Na sua opinião, o que realmente significa: "AMAR UNS AOS OUTROS"?

O que JESUS quis dizer com isso realmente?

Comments

• Que pergunta brilhante e importante, Sérgio!

Eu também, assim como você faz agora, também senti a necessidade de saber o que as pessoas de fato sentem sobre isto. Afinal é o "mandamento" sobre o qual Jesus disse resumir toda "a lei e os profetas" e eu apesar de não ser religioso vejo todo sentido nessa mensagem dele.

Vou dar minha opinião sobre o que vejo as pessoas fazerem: a maior parte fala aos quatro ventos sobre o amor, mas não faz a mínima idéia do que significa isto. Quando eu fiz esta pergunta aqui, sabe o que fizeram? Boa parte vieram com "passagens da Bíblia" me dando a resposta, ou seja, não haviam experienciado aquilo mas apenas tinham uma definição dada de uma fonte externa. Ora isto não respondia a minha questão.

Agora vou dar minha opinião sobre esse assunto. O mandamento é: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Sabe por que quase ninguém consegue por isto em prática? Porque não sabem sobre o que Jesus estava falando. Essas pessoas não sabem amar nem a si mesmas porque possuem uma visão depreciativa sobre o que é o ser humano, na maior parte das vezes continuam repetindo o "pecado de Adão e Eva", ou seja, continuam se envergonhando daquilo que são. São poucos os leonardos da vinci que criam obras de arte para exaltar a criatura que é o homem e se admirar com a perfeição e a maravilha de nosso corpo, nossa mente e nossa capacidade de auto-superação.

Agora eu pergunto: se essas pessoas não sabem amar nem a si mesmas, como pretendem amar aos outros e a Deus? A primeira escola sobre o que é amar é justamente o amor a nós mesmos (coisa muito mal interpretada pela maioria) e Jesus também percebeu isto e deixou bem claro em seu mandamento. Leia-o de novo e você perceberá que o referencial de amor é o "como a ti mesmo". Em outras palavras: primeiro você tem que ter noção do que é amar a si mesmo, depois você aprende a amar ao próximo tal como você faz consigo e depois você maximiza este amor quando for para com Deus. É perfeito e é a experiência espiritual perfeita. Não tenho religião e nem sou cristão, mas devo admitir que Jesus foi um dos mais inspirado (se não for o mais) pensador sobre o que é vivência espiritual de todos os tempos.

Mas o problema é que as pessoas não sabem sequer como se relacionar consigo mesmas. Quando falamos em amar a si mesmo tratam de pensar logo que estamos falando em egoísmo, orgulho e individualismo. Quando não é nada disso. Talvez seja por isso que o dito "amor humano" é marcado por uma forte carga de egoísmo e sentimento de posse. O amor por si mesmo é o ponto de partida pois quando nos maravilhamos com a criatura humana que somos nos conhecemos melhor, aprendemos a lidar com nossos limites, nossas angústias, nossas aflições e sonhos. Logo a humanidade deixa de ser vista como nossa inimiga e passamos a ter a mesma compreensão por aqueles seres que agora conhecemos melhor. E daí, quando nos dirigimos a Deus... sabemos exatamente o que significa "amá-lo sobre todas as coisas". Aí sim, a experiência espiritual é plena.

• O maior problema, é que nossa língua define vários sentimentos como "amor". Na linguagem dos gregos, por exemplo, há várias palavras que expressam vários tipos de amor (de amigo, de mãe, de homem e mulher...)

Eu entendo que Jesus deve ter usado a palavra amor que significa algo como gostar do outro, independente do retorno. Gostar, mesmo que seja odiado... independente dos erros... Ser capaz de brigar com a pessoa, se for necessário, porém sem deixar de gostar nunca. Estar sempre desejando o melhor para a pessoa. Entendo mais ou menos isso...

• É procurar ajudar a todos mesmo que seja em oração. Confortar nos momentos de tristeza, comemorar junto nos momentos de alegria.. enfim, ser mais unido. Como Jesus disse que devemos amar a todos e é muito difícil se unir a todos, a gente pode amar orando. Aqueles que precisam da minha ajuda eu tento ajudar. Aqueles que não precisam eu oro por eles, pela saúde, família e vida. Deus te abençoe e te ajude a "amar ao próximo como a ti mesmo". Bjs

• Jesus disse: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39). Aqueles com quem Ele falava Lhe perguntaram: "Quem é o meu próximo?" E com a história do bom samaritano, Ele tentou mostrar-lhes que é qualquer pessoa que precisa da nossa ajuda, independente da raça, credo, cor, nacionalidade, condição -- ou do lugar onde está!

Porque se tivermos verdadeiro amor, não podemos nos deparar com uma necessidade sem fazer alguma coisa. Não podemos simplesmente passar pelo homem na estrada de Jericó! Temos que fazer alguma coisa como o bom samaritano! (Leia Lucas 10:25-37.)

Essa é a diferença entre pena e compaixão: a pena só nos faz ficar triste; mas a compaixão nos impele a fazer alguma coisa a respeito da situação.

"O Meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei" (João 15:12).

Sign In or Register to comment.