UMA PERGUNTA PRA QUEM SABE QUÍMICA OU FISICA! VALE 5 ESTRELAS?

QUAL DOS VALORES ABAIXO PODE REPRESENTAR O NÚMERO ATÔMICO DE UM ÁTOMO QUE, NO ESTUDO FUNDAMENTAL, APRESENTA APENAS 2 ELÉTRONS DE VALÊNCIA (ÚLTIMA CAMADA)?

EU SEI QUE A RESPOSTA É 12; MAIS NAÕ SEI PORQUE? ME EXPLIQUEM!

UM ÁTMO TEM NÚMERO DE MASSA(A) 31 E 16 NÊUTRONS(N); QUAL NÚMERO DE ELÉTRONS NO SEU NÍVEL MAIS EXTERNO (ÚLTIMA CAMADA)?

A)2

B)4

C)5

D)3

E)8

ME EXPLIQUEM PORQUE!,,

Comments

• Amigo, você esqueçeu de deixar os valores da primeira questão, mas tentarei explicar mesmo assim:

Não necessáriamente que um átomo com 2 elétrons na camada de valência é o Magnésio. Ele pode ainda ser o Berílio, Cálcio, Estroncio, Bário e Rádio. Para saber isso basta ver em qual família/grupo o átomo se encontra. A tabela periódica está formulada, nos elementos representativos ( 1A, 2A , 3A, 4A,5A,6A,7A E 8A), de acordo com a quantidade de elétrons na camada de valência. Ou seja, um átomo na familía 1A por exemplo, terá um eletrón na camada de valência. [He]1s²2s¹, essa é a fórmula condensada do Lítio, podemos ver que o elétron mais externo é da "camada" 2s¹, logo ele possui apenas 1 elétron na camada de valência.

B)Sabendo que a quantidade de prótons+nêutrons = número de massa, temos que x+16=31

logo x=15. Pronto, o elemento em seu estado fundamental possui 15 prótons e 15 nêutrons. Consultando a tabela periódica vemos que o átomo com 15 prótons é o Fósforo ( P ), como ele está na família 5A, ele possuirá 5 átomos na camada de valência.

Fazendo a distribuição:1s2 2s2 2p6 3s2 3p3, vemos que na última camada (3), há 5 elétrons.

Vale ressaltar que o termo camada está incorreto, porque de acordo com o modelo quântico os elétrons estao em orbitais.

• O Número de Massa de um átomo (m) é o número de PRÓTONS + NEUTRONS de um átomo.

Em um átomo, o número de PRÓTONS é o mesmo que o número de ELÉTRONS.

O número atômico (Z) é a mesma coisa que o número de PRÓTONS DO ÁTOMO.

Ou seja:

m = Z + neutrons.

Se o número de massa do átomo é 31, e o número de neutrons é 16, então:

m = Z + neutrons

31 = Z + 16

31 - 16 = Z

15 = Z

Ou seja, o número atômico, ou número de PRÓTONS/ELÉTRONS do átomo, é 15.

Como sabemos, em cada camada da eletrosfera do átomo, cabe uma certa quantidade de àtomos.

Na camada 1 cabem 2, camada 2 cabem 8, camada 3 cabem 18...

(A fórmula para descobrir a quantidade maxima de eletrons em uma camada se dá por 2C² = numero de elétrons na camada. Onde C é o número da camada)

Então vamos lá,

Se o átomo possui 15 elétrons, como visto anteriormente, vamos distribuir para descobrir quantos têm na camada de valência (última camada):

Camada 1 = 2 elétrons (já foram 2)

Camada 2 = 8 elétrons (já foram 10)

Camada 3 = 5 elétrons (pois só existem 15 elétrons, então não poderão ter 18 elétrons nessa camada, apesar de ser o máximo que ela suporta de elétrons.)

E com isso, temos que a última camada possui 5 elétrons =D

Espero ter dado uma luz XD

Há um jeito mais "certo" de fazer isto, porém engloba teoria de sommerfield, etc. E seria uma outra história, mas com isso, para essa pergunta, já da pra responder XD

Flw!

Sign In or Register to comment.