Tato, paladar, visão, audição e olfação: você acredita ter um outro sentido além destes?

É mais ou menos desenvolvido que os tradicionais?

Como você poderia chamá-lo?

Comments

• Oi Eliphas,

Pessoalmente, acredito que sim.

Transcendendo nossos 5 sentidos físicos, percebo que temos a capacidade de desenvolver outros 5 sentidos similares que se manifestam em nosso dia a dia não à nível físico, mas a nível mental (psicológico).

Contudo, diferente dos 5 primeiros que apenas captam e reagem ao contexto sensorial, estes outros podem modelar fortemente nossas ações e interações, provocando grandes mudanças e transformações à nossa volta.

Seu aprimoramento é fruto de nossa experiência de vida, cultura, valores, princípios, conhecimentos, habilidades, atitudes e afinidades.

Além destes 5 sentidos físicos, procuro desenvolver, na melhor forma que tenho encontrado, também estes outros:

01 - Imaginação

Acho esta faculdade muito similar à Visão.

Imaginando, podemos ver à nível mental e emocional, várias possibilidades que se encontram muito além dos limites de nossa visão física.

A imaginação é uma visão poderosa e criativa, capaz de inspirar atitudes, desenvolver iniciativas e fortalecer o ânimo para o alcance de objetivos representativos.

A imaginação pode transformar a realidade que nossos olhos físicos apenas vêem.

02 - Inspiração

Acho esta faculdade similar à Audição.

Percebendo o rítmo e a cadência harmoniosa do contexto à nossa volta, conseguimos superar nossa performance em atividades costumeiras,sentindo uma disposição fora do comum para realizar nossos planos e expectativas.

Como se estivéssemos antenados, observamos coisas e situações que normalmente passariam desapercebidas, cujo conhecimento e interação vêm ao encontro de nossas expectativas e necessidades.

Inspirados, parece que agimos em sincronismo com as forças ativas que modelam a realidade, os obstáculos cedem à nossa passagem, coinscidências incríveis nos favorecem e trabalhamos com intensa disposição e ânimo ao encontro dos nossos objetivos.

Percebendo o sentido e a direção para onde devemos orientar nossos esforços, expressamos uma intuição marcante, que transcende a razão e a lógica mental.

Esta intuição permite interpretar uma complexa realidade, algo que a razão procura alcançar por dedução lógica, criando modelos simplificados para análise de uma realidade infinitamente transcendente.

Na minha opinião, o destino parece conspirar a favor de pessoas inspiradas, fortemente comprometidas com os seus sonhos e ideais.

Inspirados, até mesmo dormindo, nossos sonhos parecem nos guiar ao encontro de soluções para os problemas que enfrentamos quando estamos acordados.

Considero este o sentido mais poderoso que podemos de fato desenvolver, pois coloca o ser humano em sintonia com todo o universo, em busca de um propósito.

Para quem está inspirado, todo pingo...é letra.

03 - Pressentimento

Acho esta faculdade similar ao Olfato.

Baseado a nível subconsciente em nossas experiências passadas, valores e princípios assumidos, desenvolvemos a sensibilidade de perceber no contexto de nossa vivência diária, fatores que impressionam nosso ânimo, causando apreensão, satisfação, cautela, desconfiança ou empatia, de acordo com os nossos maiores propósitos.

Não é uma questão de definir o que é Certo ou Errado, e sim, em reconhecer o que é compatível ou não às nossas expectativas e ideais.

Embora não tenhamos ainda visto o que vai ocorrer, subconscientemente já sentimos o "cheiro" de alguns fatores do contexto atual, que se relacionam à algumas impressões gravadas em nossas memórias e que nos levam a reagir preventivamente, de forma favorável ou não à situação, de acordo com os nossos mais fortes anseios.

Uma mãe que está fortemente envolvida com o bem estar de seus filhos, desenvolve uma capacidade extraordinária de perceber o contexto à distâncias incríveis, percebendo como estão se sentindo os seus filhos e de que forma o contexto a sua volta pode colocar ou não em risco o seu bem estar.

