alguém pode pontuar este poema?? por amor de deus pff?

Desenho-te

Desenho o teu belo rosto numa folha branca,

com carinho e paixão

Sentada numa banca

Com toda a minha dedicação.

Os teus olhos iluminam-me o dia,

A tua boca satisfaz todos os meus desejos

Traço a tua postura com alegria

E encho-a de beijos.

Dentro daquele olhar,

há uma grande sinceridade,

por de trás daquele falar

um gesto de solidariedade.

Desenho-te num mapa só meu

de caminhos cruzados

onde o meu destino é teu,

sem medo dos meus passados.

Os dedos que se encaixam,

Os olhos que se fazem

Dois corações que não relaxam

E os lábios que se satisfazem…

Cada toque teu, eu sinto

cada olhar em mim, me arrepio

Juro que nunca minto

Nem o assunto desvio.

Comments

  • Pontuar... É isso que você quer, amigo? Ponteei e fiz uma correção sumária:

    Desenho-te

    Desenho o teu belo rosto numa folha branca

    Com carinho e paixão.

    Sentada numa banca

    Com toda a minha dedicação.

    Os teus olhos iluminam-me o dia,

    A tua boca satisfaz todos os meus desejos,

    Traço a tua postura com alegria,

    E te encho de beijos.

    Dentro daquele olhar,

    Há uma grande sinceridade,

    Por trás daquele falar,

    Um gesto de solidariedade.

    Desenho-te num mapa só meu,

    De caminhos cruzados,

    Onde o meu destino é teu,

    Sem medo dos meus passados.

    Os dedos que se encaixam,

    Os olhos que fazem

    Dois corações que não relaxam,

    E os lábios que se satisfazem…

    Cada toque teu, eu sinto

    Cada olhar em mim, me arrepio.

    Juro que nunca minto

    Nem o assunto desvio.

    Boa sorte.

  • Rapaz mais que foça é essa!

  • gostei da sua poesia, ela transmite sentimento, o que é essencial. Mas acredito que falte um pouco de mensagens implicitas, de duplo sentido. este é um trabalho que fiz acerca do que é poesia e deixo vc consultá-lo, lembre-se que plágio é crime.. ;)

    What is Poetry?

    Acerca da literatura, a poesia é a manifestação mais compacta existente. Suas palavras são cuidadosamente selecionadas e, geralmente, possuem mais do que um significado, utilizando dispositivos como: conotação, som e ritmo pra expressar a significação e emoção.

    Encontramos dois tipos básicos de poesia: as que seguem as regras gramáticas e de rima como um padrão, sendo essas denominadas tradicionais. E há, também, as poesias escritas opostamente a esse pensamento, sendo essas consideradas modernas. E, ao contrário do que muitos pensam, a poesia não fala apenas de amor, falam também de qualquer outro assunto corriqueiro da vida ou morte de qualquer espécie (casamento, amor, morte, mundo natural, alegrias e tristeza de se viver na cidade, longe do campo, mortes, casamentos, amizade etc).

    Empregado de conotações, muitas vezes, é necessária a leitura de um mesmo poema muitas vezes para sua total compreensão. A organização sintática do poema também contribui muito para seu entendimento e seu impacto emocional diretamente ao leitor. Por isso o poeta tem liberdade para quebrar regras sintáticas com o intuito de alcançar o objetivo almejado.

    Para que uma poesia tenha o mais elevado valor que se pode alcançar, além dos dispositivos citados acima para enriquecê-la, outras técnicas também embelezam e ampliem seu campo de liberdade interpretativa. Entre as figuras de palavras, destacam-se:

    Símile: procuram relacionar duas palavras para desenhar uma semelhança. Ex.: Seus olhos são azuis como o céu.

    Metáfora: é o mesmo que símile. Porém utiliza-se o verbo ser e a comparação é mais implícita. Ex.: as tuas faces são vermelhas cereja.

    Personificação: Esta característica dá a personagens inanimadas capacidades humanas. Ex.: O vento levantou-se e deu um grito.

    Antropomorfismo: é uma espécie de personificação a algo não humano, particularmente às divindades. Ex.: Adoraremos agora a Mãe Terra.

    Sinédoque: é quando o todo representa uma aprte ou uma parte representa o todo. Ex.: Robby tem rodas neste verão. Aqui o sentido de rodas quer dizer carro.

    Eufemismo: Atenua o sentido substituindo palavras ou expressões impróprias ou desagradáveis de se dizer. Ex.: Foi bom, pelo menos agora ele descansa. Este exemplo foi baseado ao se confortar um amigo cujo parente morreu.

    Paradoxo: Uma afirmação que parece absurda, falsa ou contraditória, porém poça ser verdade. Ex.: Este amor que, afinal, é a minha vida, seja talvez a minha morte.

    Dentre as figuras “Sintáticas” ou de “Construção”, também são apresentadas várias concepções:

    Silepse que é visto como termo subentendido, Ex.: São Paulo é agitada.

    Elipse que é uma omissão de um termo que fica subentendido em uma frase, Ex.: Como estávamos com pressa, preferi não entrar.

    Polissíndeto também é apresentado como repetição de conjunção, Ex.: Eu e você e todos aqueles que acreditam na nossa luta.

    Outra construção também apresentada como repetição é a anáfora, mas nesse caso é a repetição das orações, período ou verso. Ex.: “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente...”

    Pleonasmo, redundância: Repete-se para enfatizar. Ex.: A ele lhe dei.

    Anacoluto: termo que antecipa e se desliga da oração, Ex.: As meninas, não estão elas lá?

    Agora vamos apontar as figuras de pensamento. Nela temos:

    Antítese vista como oposição. Ex.: Não existiria o som se não houvesse o silêncio.

    Ironia que sugere contradições de termos. Ex.: Você foi sutil como um elefante.

    Perífrase: são várias palavras que expressam idéias como, por exemplo, na frase: As pessoas que tudo querem, lendo-a vemos a presença da ambição.

    Hipérbole: encontra-se o exagero. Ex.: Fazia quase um século que a gente não se encontrava.

    Gradação: é apresentada como a seqüência de palavras que intensificam uma idéia. Ex.: O trigo nasceu, cresceu,espigou e amadureceu.

    Apóstrofe: faz uma referencia à alguma coisa. Ex.: Ó mar salgado, quando do teu sal são lagrimas de Portugal.

    A próxima classificação é das figuras de som ou de harmonia:

    A aliteração que tem como principal característica a repetição de consoantes ou semelhantes, Ex.: Um fraco rei faz fraca a forte gente.

    Assonância que é caracterizada pela repetição de vogais ou semelhantes como, por exemplo, na frase a seguir: Sou Ana da cama, da cana.

    Paranomásia que são palavras semelhantes no som, mas com significados diferentes. Ex.: Ouve, houve.

    Onomatopéia que tem como representação ruídos ou sons através das palavras. Ex.: Sino de Belém, pelos que ainda vem.

    Espero que essa pesquisa te ajude, e quero ver seu próximo poema, ok?

    abraço

Sign In or Register to comment.