UMA PERGUNTA PRA QUEM SABE QUÍMICA OU FISICA! VALE 5 ESTRELAS?
QUAL DOS VALORES ABAIXO PODE REPRESENTAR O NÚMERO ATÔMICO DE UM ÁTOMO QUE, NO ESTUDO FUNDAMENTAL, APRESENTA APENAS 2 ELÉTRONS DE VALÊNCIA (ÚLTIMA CAMADA)?
EU SEI QUE A RESPOSTA É 12; MAIS NAÕ SEI PORQUE? ME EXPLIQUEM!
UM ÁTMO TEM NÚMERO DE MASSA(A) 31 E 16 NÊUTRONS(N); QUAL NÚMERO DE ELÉTRONS NO SEU NÍVEL MAIS EXTERNO (ÚLTIMA CAMADA)?
A)2
B)4
C)5
D)3
E)8
ME EXPLIQUEM PORQUE!,,
Comments
Amigo, você esqueçeu de deixar os valores da primeira questão, mas tentarei explicar mesmo assim:
Não necessáriamente que um átomo com 2 elétrons na camada de valência é o Magnésio. Ele pode ainda ser o Berílio, Cálcio, Estroncio, Bário e Rádio. Para saber isso basta ver em qual família/grupo o átomo se encontra. A tabela periódica está formulada, nos elementos representativos ( 1A, 2A , 3A, 4A,5A,6A,7A E 8A), de acordo com a quantidade de elétrons na camada de valência. Ou seja, um átomo na familía 1A por exemplo, terá um eletrón na camada de valência. [He]1s²2s¹, essa é a fórmula condensada do Lítio, podemos ver que o elétron mais externo é da "camada" 2s¹, logo ele possui apenas 1 elétron na camada de valência.
B)Sabendo que a quantidade de prótons+nêutrons = número de massa, temos que x+16=31
logo x=15. Pronto, o elemento em seu estado fundamental possui 15 prótons e 15 nêutrons. Consultando a tabela periódica vemos que o átomo com 15 prótons é o Fósforo ( P ), como ele está na família 5A, ele possuirá 5 átomos na camada de valência.
Fazendo a distribuição:1s2 2s2 2p6 3s2 3p3, vemos que na última camada (3), há 5 elétrons.
Vale ressaltar que o termo camada está incorreto, porque de acordo com o modelo quântico os elétrons estao em orbitais.
O Número de Massa de um átomo (m) é o número de PRÃTONS + NEUTRONS de um átomo.
Em um átomo, o número de PRÃTONS é o mesmo que o número de ELÃTRONS.
O número atômico (Z) é a mesma coisa que o número de PRÃTONS DO ÃTOMO.
Ou seja:
m = Z + neutrons.
Se o número de massa do átomo é 31, e o número de neutrons é 16, então:
m = Z + neutrons
31 = Z + 16
31 - 16 = Z
15 = Z
Ou seja, o número atômico, ou número de PRÃTONS/ELÃTRONS do átomo, é 15.
Como sabemos, em cada camada da eletrosfera do átomo, cabe uma certa quantidade de à tomos.
Na camada 1 cabem 2, camada 2 cabem 8, camada 3 cabem 18...
(A fórmula para descobrir a quantidade maxima de eletrons em uma camada se dá por 2C² = numero de elétrons na camada. Onde C é o número da camada)
Então vamos lá,
Se o átomo possui 15 elétrons, como visto anteriormente, vamos distribuir para descobrir quantos têm na camada de valência (última camada):
Camada 1 = 2 elétrons (já foram 2)
Camada 2 = 8 elétrons (já foram 10)
Camada 3 = 5 elétrons (pois só existem 15 elétrons, então não poderão ter 18 elétrons nessa camada, apesar de ser o máximo que ela suporta de elétrons.)
E com isso, temos que a última camada possui 5 elétrons =D
Espero ter dado uma luz XD
Há um jeito mais "certo" de fazer isto, porém engloba teoria de sommerfield, etc. E seria uma outra história, mas com isso, para essa pergunta, já da pra responder XD
Flw!