Como saber a voltagem de uma fonte?
Olá pessoal, como saber uma voltagem de uma fonte... Li o adesivo ou algo parecido e não entendi nada. Queria fazer um upgrade no meu pc e queria começar pela placa de video, só que estou com medo de pegar uma VGA e a fonte não aguentar a placa. Gostaria de uma ajuda. Em breve editarei minha pergunta colocando os detalhes que li na fonte. Agradeço a compreensão de todos desde já!
Comments
Aquele numeros que tão no teu gabinete.
abre o gabinete e olha a fonte, o numero que tiver maior e com um W na frente, é a voltagem dela
Você tem de abrir o gabinete (não precisa mexer em nada, só precisará ler a etiqueta colada na fonte).
A tal etiqueta diz quantos Watts a sua fonte gera. No entanto, a MAIORIA desses fabricantes desonestos, mentem nesse valor. Você precisaria calcular a quantidade de Watts, usando essa uma conta. Terá de calcular todas as potências individuais, para obter um resultado fidedigno.
Anote os seguintes dados (que estão na etiqueta):
(+3,3 V)
(+5 V)
(+12 V)
(-5V)
(-12 V)
(+5 VSB)
Quando você anotar o que diz abaixo desses valores (em amperes ou "A"), multiplique os valores dos Volts pelos de Amperes.
EX:
(+3,3 V) = 15A__________ TOTAL 49,5 W (+3,3 V x 15 A)
(+5 V) = 29A____________TOTAL 145 W (+5 V x 29 A)
(+12 V) = 11,5A_________TOTAL 138 W (+12 V x 11,5 A)
(-5V) = 0,5A____________TOTAL 2,5 W (-5 V x 0,5 A)
(-12 V) = 0,5A___________TOTAL 6 W (+12 V x 0,5 A)
(+5 VSB) = 1,5A_________TOTAL 7,5 W (+5 VSB x 1,5 A)
Note que, você tem os valores 3,3V e 5V. Neste caso aqui (a sua fonte pode ser diferente), você tem a potência de 5V maior do que a potência de 3,3V. Ignore o menor valor.
Então, some todos os totais, excluindo o menor entre 3,3 e 5.
Somando, temos 299 W (145 W + 138 W + 2,5 W + 6 W + 7,5 W). Essa etiqueta é de uma fonte que DIZ ter 400W. Pra você ver como os caras mentem...
Outra alternativa é usando um osciloscópio. Mas eu duvido que você tenha isso em casa, porque é um equipamento usado apenas por profissionais...
Para abrir o gabinete, apenas solte os dois parafusos na parte de trás do seu PC. Olhando para a frente do PC, você precisa soltar a tampa que fica ao SEU LADO DIREITO. Você terá acesso interno e a etiqueta fica colada bem na frente. Não precisará mexer em cabo nenhum. Apenas anote os resultados e faça a continha... E, para ficar com raiva, compare com o que o fabricante diz. Muitos dizem 500W quando, na verdade, não passa dos 250W.
Boa sorte.
A contagem de uma fonte de PC é medida em Watts, não Megawatts. Se você tiver uma fonte de 600MW na sua casa, você pode fornecer energia para o sua cidade inteira... A Usina de Itaipu gera, no máximo, 14.000MW.
hahaha... desculpe a brincadeira...