volume dos gases?

se 123 ml de CO2 (dióxido de carbono) for aquecido à 165° C e 1 atm, qual será o seu volume final. por favor, deixem o cálculo.

Comments

• supondo que os 123mL de CO2 estejam na CNTP e depois aquecidos a 165°C seu volume final será: 811,8mL

(P1 x V1) / T1 = (P2 x V2) / T2

P1 = 1ATM = 1; P2 = 1ATM = 1

V1 = 123mL = 123; V2 = ?

T1 = 25°C = 25; T2 = 165°C

(1 x 123)/25 = (1 x V2)/165

25 x V2 = 165 x 123

V2 = (165x123)/25 = 881,8

• Aplique a Lei Combinada dos Gases:

P1*V1/T1 = P2*V2/T2, onde:

P1 = pressão do estado inicial; V1 = volume inicial; T1 = temperatura inicial (em Kelvin).

P2 = pressão final; V2 = volume final (o que você quer) e T2 = temperatura final.

Ou seja, V2 = P1*V1*T2/P2*T1.

Se P1 = P2, V2 = V1*T2/T1. Eu acredito que este seja o seu caso.

• Se a condição for isométrica (volume constante), lógico o volume final é o mesmo, porém se este não é o caso é necessário saber a condição inicial que o gás estava submetido e assim aplicar a equação geral PV/T(inicial)=PV/T(final) que considera o mesmo como ideal. Com os dados fornecidos é possível ainda calcular o número de mols do gás usando PV=nRT (equação do gás ideal)

• Olá, Tony!

Vc tem certeza que o enunciado da questão é este mesmo?

Pergunto-lhe isso, pois o volume (123ml) já foi dado, e no fim da questão, ainda pede o volume final.

Que eu saiba, só se pede VOLUME FINAL em questões de SOLUÇÕES, uma vez que há volume inicial, final e mudanças (muitas vezes) de concentrações, números de mols, etc.

Até tentei resolver o exercício, utilizando as CNTP (condições normais de temperatura e pressão), mas como essa informação não foi dada no enunciado, acho difícil estabelecer uma relação com isso.

Peço que reveja a questão e entre em contato, caso queira que eu ainda te ajude, ok?

Abraços.

• Cruzes, sei não.

Sign In or Register to comment.