O que eu poderia ter feito diferente?

Trabalho há 15 anos na mesma empresa. Meu superior imediato na empresa, um veterano mais velho que eu, durante a maior parte destes anos foi o meu chefe, até ele se aposentar. Eu sempre o tive em alta conta, sempre o considerei um amigo e um homem honrado. Ele era extremamente solícito e respeitoso com seus subordinados, estava sempre disposto a ajudar quem precisasse, tinha uma família linda com esposa e dois filhos, aos quais era extremamente devoto.

Algum tempo depois de conhecê-lo, quase duas décadas atrás, soube que ele era ateu. Ele não fazia absolutamente nenhum alarde de sua descrença. Somente pessoas que tocavam diretamente no assunto com ele poderiam saber que ele não acreditava em Deus. Ele sempre respeitou a crença alheia e nunca criticou ninguém por crer.

Tentando agir da maneira mais correta possível e, justamente por estimá-lo tanto, jejuei e orei pela sua conversão. Também procurava, ao longo de nosso convívio, demonstrar como sou feliz por ter nascido de novo.

Além de tudo isso, surgindo a oportunidade, tentei abordar assuntos espirituais, tais como salvação. Ele manteve-se bem tranquilo e sereno, respondendo mais ou menos assim: "Eu respeito profundamente suas crenças e estimo muito a nossa amizade. Jamais tentaria fazer com que um crente deixasse suas convicções. Não me incomoda o fato de muitas pessoas acreditarem em Deus. Então, da mesma forma que eu não tentaria desconvertê-la, peço que você respeite igualmente a minha descrença e não tente me converter. Não vejo motivos para conversar sobre Deus, assim como não discutiria a crença em Papai Noel." Assim, ele não deu nenhuma abertura para que eu conseguisse abordar diretamente o assunto, por mais sutil que fosse. Restou-me orar e dar bom exemplo.

Ele faleceu recentemente e soube pela sua esposa que ele nunca aceitou Jesus. Seus filhos, agora já adultos, nunca foram apresentados ao evangelho ou tiveram educação cristã.

Confesso que o fato dele ser ótima pessoa, em vários aspectos de suas vida, tão íntegro e honrado, além de bom amigo, muito melhor que muitas outras pessoas que eu conheço e que se dizem cristãs, chegou a fazer até com que eu repensasse minha fé. Se ele conseguia tudo isso sem crer, talvez fosse melhor eu também não crer. Por incrível que pareça, o bom exemplo dele estava me influenciando um pouco, porém às avessas. Mas me mantive firme em minha fé.

Sei que boas obras não garantem a salvação de ninguém que não aceitou Jesus, mas questiono: O meu amigo agora está amargando o inferno? Claro que não podemos compreender completamente Deus mas, na minha visão humana limitada, isso me parece tão injusto. Conheço criminosos que se arrependeram e se tornaram cristãos. Estes serão salvos? E o meu amigo que nunca cometeu crimes?

Outra dúvida: O que eu poderia ter feito a mais para convertê-lo? Não poderia forçá-lo a ouvir o Evangelho. Orei muito, mostrei como minha vida é abençoada ao longo de todos esses anos de convívio, mas não logrei êxito. Será que ele era completamente insensível à intervenção do Espírito Santo de forma que não adiantaria nada que eu fizesse?

Um de seus filhos trabalha agora na mesma empresa. É correto que eu o apresente ao Evangelho? Não seria isso um desrespeito à vontade de seu falecido pai, que deixou claro que considera que os crentes não devem tentar converter descrentes e vice-versa?

Comments

• "O cara só é sinceramente ateu enquanto está muito bem de saúde." ( Millôr Fernandes)

Muita paz, muita luz, muito amor!

• Deus é amor, paz e justiça, Ele nao é injusto com ninguem... o bom homem, que ja é falecido, recusou a ouvir o Evangelho, foi escolha dele, mas toda escolha tem as suas consequencias, seja elas boas ou más; creio que ao decorrer de sua caminhada na terra, ele ja tivesse tido oportunidade de ouvir sobre o Evangelho, mas com suas experiencias vividas pode ter mudado sua visao diante das boas novas; em relaçao aos filhos , eles que decidem seguir o exemplo do pai , eles que escolhem o propio caminho, seja com Deus ou sem Deus, para que isso ocorra, eles devem saber as sugestoes ou seja, devem saber quem é Jesus :)

• Olá.

Você fez a sua parte, levou a PALAVRA a ele, E MOSTROU QUE FEZ TOTAL DIFERENÇA EM SUA VIDA.

Se ele aceitou ou não, esse TRABALHO NÃO É MAIS SEU.

O Espírito Santo, somente esse que convence, pode ter até batido a porta do coração dele, mas se o mesmo não abrir, O ESPÍRITO DE DEUS NÃO INVADIRÁ.

SE ELE FOI SALVO OU NÃO?

Quando a Bíblia, diz QUE OS PRIMEIROS SERÃO OS ULTIMOS, E OS ULTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS (Mateus 20 : 1-16), QUER DIZER QUE AQUELE QUE NEGOU CRISTO A VIDA TODA, MAS, EM SEU ULTIMO FOLEGO DE VIDA, O RECEBEU, ESSE, TERÁ A MESMA SALVAÇÃO COMO AQUELE DESDE QUE PEQUENINO TEVE CRISTO POR TODA SUA VIDA.

Muitos não recebem a salvação, porque a rejeitam e desacreditam.

Paz, e fique firme na sua fé em CRISTO JESUS.

• O inferno não existe para mim, que sou semi-Ateu. Posso me resumir sendo pagã, mas devo te diser que aqueles que vão pro inferno não vão porque tinham ou não religião. Eles vão porque não foram humanos. A sua atitude de forçar a religião ao seu amigo foi errada, e isso deve-lhe doer a alma. Conheço varios segidores de satanás que são melhores que muitos que se disem cristãos. O importante não é a religião, e sim a atitude em vida.

Sign In or Register to comment.