredita é por uma questão meramente cultural? se houvesse lido o Al Coram você seria monoteísta, islâmico acreditando em Alá, um deus criador que não teve filho e um paraíso com 72 mulheres virgens.
Mas específico a sua pergunta, toda minha infância tive problemas por não acreditar no "Pinocchio" para adultos(bíblia), mas tive a ajuda de um ateu de 2ª geração, meu pai e sua biblioteca enorme, se bem ele não me "adotrinou" no ateísmo por lo menos explicou por que era diferente da maioria.
Para não dizer que sempre fui incrédulo, lá por os 20 anos, por um fato que não entendia, quase me torno espírita, dois ou três anos depois achei a explicação e voltei a o "normal" de ceticismo/ateísmo
quando estudava teologia e filosofia tinha meus questionamentos que não eram respondidos, acabei perdendo a fé em algo exterior e comecei a procurar algo que justificasse minha existencia. Mão me considero um ateu, mas alguem que crer que o Deus verdadeiro esta na mente dos seres e que nos criamos este mundo como ele é e continuamos a criar.
Minha familia muito catolica não aceitou e por pouci não fui mandado para a foqueira como na inguisição espanhola. Hoje ate escuta minhas teses. O dificil são os evangelicos que a cada palavra minha me escumulgam e deseja que um raio caia na minha cabeça.
Não sou ateu´nem acredito que exista ateu. Apenas pessoas que como eu não aceita um conceito de um Deus cruel como este que nos foi passado.
D E U S = De muitos EUS. Deus e a junção de todas as mentes.
hã