Como delimitar tema de monografia - tema: trabalho e educação?

Estou escrevendo uma monografia com o título provisório de - Trabalho e educação: as relações entre os níveis de escolarização dos trabalhadores e a produtividade das empresas na cidade de Betim. Eu não sei como focar, em que ponto centralizar meus estudos. Será que faço um estudo de caso? Ou devo mudar a abrangência? Quero sugestões.

A pergunta - o problema que coloquei no projeto é: Como a parceria entre empresas, o terceiro setor e as escolas públicas na educação dos trabalhadores pode melhorar a produtividade das empresas, o grau de empregabilidade e os níveis de escolarização na cidade de Betim? - Devo mudar? O que focar? Ajudem-me!

Comments

• Mude tudo. O tema está muito abrangente. Dessa forma vc não vai conseguir terminá-la.

Por sua pergunta dá para ver que estás perdidinho.

Na sua pp pergunta, tente focar em apenas um dos ítens.

Como a parceria entre as empresas pode melhorar os níveis de escolarização na cidade de Betim?

Ou

Como o terceiro setor pode contribuir para melhorar os níveis de escolarização na cidade de Betim?

Ou

Como as escolas técnicas da Cidade de Betim podem contribuir para melhorar o nível de Empregabilidade?

Ou

Como as Empresas da Cidade de Betim podem contribuir para modernizar as escolas públicas, aumentando a empregabilidade?

Ou simplesmente transforme o título de sua mono na pp questão. Assim:

Há relação entre a produtividade das empresas da cidade de Betim e os níveis de escolarização dos trabalhadores?

Nesse caso, definas as empresas que seriam pesquisadas. Escolha apenas uma, no máximo duas.

Viu como ficou + fácil?

• Olá

Quando eu fiz minha monografia fiquei na mesma situação em que está.

Talvez os exemplos abaixo te ajudem.

"Relações entre os anos de estudo e a produtividade nas empresas de Betim no Distrito Industrial"

ou

Trabalho e educação: "Sua relação com a produtividade nas empresas na cidade de Betim"

ou

"A formação escolar tem influencia na produtividade das empresas de Betim"

espero ter ajudado.

abraços..

• Rickmel 94, seu tema é bem interessante.

Com relação à abrangência, minha sugestão é que você concentre seu foco numa única empresa (a Fiat, por exemplo) ou, se esta for muito grande, em um ou mais departamentos dela.

Acredito que seu trabalho dependa, fundamentalmente, dos dados que vc terá que levantar em empresa e escolas de Betim, de forma que uma das maneiras de reduzir a abrangência seria limitar e selecionar estas escolas e estas empresas.

Uma outra possível sugestão seria vc falar apenas da melhora de produtividade e não tocar no grau de empregabilidade e nos níveis de escolarização (ou seja, falar só de um dos três).

Eu também já fiz monografia, em um curso de pós graduação em Direito processual da PUC BH e, nesta questão do tema e da abrangência, tive boa ajuda do meu professor-orientador e do professor de Metodologia Científica.

Boa sorte e não se esqueça de planejar bem seu tempo, definindo um calendário rígido de atividades, pois, se demorar muito nesta fase inicial, depois fica complicado e vc terá que correr muito.

Sign In or Register to comment.