Meu caro , o avião não foi uma criação ou invenção que possa ser creditada a uma só pessoa. nenhum deles partiu do zero , e eureka, construíram o avião. Vários , deram sua contribuição e os Wrigth , assim como Santos Dumont atingiram o ápice.
Como é de praxe , os Estados Unidos reconhecem como inventor , aquele que patenteia o invento , daí a considerarem os Wrigth como inventores do avião. O que interessa no caso é a contribuição que todos deram para se chegar a este que é hoje o meio de transporte mais rápido ,confortável e seguro do qual dispomos , o resto é passionalismo nacionalista vulgar.
Quando do vôo de Santos-Dumont, os Wrights ainda mantinham segredo sobre seus inventos, e o brasileiro foi aclamado no mundo inteiro como o inventor do avião. Mas a primazia foi rapidamente transferida para os EUA quando Wilbur e Orville fizeram as primeiras demonstrações públicas na Europa, em 1908, voando dezenas de quilômetros, e os europeus mal completavam vôos de um quilômetro. Embora não tenha homologado os vôos de 1903, a Federação Aeronáutica Internacional hoje reconhece os irmãos Wrights como os primeiros aviadores. (Aliás, como poderia a FAI, fundada na França em 1905, legitimar um vôo de 1903, mesmo que fosse mais que comprovado?)
Evidentemente, o avião não terminou de ser inventado em 1903. Um processo de longos anos levou às configurações modernas da máquina voadora. A configuração "canard", com leme à frente, foi adotada tanto no Flyer quanto no 14-Bis, mas logo rejeitada. Os "ailerons", pequenas partes móveis que servem como miniasas para controlar o movimento no ar, foram introduzidos só com
Santos-Dumont, mas estavam ausentes no Flyer. Em vez disso, os irmãos adotaram um desenho de encurvamento das asas ("wing warping") para alterar o curso da aeronave, num desenho reconhecidamente bem menos eficiente.
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Meu caro , o avião não foi uma criação ou invenção que possa ser creditada a uma só pessoa. nenhum deles partiu do zero , e eureka, construíram o avião. Vários , deram sua contribuição e os Wrigth , assim como Santos Dumont atingiram o ápice.
Como é de praxe , os Estados Unidos reconhecem como inventor , aquele que patenteia o invento , daí a considerarem os Wrigth como inventores do avião. O que interessa no caso é a contribuição que todos deram para se chegar a este que é hoje o meio de transporte mais rápido ,confortável e seguro do qual dispomos , o resto é passionalismo nacionalista vulgar.
EUA quer ter tudo pra eles. O verdadeiro inventor do avião chama-se Albert Santos Dumont
Segundo EUA foram os Irmãos, mas como não registrou, então ficou com o Brasileiro.
Avião foi inventado por Alberto Santos Dumont, sem ressalvas. O irmão Wright inventaram o planador.
Não tem perdão. Enquanto os Estados Unidos forem o paÃs dominante, a invenção do avião vai ser atribuÃda aos Irmãos Wright e fim de papo. Não adianta argumentar que foi com catapulta, que não teve testemunhas (eles já pensavam na questão da patente, no quanto iria render o invento, etc), isso ou aquilo. A Santos-Dumont resta o reconhecimento do Brasil; um pouco da França e de Portugal, também.
há uma grnde controversia a este respeito, depende do que se considera voar. voar é ser arremessado por uma catapulta como os irmãos wright fizeram ou se manter no ar com um aparelho mais pesado que o ar com santos dummont fez? eu prefiro a segunda opção que seria a mais lógica.
Os Irmãos Wright são creditados como os responsáveis pelo primeiro vôo num avião, na maior parte do mundo, incluindo os Estados Unidos. O primeiro vôo dos irmãos foi realizado em 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk. CrÃticos dos irmãos afirmam que este vôo não teve testemunhas credÃveis (quatro salva vidas e um garoto), dado o isolamento com que haviam sido feitos os testes. Outro fato mencionado é o uso de uma catapulta, para a decolagem da aeronave criada pelos irmãos, o Flyer. Porém, outros especialistas alegam que o importante em um avião é a capacidade de vôo, e que o uso da catapulta não é importante - alegando que caças militares em porta-aviões também fazem uso de catapultas, e mesmo assim, não deixam de ser aviões por causa disso. O que se ignora é o fato de que estes últimos podem decolar de pistas convencionais usando a catapulta apenas para reduzir o comprimento da pista utilizada, além de manterem-se voando após catapultados, enquanto que o aparelho dos Irmãos Wright foi forçado a pousar após alguns segundos de vôo.
Vários especialistas dão a Alberto Santos Dumont o crédito de ter sido a primeira pessoa a realizar um vôo numa aeronave mais pesada do que o ar por meios próprios, dado que o Kitty Hawk dos irmãos Wright só deixou de necessitar definitivamente do uso da catapulta em 1908. O vôo de Santos Dumont foi realizado no 14-Bis, em Paris, França. O vôo não somente foi bem testemunhado por locais e pela imprensa, como foi verificado por vários aviadores e autoridades. Porém, Santos Dumont é creditado como a primeira pessoa a realizar um vôo em um avião apenas no Brasil, e, em menor escala, na França e em Portugal, sendo isto matéria de debate até hoje.
Quando do vôo de Santos-Dumont, os Wrights ainda mantinham segredo sobre seus inventos, e o brasileiro foi aclamado no mundo inteiro como o inventor do avião. Mas a primazia foi rapidamente transferida para os EUA quando Wilbur e Orville fizeram as primeiras demonstrações públicas na Europa, em 1908, voando dezenas de quilômetros, e os europeus mal completavam vôos de um quilômetro. Embora não tenha homologado os vôos de 1903, a Federação Aeronáutica Internacional hoje reconhece os irmãos Wrights como os primeiros aviadores. (Aliás, como poderia a FAI, fundada na França em 1905, legitimar um vôo de 1903, mesmo que fosse mais que comprovado?)
Evidentemente, o avião não terminou de ser inventado em 1903. Um processo de longos anos levou às configurações modernas da máquina voadora. A configuração "canard", com leme à frente, foi adotada tanto no Flyer quanto no 14-Bis, mas logo rejeitada. Os "ailerons", pequenas partes móveis que servem como miniasas para controlar o movimento no ar, foram introduzidos só com
Santos-Dumont, mas estavam ausentes no Flyer. Em vez disso, os irmãos adotaram um desenho de encurvamento das asas ("wing warping") para alterar o curso da aeronave, num desenho reconhecidamente bem menos eficiente.
Renegar a importância dos irmãos Wrights na aviação é como questionar o papel de Santos-Dumont na divulgação do vôo (tanto de dirigÃveis como de aviões). Com o centenário da primeira decolagem motorizada do Flyer daqui a três dias, já é mais do que hora de parar de tratar a dupla de Dayton como farsantes que apenas diziam ter voado antes do inventor brasileiro.
Para o Brasil é o Santos Dumont, mas para a visão mundial são os irmãos Wrights.