Teria Deus a forma humana, conforme assevera a bíblia?

Está escrito em Gêneses 1:26: "E disse El: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; "

Assim, o deus da Bíblia teria a imagem de um homem, com cabelos, nariz e boca, vejamos alguns outros exemplos:

“E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” (Ex 33. 20).Deus é descrito aqui tendo um rosto.

“Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras.” (Sl 17. 6). Deus é descrito aqui tendo ouvidos.

“Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse.” (Mq 4. 4). Aqui Deus é descrito tendo boca e falando através dela.

Tratam-se do Antropomorfismo: que prega que Deus tem uma imagem humana, com a forma corporal.

Contudo, tal visão gera muitos problemas lógicos:

Caso existam outras espécies racionais no Universo (o que é probabilíssimo), porque Deus teria a forma de um Homo sapiens?

Porque não a forma de uma outra espécie racional?

Não parece um pouco de presunção da humanidade em assim pensar?

Para que um deus necessitaria de ouvidos, ou olhos, ou ainda cabelos?

Não pacere infantil este deus antropomórfico e antropata, que tem barbas, cabelos e bigodes?

Já disse o sábio grego Xenófanes:

“Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões

E pudessem com as mãos desenhar ...

Desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam

Tais quais eles próprios têm.”

O que pensam, a Bíblia estaria certa? Deus tem forma de um indivíduo da espécie Homo sapiens sapiens?

Comments

  • ... a Bíblia foi muito alterada..rss

  • Deus é como o pastel de feira, é feito de vento.

  • IMAGEM, significa o tridimencional, sendo assim a matéria.

    SEMELHANÇA, significa o nosso mental individual que pertence ao mental divino.

  • Olha nós somos a imagem de semelhança de Deus

    então acredito que Deus tem a forma humana sim!!

    boa tarde!!

  • Não é isso não,

    quando deus disse:"Façamos o homem a nossa imagem....", ele estava dizendo que o homem teria suas qualidades, como o amor por exemplo.

    Por isso amamos as pessoas e temos dó de quando vemos algo de ruim acontecer no mundo.

    pq se Deus fosse fazer o homem como a imagem física seria impossível pq Deus é espirito.

    espero ter ajudado!

  • somos a imagem de Deus, somos dotados de razão

Sign In or Register to comment.