O que é o espírito santo?

O que é o espírito santo de Deus, e quando nós recebemos ele o que significa.

Tipo fui em um retiro, e falaram que nós jovens iriamos receber o espírito santo em nós. E O QUE ISSO QUER DIZER.

Comments

  • O espírito santo é aquele espírito consolador o qual Jesus Cristo disse que ficaria com os discípulos para os consolar depois de sua partida. Aquele que está descrito no evangelho de São João, como o espírito que nos guiaria em toda a verdade...

    O espírito Santo é aquele mesmo espírito que estava com Pedro quando Safira e Ananias o quiseram enganá-lo mentindo sobre o valor dos bens que eles haviam vendido e que os fizera cair duros.

    Para receber este espírito a pessoa passa por muitas provações e aflições... E todos que possuem este espírito em seu coração andam na verdade e na luz do evangelho sagrado...

    Nem todos o recebem e nem todos o possuem... Não podemos mentir na frente de uma pessoa com o espírito santo sob pena de sermos fulminados ou queimados por seu poder...

    O espírito santo também desceu no dia de pentencostes fazendo com que as pessoas falassem línguas de diferente e entendessem um ao outro... (Atos dos apóstolos)

  • As Escrituras deixam claro que o espírito santo é a força que Deus usa para realizar sua vontade.

    O profeta Miquéias disse: “Eu mesmo fiquei cheio de poder com o espírito de Jeová.” (Miquéias 3:8) Jesus prometeu a seus discípulos: “Ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder.” (Atos 1:8) E o apóstolo Paulo falou do “poder de espírito santo”. — Romanos 15:13, 19.

    Há uma relação estreita entre o espírito santo e o poder de Deus. O espírito santo é o meio que Jeová usa para exercer o seu poder

  • Espírito Santo

    A literatura midrash contém muitas afirmações acerca do Espírito Santo. É escrito que o Espírito Santo, sendo de origem celeste, é composto, como tudo aquilo que vem do céu, de luz e de fogo. Quando descansou sobre Finéias, a sua face ardeu como um archote (Midrash Lev. Rabbah 21). Quando o Templo foi destruído e o povo de Israel foi para o exílio, o Espírito Santo regressou ao céu, o que é indicado em Eccl. 12:7: "o espírito voltará para Deus" (Midrash Eccl. Rabbah 12:7). O espírito por vezes fala com voz masculina, e outras com voz feminina (Eccl. 7:29). Isto é, como a palavra "ruah" é tanto masculina como feminina, o Espírito Santo foi concebido como sendo por vezes como um homem e outras como uma mulher.

    A tradição Judaica

    De acordo com a tradição Judaica, o Espírito Santo se apresenta apenas a uma geração digna, e a frequência das suas manifestações é proporcional à retidão. Não se registraram manifestações deste no tempo do Segundo Templo (Talmude, Yoma 21b), embora se dessem muitas no tempo de Elias (Tosefta ao Talmude Sotah, 12:5). De acordo com Jó 28:25, o Espírito Santo repousa sobre os Profetas em vários graus, alguns profetizando o conteúdo de apenas um livro, outros preenchendo dois livros (Midrash Lev. Rabbah 15:2). Ainda assim não repousava sobre eles continuamente, mas apenas por períodos de tempo.

    Os estágios de desenvolvimento, dos quais o mais elevado é o Espírito Santo, são os seguintes: zelo, integridade, pureza, santidade, humildade, temor do pecado, o Espírito Santo. O Espírito Santo conduziu Elias, o qual traz os mortos à vida (Yer. Shab. 3c, acima, e passagem paralela). O pacto sagrado através do Espírito Santo (Midrash Tanhuma, Vayeki, 14); qualquer um que ensine a Torah em público partilha do Espírito Santo (Midrash Canticles Rabbah 1:9, end; comp. Midrash Lev. Rabbah 35:7). Quando Finéias pecou, o Espírito Santo apartou-se dele (Midrash Lev. Rabbah 37:4).

    A tradição Judaica divide os livros da Bíblia Hebraica em três categorias, de acordo com o nível de profecia que os seus autores terão alcançado.

    Os resultados visíveis da actividade do Espírito Santo, de acordo com a concepção Judaica, são os livros da Bíblia, os quais terão sido, na sua totalidade, compostos sob a sua inspiração. Todos os Profetas falaram "no Espírito Santo"; e o sinal mais característico da presença do Espírito Santo é o dom de profecia, no sentido em que a pessoa sobre a qual ele repousa vê o passado e o futuro. De acordo com o Talmude, com a morte dos três últimos Profetas: Ageu, Zacarias, e Malaquias, o Espírito Santo cessou de se manifestar em Israel; mas o Bat Kol (voz celestial) ainda estava disponível.

