Por que fundadamentalistas religiosos se opõe à Teotia da Evolução?

Porque a fé deles é tão frágil que desmoronaria se qualquer passagem da Bíblia não fosse literalmente interpretada.

ou

A aceitação da T.E. traria questões teológicas difíceis de lidar.

Comments

• Xan querido.....Como é que você quer que pessoas que acreditam que se não obedecerem a deus vão para o inferno, acreditem em algo mais lógico. Impossível?????

Eles acreditam que deus criou Adão e Eva, na Arca de Noé, no cara que foi engolido por uma baleia e saiu de lá vivo ( coitada da baleia), na destruição de Sodoma e Gomorra, na mulher que foi transformada numa estátua de sal etc..etc..etc... Mas não acredita em algo mais lógico que é a teoria de Darwin.

É infinitamente mais simples aceitar que deus criou tudo, do que sentar estudar, colocar a massa encefálica para pensar, pesquisar, aprender, reconhecer e aceitar algo lógico.

Costumo dizer que são cérebros acomodados, os profissionais da religião interpretam, mastigam, enganam e passam este suposto ensinamento que automaticamente é aceito e venerado como as mais puras das verdades.

Estas pessoas crédulas são do tipo que sentam na frente de um computador para fazer um trabalho escolar, abrem o Google, digitam sua pesquisa e simplesmente imprimem e entregam para os professores, sem nem se dar ao trabalho de olhar se lá existe:-

Erros de português.

Se a pesquisa é completa e se aquela fonte é confiável ou não.

Como se tudo que por aqui passasse fosse da mais absoluta confiança, estas pessoas são crédulas, mas também são acomodadas.

Eu poderia dizer que são verdadeiras antas, mas desta maneira estaria ofendendo as antas ( coitadas das antas)

Beijos no seu coração

• Caro Xan; sou protestante e aceito sim, a teoria da evolução. O problema da não aceitação da T.E. por parte dos religiosos, está na seguinte questão: Suponhamos que todas as vertentes religiosas aceitassem a teoria da evolução em detrimento à existência de um Deus dotado de infinito podêr, que através dos tempos envia profetas entre os homens para pregar sua onipotência e sua ira ante os pecados dos mortais. Como é que as religiões iriam VENDER a salvação? Entendeu? Agora, existem pessoas que teimam em perguntar o porquê da ciência não ter recriado a evolução em laboratórios. Se esses caras tiverem um pouquinho de paciência, dentro de mais ou menos quinze milhões de anos, poderão ver os resultados.

• Porque acham que aceitar a TE é diminuir a divindade. Acham que um deus que não saiba fazer mágicas a la Davi de Copperfield não é um bom deus.

Noção equivocada sobre o Criador do universo. Visão antropomórfica é phoda

• O problema é que muitos teólogos insistem em seguir um livro que foi escrito há 2000 anos por pessoas, bem intencionadas acredito, mas com o conhecimento de há 2000 anos atrás, que eles próprios não sabiam interpretar.

Lembremo-nos de que quando a América do Sul foi descoberta, os habitantes locais (erroneamente chamados de indios, porque os descobridores pensavam que tinham encontrado a ìndia, ignorando que havia outro continente no meio) confundiram os colonizadores com deuses (e isso foi a desgraça deles, mas faz parte doutra história). Talvez os acontecimentos de há 2000 anos atrás tivessem tido a mesma interpretação. O problema é que nem mesmo os cientistas têm conseguido decifrar a Bíblia e encontrado uma ponte entre a teosofia e a ciência.

• Porque seguem a Bíblia ao pé da letra.

Eu acredito na evolução e na Bíblia e não vejo incompatibilidades.

Para mim a narrativa de Genesis foi a forma encontrada para explicar que Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Não deve ser encarada como um relato científico, porque a Bíblia não tem esse objetivo.

A Bíblia tem como objetivo trazer a palavra de Deus, mostrar o caminho da salvação e que Ele é o criador de todas as coisas.

Um abraço e fique com Deus.

• Os fundamentalistas estão restritos a letra... ao escrito para uma mentalidade de um tempo remoto, e como essas mentalidades ainda existem na terra, que na realidade não vive o mesmo TEMPO cultural, segue tendo seus "clientes" que precisam de leite. Isso é necessário pois não estão preparados para comer carne. Quanto a problemas teológicos em lidar com o desconhecido, existe em todas as religiões os pensadores que se tornam doutores da igreja ou como no caso muçulmano Sufis (uma vertente esotérica). A religião é a vivencia contemporânea (a realidade em que se vive) com a verificação (pratica diária), cada "momento cultural" de uma pessoa tem a sua ferramenta e as melhores, aceitam que existam outras para os iniciantes ou apenas "curiosos".

• Xan, o método científico é epistemológico, e a T.E. não vai se tornar uma tese científica, por não poder ser comprovada epistemologicamente, ficando apenas no campo das idéias. Teoria por teoria caem ao serem substituídas por outras, e algumas morrem por si mesmas.

Eu respeito quem crê na evolução, quem argumenta, quem lê, quem busca conhecimento científico, quem tem convicções. Mas eu também tenho as minhas e tenho minhas bases para elas.

• Porque essa teoria vai de encontro com alguns mitos fundantes da religião como por exemplo o mito de adão e eva.Se a t.e fosse levada em conta por eles a religião iria dar o braço a torcer a ciência e se isso acontecesse a contra reforma não faria sentido algum.

• Porque acreditam piamente na Biblia , e não buscam a razão .Ora se Caim matou Abel , ele foi o primeiro anjo caido . Não Adão porque comeu uma simples maça.Qdo Caim fugiu casou com quem .UMA macaca.Taí a origem da evolução.Especie dominante no planeta terra Macacos.

• muito simples se forem a favor vão deixar de acreditar naquilo que pregam, para eles deus criou o mundo e o universo.

mas sinto lhe informar que algumas religioes como o kardecismo aceita a teoria da evolução e mesmo assim são cristãos.

o grande problema dessas pessoas é a fé cega eles não avaliam, não se perguntam porque, até onde um ser no seclo 21 pode acreditar em mitos.

a fé cega move muitas pessoas e é o que faz muitas pessoas se aproveitarem de algumas religioes explorando pessoas em beneficio prorprio, o que não é da religiao é da pessoa.

temos que considerar que a religiao e a ciencia sofreram grandes batalhas principalmente na epoca da inquisição que a igreja queria ganhar dinheiro e prender as pessoas as suas religião proibiram a ciencia.

Sign In or Register to comment.