A energia eólica pode ser obtida em qualquer região?Na sua cidade,?

seria uma fonte energética alternativa viável?

P.s:Terminei a pergunta aqui,pois não coube a pergunta completa.Obrigado,e,se possível,me ajude :) Sou só uma pirralha de 11 anos querendo ajuda...

Comments

  • Não em qualquer lugar, menina. Para que uma turbina ou até mesmo um cata-vento funcionem é necessário vento! E existem lugares onde não existem ventos com intensidade suficiente para mover as pás destes instrumentos. A topografia, ou características físicas do solo, podem influenciar fortemente as características do vento. As montanhas e construções impedem a passagem uniforme dos ventos.

    Para se considerar quais regiões são mais propícias à implantação de uma usina de vento, se elaboram mapas chamados Atlas Eólicos, dos quais há um exemplo como este do RS: http://www.semc.rs.gov.br/atlas/areas.htm

    Espero que tenha ajudado.

    Abração.

  • Pergunta inteleigente. Sim é possível, principalmente onde a ocorrência de ventos é maior. Na minha cidade Boa Vista (RR) é propício p/ essa fonte alternativa de energia chamada renovável. O problema maior em se optar por ela, ou por qualquer outra dessas fontes, ñ é por pura burrice ou má vontade, mas sim pela viabilidade dos equipamentos e instalações e daí se levar até ao consumidor. Pense bem: para se captar a energia eólica seria necessário a instalação de uma infinidade de "catavento" numa imensa área. Esse exemplo é apenas um dos vários. Ideal seria em cada casa se ter uma geringonça dessas. A istalação idividualmente sai caro. Daí se optar pela tradicional, a que usamos sempre.

  • Parabéns pela tua inteligencia e curiosidade.No Brasil a energia eolica tem tido sucesso no Ceará e Maranhão em virtude da constancia e velocidade dos ventos.Isso barateia e torna econom icamente viavel esta energia limpa.Seria ideal se poupassemos nossos rios e utilizassemos a energia dos ventos, mas no Brasil continental, isso é praticamente impossivel.Só o Nordeste tem apresentado bons resultados.

  • eu penso que sim... principalmente no nordeste que venta tanto... eu ainda nao vi aki no Brasil moinhos eólicos , mas penso q ja existam. Recentemente estive em Valencia, na Espanha e vi e centenas ou milhares deles. Lá se usa muito, com certeza é muito eficaz. É uma alternativa para gerar energia muito economica.

Sign In or Register to comment.