O que Buda quis dizer nessa frase?

“Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada.” ?

Comments

  • Saudações!

    Você pode compartilhar sua luz e sabedoria com muitas pessoas, e nem por isso a sua luz ficará menos cintilante. Compartilhar seu amor com os outros não irá deixa-lo cansado ou triste. Se você souber ser moderado e compassivo, perceberá que ajudar os outros não faz sua felicidade diminuir, pelo contrário, ela aumenta.

    Porque, no Budismo, para estarmos em paz devemos enxergar a efemeridade das coisas e, assim não nos agarrarmos a elas. Uma das melhores formas de fazer isso é doar, oferecer não só coisas materiais mas o nosso tempo e nosso conhecimento - ao qual não devemos nos apegar também.

    Por meio disso podemos aprender, aos poucos, a como ser pássaros que não se fixam em uma árvore: mas que reconhecem que todas as árvores apodrecem e que, portanto, não adianta se apegar a algo e falar que aquilo é sua propriedade. Nada é eterno então, não se apegue e seja livre. Todos nós estamos aqui apenas de passagem.

    Ser compassivo e bondoso aos outros é uma boa forma de se tornar um pássaro. Voar por todas as árvores ajudando aos outros quando você puder não lhe deixará cansado: pelo contrário, lhe deixará mais leve, livre, feliz, em paz.

    Paz a sua mente ^-^

  • Eu demorei alguns minutos pra decifrar esse "enigma", bom pelo menos pra mim é, e é por isso que adoro a filosofia, esses quebra cabeças nos fazem pensar muito...

    Mas voltando ao assunto, eu acho que ele fez uma simbologia que a vela seria a vida, ela pode acender várias velas (vidas) com a felicidade, é um ato de dar e receber, quando uma vela ascende a outra você acaba compartilhando a felicidade, um elo entre várias pessoas, com a felicidade não muda, ela pode se espalhar se você quiser, basta querer doar-se.

  • quis dizer se vc ajudar e compartilhar sua felicidade, bondade vc continuarar com felicidade, bondade.

  • q uma pessoa pode fazer outras felizes sem perder sua felicidade

  • Que todo mundo pode compartilha felicidade ela não se encurtará porque vc dividiu.

  • não se pode ser egoista, tem que saber dividir as coisas principalmente as que nao tem valor material e sim sentimental, ou até mesmo que um sabio nunca guarda sua sabedoria para si e sim passa a outros. bela frase

  • Muito boa a frase, quer dizer que você compartilhar sua felicidade, buscar dividir suas alegrias com os outros não vai diminuir sua quota de felicidade.

  • Ele quis dizer que você deve sair da ***** do PC e ir fazer algo decente. O buda sempre prezou que as pessoas tirassem a bunda da cadeira e fossem caminhar. Já disse ele: "A geração de hoje so tem o rabo na cadeira, essas bixas tem que ir fazer algo decente pra humanidade ao invés de ir em sites de resposta perguntar inutilidades". Por outro lado, Gandhi disse que responder perguntas imbecis purifica a alma: "Rail firer, dê luz a essas putas"

Sign In or Register to comment.