por favor me respondam, qual o problema em comprar moto por NP?

é que alguns colegas meus sempre falam que tem gente que compra por np e tal. eu não sei como isso funciona. dizem que é tipo sujar o nome com uma compra grande, n sei. teve uns colegas meus que compraram a moto deles por NP, pois estavam precisando mesmo da moto para trabalhar e me disseram que não dá nada se formos parados numa blitz. eu só quero saber qual é o rolo disso tudo, vocês tem alguma idéia do que seja isso? dou 5 estrelas e 10 pontos.

Comments

• É um bom sistema para voce ter a moto por um periodo ate dois anos para poder levantar dinheiro para comprar uma da forma correta o vendedor ou laranja como é conhecido na giria financia a moto e nao paga ai voce compra e roda ate dar busca e apreensao ai quando cair numa blitz da policia fica sem a moto mais da para trabalhar na faixa de 2 anos com ela sem problemas/

• Como a moto tá no nome de outra pessoa, não vai dar problema pra vc, mas o dia que te pegarem vc perde ela, e a grana que vc pagou pra quem te vendeu a NP.

funciona assim: Um maluco financia a moto e paga uma ou duas parcelas, daí vende pra vc por, digamos, 1000,00. Daí vc fica usando ela sem pagar mais nada, nem imposto, nem prestação. Então um belo dia te param numa blitz, daí pode ser que apreendam a moto se já estiver em busca e apreensão e fica por isso.

NP > no jargão dos malucos é NÃO PAGA

• Para o comprador não há problema algum. O problema é achar um vendedor que tope fazer isso.

De uma forma ou de outra ninguem vai fazer uma NP (Nota Promissória) para pagamento a prazo usando o mesmo valor da venda a vista. Vai rolar juros. Como o risco de calote é maior e um vendedor avulso não dispõe dos sistemas de cobrança dos bancos, o normal é que se cobre juros mais altos. Mas isso não é verdade 100% do tempo.

Se você deixa de pagar uma prestação de financiamento obtido junto a um banco, o banco manda para cartório, protesto, SPC/SERASA automaticamente. Ele faz isso milhares de vezes por mês e tem uma equipe só para isso, com empresas de cobrança, advogados, convênios com cartórios e SPC/SERASA que diminuem muito o custo por operação cobrada.

Se você faz uma compra a um vendedor avulso usando NP, cabe a ele arcar com todos esses custos em caso de inadimplência. Obviamente, esse custo vai ser mais alto para esse vendedor avulso.

Mas ... se ele topar .. tá valendo. Afinal, isso é problema do vendedor e não do comprador.

Você como comprador só deve se preocupar com as mesmas coisas que se preocuparia caso fizesse um financiamento normal :

1 - Não pagar juros muito altos

2 - Manter os pagamentos em dia

Um problema que pode advir é se vendedor repassar a NP para outra pessoa. Isso acontece quando a venda a prazo é muito longo e o vendedor precisa da grana mais cedo. Ele vende a NP dando um desconto para o comprador da NP que passa a ser o credor.

Sign In or Register to comment.