Alguém sabe como fazer um bom texto dissertativo? Ou conhece algum site que fale sobre isso?

Estou muito mal no colégio em redação por causa da dissertação... gostaria muito de melhorar! por favor me ajudem !!!

Obrigado.

Comments

  • Dê uma olhada nestes sites!

  • Vamos aos detalhes:

    Primeiro: você está atualizado sobre o tema que escolheu? Para defender o que você quer argumentar, você precisa conhecer sobre o que está falando. Cuidado para não falar bobagens. Um exemplo: falar sobre o sistema solar e não saber que Plutão, atualmente, não é considerado participante do sistema solar.

    Segundo: normas da língua portuguesa. Não precisa escrever palavras complicadas, mas você precisa escrever bem, sem erros ortográficos (erros em acentuações, por exemplo) e gramaticais (concordância verbal, singular e plural, etc.).

    Terceiro: organização de informações. Inicie seu texto com a exposição do problema (uma introdução) no primeiro parágrafo. Não dê opiniões no primeiro parágrafo. Do segundo parágrafo em diante, descreva a situação do problema e dê suas opiniões. Mais: sugira soluções. No último parágrafo, faça uma conclusão e use frases de reflexão.

    Quarto: nunca diga "eu". Então não existe "eu penso" ou "eu acho" num texto. Caso seja extremamente necessário, use o "nós". Exemplo: "Nós não podemos aceitar esse descaso com a natureza!" é bem melhor que "Não posso aceitar esse descaso com a natureza!".

    Essas dicas facilitam a criação de bons textos informativos, notícias jornalísticas e redações.

Sign In or Register to comment.