O Espírito Santo procede do Pai e do Filho? Ou procede do Pai pelo Filho?

A doutrina segundo a qual o Espírito Santo procede do Pai, está no Evangelho de São João: "...o Espírito da verdade, que procede (ekporeúetai) do Pai" (15,26).

A Escritura também se refere à relação do Espírito com o Filho, quando Jesus diz: "Receberá do que é meu e vô-lo anunciará" (Jo 16,14s) ou ainda: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto do Pai" (Jo 15,26).

Esta controvérsia é a razão principal do cisma do catolicismo e da ortodoxia.

De quem procede o Espírito?

Comments

• Estimado Massa, irmão em Cristo.

A questão chamada "Filioque" (e do Filho) na procedência do Espírito Santo é uma que permanece pendente no diálogo ecumênico.

A Igreja Ortodoxa, através de seus 9 patriarcados atuais e cerca de mais 10 jurisdições canônicas autônomas, e as Igrejas Orientais não-calcedonias (Copta, Armênia, Sírian Ortdodoxa e Etíope) mantiveram a redação original do Credo Niceno-Constantinopolitano, que professa que o Espírito Santo procede do Pai. Esta confissão se coaduna com o texto de João 15,26 que vc citou.

No Ocidente, a começar talvez pela Espanha, foi feita a adição "e do Filho" (Filioque). Esta foi uma das razões teológicas do cisma de 1054. A bem da verdade, a primeira vez que um papa da Igreja do Ocidente utilizou esta versão do Credo foi depois do ano 1000, se não me engano em 1014, quando da coroação, em Roma, de um imperador germânico, a pedido deste.

A expressão que vc citou, "procede do Pai pelo Filho" tem uma história interessante, e poderia um uma fórmula de conciliação entre Oriente (ortodoxos e monofisitas) e Ocidente (católicos, anglicanos e protestantes).

Agora, um dado interessante. O então cardeal Joseph Ratzinger, no documento "Dominus Iesus" cita o Credo sem o Filioque! Veja www.vatican.va/roman_curia/congregations.

E a Igreja Anglicana, na Conferência de Lambeth de 10 anos atrás, deixou facultitiva a celebração com ou sem o Filioque na Afirmação de fé.

PS. Eu sou presbiteriano, mas confesso que particularmente estou mais para o Credo sem acréscimos.

Caro irmão, vamos contribuir mais para a pacificação aqui!!!

Um abraço,

Em Cristo, nosso Deus e Salvador.

• Boa noite Massa.

Essa definição do credo católico a afirmação teológica segundo a qual o Espírito Santo procede do Deus Pai e do filho, e com o Pai e Filho , é o mesmo Deus.

A Igreja Ortodoxa trata-se da controvertida questão do "Filioque", o Espírito Santo provém do Pai, mas não está ligado ao filho.

A Igreja oriental ( cismática), o Espírito Santo provém unicamente do Deus -Pai " através do Deus -filho, e não do Deus-filho , sendo "com" ele igualmente cultuado, apenas Deus-Pai.

Eu particularmente fico com os católicos.

Abraço fratt.

• Meu caro a Trindade é igual em natureza e diferente em propriedades.

O Espírito Santo que procede do Pai e do Filho é da mesma substância, majestade e glória que a do Pai e do Filho, e verdadeiro e Eterno Deus. “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim” (João 15:26). Portanto, se o Espírito Santo chama-se o Espírito do Pai porque procede do Pai, é igualmente claro que ele se chama Espírito do Filho, porque procede também do Filho. Vemos, pois, que as Escrituras declaram expressamente que o Espírito procede do Pai assim como elas claramente ensinam que ele procede do Filho.

Até onde nos são reveladas, as propriedades do Pai são as seguintes: Não é gerado por ninguém nem procede de ninguém; é o Pai do Filho, tendo-o gerado desde a eternidade; o Espírito Santo procede Dele e é o seu Espírito. Assim o Pai é o primeiro em ordem de operação.

As propriedades pessoas do Filho são as seguintes: É o Filho unigênito do Pai desde a eternidade. O Espírito Santo é o Espírito do Filho assim como o é do Pai; é enviado pelo Pai, a quem revela; e assim como o Pai,envia o Espírito e opera mediante ele.

As propriedades pessoas do Espírito Santo são as seguintes: É o Espírito do Pai e do Filho, procedendo deles desde a eternidade; é enviado pelo Pai e pelo Filho, que operam mediante ele.

A opinião aqui expressa concorda com a unidade da essência divina em três Pessoas. Porque se o Pai é a Fonte de divindade, segue-se que se o Filho e o Espírito Santo têm essência e natureza divinas, ou eles a tem dessa fonte ou então são divindades distintas e independentes e, por conseguinte não podem ser a mesma essência com o Pai. Deste modo se desmontaria a unidade da essência divina e teríamos três deuses. Mas ninguém ousaria dizer que eles têm a natureza e a essência divinas independentes do Pai, que os teólogos chamam a fonte da divindade, pois é claro que eles as têm do Pai. Só assim é que eles podem ser da mesma substância, poder e eternidade com o Pai.

A fé apostólica concernente ao Espírito foi professada pelo segundo Concílio Ecumênico em 381 em Constantinopla: "Nós cremos no Espírito Santo, que é o Senhor e que dá a vida; Ele procede do Pai" (DS 150). A Igreja assim reconhecia o Pai como "fonte e origem de toda a divindade" (Cf Toledo VI em 638; DS 490). A origem eterna do Espírito Santo não existe, entretanto, sem ligação com a do Filho: "O Espírito Santo, que é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é Deus, uno e semelhante ao Pai e ao Filho, da mesma substância e da mesma natureza (...). Isso não significa, entretanto, que seja apenas o Espírito do Pai; é ao mesmo tempo o Espírito do Pai e do Filho" (Cc. Toledo XI em 675; DS 527). 0 Credo do Concílio de Constantinopla da Igreja professa: "Com o Pai e com o Filho, Ele recebe a mesma adoração e a mesma glória" (DS 150).