Como um nariz sensível, nosso humor também é muito influenciado por estes "odores", podendo nos fazer sentir desconfortáveis ou não em várias situações/circunstâncias, captando e sentindo o "cheiro" do momento.

04 - Empatia

Acho esta faculdade similar ao Paladar.

Este sentido é muito influenciado por nossa experiência, cultura, valores e crenças, que podem modelar o nosso paladar psicológico.

Mantemos gravados no subconsciente, impressões que favorecem o contato com determinadas pessoas, criando uma relação de forte proximidade/empatia, ou de forma contrária, desconforto/antipatia.

Estas impressões iniciais podem às vezes, serem superadas e alguém que inicialmente não fomos com a cara, acabar depois se tornando um grande colega.

Certamente esta nova experiência, poderá modelar nossa pré-disposição psicológica futura.

05 - Carisma

Acho esta faculdade similar ao Tato.

Esta característica é o que nos destaca no meio de uma grande multidão.

Através dela, conseguimos "tocar" a alma das pessoas, fazendo com que elas percebam de forma muito positiva a sensação causada por este tato.

Através de um comportamento harmonioso ao contexto mental de quem nos cerca, conseguimos impressionar positivamente as pessoas à nossa volta e todas as ações e intenções que propomos alcançam grande receptividade.

Os grandes líderes tem o tato emocional, psicológico e mental necessários para atrair multidões e influenciar de forma marcante inúmeras pessoas.

Caro Eliphas,

Na minha opinião, todos nós dispomos de condições para desenvolver estes sentidos. Tudo aquilo que exercitamos pode alcançar uma grande expressão.

Algumas pessoas já demonstram um desenvolvimento inicial marcante em alguns destes sentidos, mas o seu aprimoramente depende de um exercício continuado.

Procuro no meu dia a dia, levar em consideração e favorecer a maturação destes poderosos sentidos.

Uma pessoa capaz de desenvolver e educá-los de forma adequada, certamente será vencedora em todos os seus maiores propósitos.

Levo também em conta a existência de outros 5 sentidos equivalentes aos citados, que se manifestam à nível espiritual.

Contudo, não me julgo ainda capaz de comentar algo proveitoso aos colegas sobre os mesmos, sendo minha experiência pessoal muito restrita e incipiente.

Um grande abraço !!!

• é triste,

mas tem gente que nem olfação tem.

o que esperar desse povo?

só consultando um vidente,

para saber o que nos espera.

• Sim, eu tenho o sexto sentido, a minha intuição.

E ele é tão desenvolvido quanto à minha audição.

beijo no coração

♫

• Acredito que, além destes que você citou, há o olfato.

Brincadeira... nós temos os cinco sentidos físicos e muitos outros espirituais, que na nossa jornada evolucionária, ainda estão latentes ou pouco desenvolvidos. O mais comum destes é a intuição.

• No início era o tato, depois veio o paladar, o olfato a audição e a visão como forma de diferenciar o que era comida e o que era predador. A sobrevivência desenhou os sentidos e assim foi sempre, na medida da distãncia, ou seja, de quanto mais longe for possível a identificação melhor e mais eficaz será a fuga e o ataque! Portanto um preesentimento baseado em algum premissa física de ordem ondulatória possa ser o último objeto de identificação na marcha da percepção!

• Como Cavaleiro de Ouro, guardião da casa de Aquário, tenho 7 sentidos. O 6º é a intuição.

• tenho o sentido de dizer q nunca vi nem ouvi a palavra "olfação"......

• acredito que existe a intuição, que, na minha opinião , é baseada em todas as experiências já vividas pelo indivíduo.

• O do tarado sentido, isso mesmo o tarado sentido é aquele que o cara ver uma menina gostosa e fica armado em posição de SENTIDO.

Sign In or Register to comment.