    A Torah (cinco livros de Moisés) diz-se ter sido escrita por Moisés através de uma revelação verbal directa de Deus. Os Nevi'im (profetas) são livros escritos por pessoas que receberam um elevado nível de profecia. Os Ketuvim (escritos, agiógrafa) são escritos por pessoas que possuem um menor nível de profecia conhecido como inspiração divina, Ruach HaKodesh. De acordo com uma das perspectivas do Talmude, o Espírito Santo estava entre as dez coisas que foram criadas por Deus no primeiro dia (Talmude Bavli, Hag. 12a, b). Embora a natureza do Espírito Santo, na realidade, não esteja descrita em lugar algum, o seu nome indicia que era concebido como uma espécie de vento que se manifestava através de som e luz.

    De especial interesse é a distinção feita pelas antigas autoridades Judaicas entre o "Espírito do Senhor" (o qual é o termo mais comum para referir o Espírito Santo no Tanakh) e a Shekinah, a presença de Deus. Esta distinção é feita no Talmude, o qual nos dá uma lista das coisas que se encontravam no primeiro Templo de Jerusalém, mas ausentes do segundo Templo. Esta lista inclui o Espírito Santo e a Shekinah. A diferença não é facilmente compreendida, mas parece que a glória da Shekinah era, de alguma forma, mais tangível do que o Espírito. Isto poderia referir-se à presença literal de Deus no Santo dos Santos, e à presença de Deus que dele emanava em alguma forma especial, em oposição à presença do Espírito Santo, o qual estaria em muitos locais mundo fora, e especialmente em indivíduos. No Tanakh, entretanto, esta presença do Espírito é reservada para os reis, profetas, sumo sacerdotes, etc. e não é concedida ao crente comum.

    O Espírito Santo é referido com menor frequência nos Apócrifos e pelos escritores Judeus Helénicos; isto pode significar que a concepção do Espírito Santo não era proeminente entre o povo Judeu da época, especialmente na Diáspora.

  • Através de uma cuidadosa pesquisa das armadilhas de nosso arquiinimigo Satanás, ele usa dois tipos de mentiras: Uma é quando descobrimos que fomos enganados. Esse tipo não é de muito interesse para ele, porque ele sabe que ninguém gosta de ser enganado. Quando a pessoa percebe que está vivendo enganada fará tudo pra sair fora, e assim escapa das suas garras. Ele se interessa pelo segundo tipo, que é aquele que a pessoa está sendo enganada e não se apercebe, porque pensa que a mentira é a verdade. E quando isso se dá, a própria pessoa passa a defender a mentira pensando que é a verdade. Em outras palavras, passa a trabalhar para o inimigo contra si mesmo. Isso não é novidade, pois os que o mataram o fizeram para defender o nome de Deus Jeová, porque achavam que ele estava enganando as pessoas por dizer que era filho de Deus. “Responderam-lhe os judeus: “Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus." João 19: 5-7 AL Também o próprio Jesus Cristo disse que viria o tempo que iriam fazer com seus servos fieis o mesmo que fizeram com ele! ”Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus." Jo 16:1,2 AL Considerando que o mundo foi dado ao Diabo para resolver as questões entre eles: “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” Lc: 4:5-7)AL Assim ele ficou como inquilino de Jeová Deus, que é o criador da terra, e, portanto seu proprietário. E como inquilino ele tem certos direitos que o proprietário não pode impedir perante a lei. Como sabemos que Deus é cumpridor de leis, e ele quis ter sua organização aqui na terra, que seria o equivalente a você mexer na sua casa que está alugada, com o inquilino dentro. Só irá conseguir se entrar num acordo com ele, do contrario estaria violando a lei. Também Jeová, que é cumpridor de leis, iria entrar num acordo com seu “inquilino.” Na ilustração seu inquilino não é seu inimigo, mas o de Deus é, portanto não iria facilitar as coisas para ele. Uma forma seria colocar os dele no meio de sua organização, bem camuflados é claro, para que servissem de pedra de tropeço. Assim os que tentariam defender Deus, iriam ficar contra seus servos fieis. Note as palavras do apóstolo Paulo: "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras." 2Cor.11:12-15 AL Também: "É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos." Heb.12: 7,8 Ao dizer bastardo, naturalmente é porque estavam na organização de Jeová, como sendo filhos dele, mas na verdade eram filhos do Diabo. Também isso não é novidade, porque ele agiu assim no caso de Jó. Ele não poderia saber que era Satanás que estava causando todo aquele sofrimento a ele. Não devemos nos esquecer das palavras de Jesus que disse que o Diabo é o pai da mentira! Lembre-se que nossa luta é contra ele. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os príncipes das trevas deste século,(mundo) Ef. 6:12 AL Ele conseguiu desencaminhar até anjos que são bem superiores aos seres humanos, e não foram poucos. Se não entendermos de suas armadilhas, não vamos ter muitas chances de vencê-lo, sendo que o empate também é dele. Ou vencemos ou seremos vencidos! Se não conseguimos entender esse raciocínio será que não é uma prova de que ele também já nos cegou também? Essa é apenas uma das 10 formas diferentes que ele usa o ser humano! Também é bom lembrar das palavras do apóstolo Paulo quando não quiseram acreditar nas palavras ditas por ele: “Vede, ó desprezadores,(zombadores) e espantai-vos e desaparecei; Porque opero (Jeová Deus) uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.”(mesmo em pormenores) Atos.13:41 AL Não é por nada que ele é chamado de “pai da mentira” João. 8:44 AL Tome muito cuidado com ele. Se quiser mais detalhes meu e-mail [email protected]

  • e seu consolador

  • O Espírito Santo é uma pessoa muito sensível, ele faz parte da santa trindade.

