pessoal quem souber me ajude pelo amor Deussssssss????????????
eu preciso saber...
...sobre as semelhanças e as diferenças no processo de escravidão na antiguidade classica e no sistema colonial mercantil...por favor eu preciso somente hoje....
eu preciso saber...
...sobre as semelhanças e as diferenças no processo de escravidão na antiguidade classica e no sistema colonial mercantil...por favor eu preciso somente hoje....
Comments
Bom, na antiguidade clássica vc podia ser escravo por dividas, por ser prisioneiro de guerra, e por ser filho de um escravo.
Na quela época não fazia diferença cor de pele.
No periodo colonial era justificável vc escravizar os índios por que na verdade o trabalho escravo dos índios era considerado pagamento aos colonisadores por catequisalos, no caso dos negros era dito que além desse motivo os negros eram inferiores, então podia. Nessa época não existe escravização por dividas.
na antiguidade clássica o escrvo tinha personalidade juridica, ou seja podia testemunhar em juizo, pois o testeumnho dele tinha validade, enquanto na escravidao colonial o escravo não tinha personalidade juridica, na clássica eles podiam desempenhar diversas funções desde escravo doméstico a professor, enquanto que na moderna eles os escravos desempenhavam papéis de escravo mesmo sem direito nenhum, na antiguidade clássica tinham escravidão por guerras onde os prisioneiros viravam escravos e os que tinham dividas também, no sistema colonial mercantil os escravos eram retirados de suas casas a força, eram pessoas que tinham uma situação estavel como alguns que eram reis,rainhas e principes, outros viviam em paz em suas aldeias e eram caçados como animais, e viajavam nos porões de navios imundos, as semelhanças eram as sujeições que ambos sofriam, o trabalho na casa do escravizador, supressão dos direitos religiosos.
Semelhanças : entrambe tinham donos e trabalhavam de graça . Diferenças na antiguidade não tinha racismo..poderia ser feito escravo tanto o branco como o negro, na maioria dos casos os prisioneiros de batalhas eram feitos escravos dos vencedores . Gia na época colonial sub entrou o racismo eram feitos escravos só os negros da Ãfrica. Outra diferença na época colonial eram considerados seres humanos inferiores (como intelecto) e dificilmente tinha permissão de aprender ler ou escrever, na antiguidade tinham escravos que serviam ate como contador como escriba e ter vamos disser cultura superior.