246

A tradição latina do Credo também professa que o Espírito procede do Pai e do Filho (filioque)". O Concílio de Florença em 1438 explicita: "O Espírito Santo conserva sua essência e seu ser, ao mesmo tempo provenientes do Pai e do Filho, e Ele mesmo procede de Um como de Outro, de um só Princípio e por uma só expiração... E, pelo fato de que tudo que está no Pai, o próprio Pai o concedeu a seu Filho único ao gerá-lO, com exceção de sua natureza de Pai, a procedência do Espírito Santo a partir do Filho é eternamente mantida pelo Pai que o gerou eternamente" (DS 1300 - 1301) .

247

A afirmação de filioque não figurava no Símbolo de Constantinopla em 381. Mas, segundo uma antiga tradição latina e alexandrina já estava reafirmada dogmaticamente pelo Papa são Leão em 447 (DS 1331) , antes mesmo que Roma conhecesse e recebesse em 451, no Concílio de Calcedônia, o Símbolo 381. O uso dessa fórmula no Credo foi pouco a pouco admitida na liturgia latina (entre o século VIII e o século XI). A introdução de filioque no Símbolo de Nicéia-Constantinopla pela liturgia latina, entretanto, hoje ainda suscita debates com as Igrejas Ortodoxas.

248

A tradição oriental expressa, antes de tudo, o caráter de origem primeira do Pai em relação ao Espírito. Confessa o Espírito como "saído do Pai" (Jo 15,26); afirma que Ele é proveniente do Pai e o Filho (Cf AG 2). Já a tradição ocidental expressa antes a comunhão substancial entre o Pai e o Filho, dizendo que o Espírito procede do Pai e do Filho (filioque). E o faz de "maneira legítima e razoável" (Cc. FIorença em 1439; DS 1302). Pois a ordem eterna das pessoas divinas em sua comunhão substancial implica o fato de que o Pai seja a origem primeira do Espírito, enquanto "princípio sem princípio" (DS 1331); mas também, enquanto Pai do Filho Único, seja com Ele "o único princípio de onde procede o Espírito Santo" (Cc Lyon II em 1274; DS 850) .

Essa legítima complementariedade, se não for radicalizada, também não afetará a identidade da fé no cerne do mistério professado.

Santo Atanásio nos ensina que: "Há um só Pai, um só Filho, um só Espírito Santo. E nesta Trindade não há um anterior e um posterior, nenhum maior e nenhum menor, mas todas as pessoas são igualmente eternas e igualmente perfeitas. E por isso honramos a unidade na Trindade e na Trindade a unidade."

"Pode-se dizer que Deus na sua vida íntima "é Amor" que se personifica no Espírito Santo, Espírito do Pai e do Filho. O Espírito também é chamado Dom.

Santo Agostinho diz: "O Espírito Santo procede do Pai, fonte primeira, e, pelo Seu dom eterno ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão"

Na Amizade e na Oração (Eu, o prisioneiro de Cristo por amor de Vós. Ef 3,1)

• Do Criador, Deus, portanto o Espírito Santo [Espírito de grande evolução espiritual] é nosso irmão assim como Jesus o é.

• Olá!

*Alguns textos mostram inequivocamente que o 'Espírito Santo' é parte integrante de Deus, o Pai celestial de Jesus, que o distribui conforme Lhe aprouve.

*Lucas 11:13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

*Atos 5:30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; 31 sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados. 32 E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

*Atos 10:7 E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. 8 E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós;

*1 Tess. 4:7 Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. 8 Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo.

Deus ungiu a Jesus com Seu 'Espírito Santo' e Jesus por sua vez o forneceu aos discípulos conforme João 20:22 "E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." Enfim, pessoas de Deus compartilharam do 'Espírito' que Deus dá (2 Reis 2:9,15; Atos 8:14-20)

Agora, percebe que ao cruzarmos os testemunhos nos evangélhos o 'Espírito Santo' é de Deus? Veja:

*Lc 3:22 e o ESPÍRITO SANTO desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.

*Mt 3:16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO SANTO DE DEUS descendo como uma pomba e vindo sobre ele;17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Abraço

• Boa noite, meu irmão.

Sua erudição às vezes me estonteia e às vezes me espicaça.

Como você é meu amigo, e dileto amigo, não vamos entrar em atrito por questões de interpretação.

Basta saber que o Espírito Santo (para min Espírito de Verdade) existe e independe das discussões sobre pai e filho.

Deus, dele procede o Espírito, que para mim é de Verdade e para você é Santo.

Muito embora as duas concepções signifiquem, fundamentalmente, a mesma coisa.

Tenha uma ótima noite com muita paz

Seu amigo

Leo

• As três Pessoas da Santíssima Trindade são uma Unidade Misteriosa. Assim se dá o nome de Mistério da Santíssima Trindade. São tres pessoas distintas. Mas são a mesma pessoa. Como se vc acendesse tres fósforos e os ligasse. Eles tornam-se uma só chama. Assim é a Trindade.

• O Espírito Santo está em toda parte. Se vc não for capaz de ver Deus dentro do assassino de seu filho, então ainda não atingiu a iluminação.

• Disse o apóstolo João:"Eu,na verdade,vos batizo com água,mas virá aquele que vos batizará com o Espírito Santo"Ele se referia ao Cristo,Quanto a controérsia,ela nunca existirá,pois os Três são Um.

• O espírito santo procede só do pai. O pai é Deus e ele é que criou os espíritos, e até Jesus.

Sign In or Register to comment.