gente não estou conseguindo achar As leis absolutistas !!! mee ajudem?

não sei se leus absolutista e o mesmoq ue abolicionista porque eu pesso pra achar as leis absolutistas e não consigo , e isso e trabalho de dp da escola pra amanha de manha . me ajudem a procurar! obrigada

Comments

• Preparado desde criança por Mazzarino para exercer o poder, Luís XIV sintetizou suas idéias absolutistas numa frase célebre: “L’État c’est moi” (O Estado sou eu.)

Em condições de acentuado conflito, o Estado precisava de um forte aparelho burocrático para governar. O rei delegava o poder a ministros ou o exercia pessoalmente, apoiado nos ministros e nos Conselhos de Estado, corpo de assessores que apenas preparava suas decisões finais. Assim, o rei baixava leis, organizava a justiça, arrendava a cobrança dos impostos, mantinha exércitos, nomeava funcionários, tudo em nome do Estado que representava.

O esquema burocrático-administrativo, mola mestra do poder, também o limitava. A forma de recrutamento de funcionários dava-lhes alto grau de independência, pois recebiam os cargos hereditariamente ou os compravam. A autonomia obrigava o rei a criar sempre novos cargos para tentar dominar a burocracia e, ao mesmo tempo, aumentar as rendas do Estado. Havia outras limitações ao exercício pleno do poder real: a permanência de privilégios nas cidades e nas corporações; a grande extensão do país; as dificuldades de comunicação e o pequeno número de funcionários; a permanência de leis costumeiras, leis fundamentais do reino e leis religiosas.

A teoria do poder absoluto apresentava o rei como representante de Deus na Terra, defensor da Igreja a e da pátria, protetor das artes, legislador e representante do Estado, cujos interesses estavam acima dos interesses particulares.

Nicolau Maquiavel, primeiro teórico do poder real, dizia na obra O Príncipe que o rei tinha de ser racional na busca do interesse do Estado, mesmo no uso da violência. Jean Bodin, em A República, afirmava que a autoridade do rei se assemelhava à do pai: era por isso ilimitada. Thomas Hobbes, em Leviatã, considerava que a sociedade inicialmente tinha vivido em anarquia e que os indivíduos formaram o Estado civil para se proteger da violência; daí teria resultado o poder ilimitado do Estado, fruto do consentimento espontâneo dos súditos, que por isso assumia as proporções de um verdadeiro monstro. O teórico mais importante do poder absoluto foi o abade Jacques Bossuet, autor de Política Extraída da Sagrada Escritura. Para ele a autoridade do rei é sagrada porque emana de Deus e discutir-lhe a legitimidade é sacrilégio.

Para saber mais, dê olhada nestes sites!

• Aqui, se for História do Brasil, referente ao Segundo Reinado, procure por Leis Abolicionistas, agora o Estado Nacional Absoluto que seria o Absolutismo não possuía leis, existe uma parte deste conteúdo que são os pensadores absolutistas, aqueles que defendiam o poder absoluto dos reis. Reveja o tema deste trabalho, tem algo de estranho. Boa Sorte

Sign In or Register to comment.