Pergunto-lhe isso, pois o volume (123ml) já foi dado, e no fim da questão, ainda pede o volume final.
Que eu saiba, só se pede VOLUME FINAL em questões de SOLUÃÃES, uma vez que há volume inicial, final e mudanças (muitas vezes) de concentrações, números de mols, etc.
Comments
supondo que os 123mL de CO2 estejam na CNTP e depois aquecidos a 165°C seu volume final será: 811,8mL
(P1 x V1) / T1 = (P2 x V2) / T2
P1 = 1ATM = 1; P2 = 1ATM = 1
V1 = 123mL = 123; V2 = ?
T1 = 25°C = 25; T2 = 165°C
(1 x 123)/25 = (1 x V2)/165
25 x V2 = 165 x 123
V2 = (165x123)/25 = 881,8
Aplique a Lei Combinada dos Gases:
P1*V1/T1 = P2*V2/T2, onde:
P1 = pressão do estado inicial; V1 = volume inicial; T1 = temperatura inicial (em Kelvin).
P2 = pressão final; V2 = volume final (o que você quer) e T2 = temperatura final.
Ou seja, V2 = P1*V1*T2/P2*T1.
Se P1 = P2, V2 = V1*T2/T1. Eu acredito que este seja o seu caso.
Se a condição for isométrica (volume constante), lógico o volume final é o mesmo, porém se este não é o caso é necessário saber a condição inicial que o gás estava submetido e assim aplicar a equação geral PV/T(inicial)=PV/T(final) que considera o mesmo como ideal. Com os dados fornecidos é possÃvel ainda calcular o número de mols do gás usando PV=nRT (equação do gás ideal)
Olá, Tony!
Vc tem certeza que o enunciado da questão é este mesmo?
Pergunto-lhe isso, pois o volume (123ml) já foi dado, e no fim da questão, ainda pede o volume final.
Que eu saiba, só se pede VOLUME FINAL em questões de SOLUÃÃES, uma vez que há volume inicial, final e mudanças (muitas vezes) de concentrações, números de mols, etc.
Até tentei resolver o exercÃcio, utilizando as CNTP (condições normais de temperatura e pressão), mas como essa informação não foi dada no enunciado, acho difÃcil estabelecer uma relação com isso.
Peço que reveja a questão e entre em contato, caso queira que eu ainda te ajude, ok?
Abraços.
Cruzes, sei não.