    E vc o receberá quando vc quiser, basta querer um compromisso com ele.

    Se quiser saber como ligue (091) 8745-1710 passe este numero para quem quiser conhece lo.

    Eu sou amigo dele, e posso ajuda la a ser seu amigo também.

  • Jesus fala pros discípulos antes de se elevar ao céu que ia deixar o consolador e "ASSOPRA" neles o Espírito Santo. Também é dito que Ele perdoa quem zomba Dele e até o do Pai mas não aquele que zombar do Espírito Santo. O que faz um ser um Deus?! Poder é a resposta. Não zombar do Poder de Deus é o que ele queria dizer. O Espírito Santo é poder de Deus. Quando os Apóstolos falam que "derramou-se o Espírito Santo" isso soa pra você como um ser se derramando sobre alguém?! Faz sentido? Não... Também é usado "caiu sobre eles"... Caiu o que?! Caiu o poder de Deus, ou seja, manifestou-se. Isso é o Espírito Santo. Quando diz-se em joão: No princípio era o verbo (A palavra, o Ser, estar... O que haja de Deus é a palavra manifestando poder, o verbo.) E o Verbo era Deus. (como disse o que faz de Deus, Deus é seu poder divino.) E o Verbo estava com Deus. (Porque o poder estava com ele.). Porém esse versículo TAMBÉM se refere a Jesus como dizem. Eu não digo que não, mas eu prefiro olhar de um jeito menos ("me mandaram pensar assim", "me disseram que é isso") Então te dou essa explicação imparcial. Porém a referência do "Verbo" é a Jesus. Mas na verdade na ultima parte "E o Verbo era Deus" esse Deus é minúsculo... deus. Um deus menor, anjos são deuses porque tem poder. Assim são chamados. Enquanto Deus é Deus com maiúsculo porque o poder dele é supremo. Ele É O Poder, entendeu?! Não adianta sempre ler a bíblia com um olhar religioso de não sei lá das quantas (me refiro a diversidade religiosa)... Que tal lera bíblia como ser pensante?! As vezes é bom e ADEQUADO o olhar imparcial para entender. Não basta pegar o "fulano pensou isso em algum momento da vida, ele é esperto e tem razão, então é isso" e usar pra definir e dizer: Oh estou certo e todo resto esta errado, menos os que concordam comigo.

    Jeová ( nome de Deus [Note que não estou falando de nenhuma religião, nem em nome dela]) é Deus e em um momento ele confia total uso de seus poderes a Jesus. Entende como um administrador... Isso esta nos evangélicos ele fala isso. >> A mim o Pai confiou todas as coisas. << Logo fazendo de Jesus Deus... Sendo que Jesus sempre foi deus. << (Notou o minúsculo?!) Porém como disse é administrar. Porque o poder é proveniente do pai. O Espírito do pai se manifestando.

    Leia os evangélicos como ser pensante você vai gostar. Dis-se que a bíblia não foi feita para ser interpretada. Mas ela realmente não foi, assim como também foi. Entendeu?! Não adianta ser extremista na hora de entender um Deus que ama a TODOS <<<<<<< (Destacado o bastante para todos os religiosos críticos de plantão donos da verdade absoluta?!)

    Eu acredito fielmente que não é necessário guerrar religiosas pra provar nada e eu falo de discussões (no mal sentido da palavra) e até atos de violência, são completamente desnecessários. Talvez apenas deveriamos ler a bíblia como um livro. Lembrando que ela é "O Livro"... Entendeu?! Muito respeito a sabedoria nos dada por Deus.

    Ps.: Quem for dono da razão que atire a primeira pedra. :D

    o/ Cuide-se.

  • É que por ser Santo e da parte do nosso Criador (Deus) devemos ter reverencia e respeito ,nem todo lugar e hora devemos falar sobre Ele.

    Quase todo pecado tem perdão mas contra o Espírito Santo de Deus ,este não tem ,por isto temos que ter muito cuidado.

    Paz a todos.

  • é o que nos ensina a entender a Biblia as coisas de Deus

    que nos convence do pecado,

    nos convence de algo que não agrada a Deus

    nos consola

    nos da força

    nos da a condição de Testemunharmos de Deus, de falar do Senhor

    que na hora da pregação na hora que vamos falar de Deus

    é o que coloca Palavras nas nossas bocas .

    é ele que vai nos preparar para o encontro com o noivo que é JESUS.

  • Deus nos envia o teu santo Espirito para nos guiar, dar forças.. enfim que belo presente Deus nos dá né!!

Sign In or Register to comment.