posso usar o dissipador e cooler do cpu da placa mãe na placa de vídeo?

Gostaria de saber se posso usar o dissipador e cooler do cpu da placa mãe na placa de vídeo, será que refrigera mais? tenho uma GeForce 8500gt 512MB e quero fazer um overclock e gostaria de usar o dissipador e cooler de um processador de pc, dá certo? qual a temperatura maxima o GPU da placa de video aguenta?

Update:

a temperatura de minha placa está em 60ºC

Comments

  • A temperatura máxima especificada pela Nvidia é de 105C. Essa é a temperatura máxima de operação tabelada. Provável que seja a partir dessa temperatura máxima que os fabricantes de placas de vídeo dimensionam seu projeto de refrigeração para os chips da Nvidia. Qualquer engenheiro sabe que se a temperatura máxima tabelada é de 105C isso é um indicativo que o chip foi testado com valores muito acima disso. Essa temperatura máxima deve ser a mais segura visando estabilidade e durabilidade. Caso contrário não estaria tabelada pela própria Nvidia. Se não me engano o limite superior de temperatura da série HD48xx é ainda maior que 105C.

    Quanto a colocar um cooler de um processador de pc , NÃO FAÇA ISSO.

    Já fiz isso e el não consegui refrigerar minha placa de video que queimou!! Existem vários coolers próprios para placas de video.

  • Saudações...

    Olha o teu PC já está trabalhando bem quente... Primeiro você deve diminuir essa temperatura antes de iniciar um overclock, seja na VGA ou no CPU... Quanto mais baixa a temperatura dos transístores, melhor o sistema vai rodar... Não é bom deixar os transístores trabalhar no limite, é bom que a temperatura não ultrapasse os 70 graus; 60 graus já é preocupante...

    Você não diz qual o teu sistema de hardware, mas imagino que seja Intel...

    Para refrigerar de verdade você vai precisar de entradas frontal e lateral de ar, e uma boa saída traseira... Talvez isso implique em adquirir um novo gabinete...

    E quanto ao dissipador, não há necessidade... Só fazer uso de todas as ventoinhas possíveis no gabinete... E na VGA, se possível, colocar uma ventoinha especial para VGAs...

    Add msn: [email protected]

    Abraço...

  • Piripaco,

    Meu conselho é (Não fazer overclock). Você ganha em performance (algumas vezes) e perde em vida útil de seu CPU.

    Quanto ao uso de coolers, se encaixarem normalmente e tiveres certeza que vai realmente dissipar calor da placa de vídeo. Maravilha. Elas costumam esquentar muito mesmo e corres o risco de danificar se a temperatura ultrapassar a tolerancia ou ficar proxima dela por muito tempo.

Sign In or Register to comment.