Reencarnação ou Bíblia?

Essa pergunta se dirige principalmente aos irmãos espíritas. A doutrina da pluralidade das existências é extremamente lógica, mas não tem base bíblica. Por outro lado, a doutrina católica chega a ser absurda, mas é ponto-por-ponto calcada no Evangelho (vide, principalmente, os sacramentos da confissão e da comunhão). Que fazer, então? Os evangelistas, mal ou bem, sabemos quem são. E quanto aos espíritos que se comunicaram com Kardec? Quem são? Onde estão? Qual a natureza deles? Qual a sua intenção? Pergunto isso porque, a meu ver, a crença na reencarnação envolve um grande risco. Se eu penso que só tenho uma chance, vou travar uma luta ferrenha contra minhas más inclinações, para escapar do suplício eterno. Se penso que vou reencarnar, vou lutar também mas não com o mesmo ânimo e com a mesma pressa. O que os irmãos kardecistas poderiam me dizer sobre essa questão?

Update:

Diz a lenda que sempre que o soldado romano Expedito decidia se converter, aparecia um corvo e dizia CRÁS (que, em Latim, significa amanhã). Um belo dia, ele pegou o tal do corvo, pisou em cima e disse HODIE (que quer dizer hoje).

Update 3:

Caro Marcos. Todos os gênios religiosos da antiguidade acreditavam na reencarnação. Por que Jesus foi o único que não ensinou essa doutrina?

Comments

  • Sobre a reencarnação:

    Será que vc não vai querer progredir?

    Vai desperdiçar toda uma vida porque tem uma próxima para tentar?

    Sendo bem simplória:

    Você iniciaria um ano letivo escolar com a intenção de repeti-lo? Vc acha a repetência uma boa? Sem saber se a próxima turma, professores serão melhores, piores, iguais.

    Passar por todas as mesmas matérias, provas, etc.

    Acho que o maior risco seria ter apenas uma vida para acertar, sendo que estamos tão longe da perfeição!

    Não tenho a intenção de exaurir tema tão complexo. Nem tenho estudo aprofundado para tanto.

    Não quero te induzir, nem ser dona da verdade.

    Mas, espero ter ajudado, não a chegar a uma conclusão definitiva, e sim a continuar a pensar e procurar respostas a respeito, ok?.

  • Apolo; meu amigo; suas perguntas me levam a estudar e analisar. Particularmente,eu não tenho paciência de ler a bíblia,ela é cansativa e repetitiva(estudei em colégio de freiras) e acredite; foi maçante! Dos estudos que continuo fazendo à procura da verdade de Deus e em Deus o livro do Alcorão me parece ,o que foi menos modificado pelo tempo.

    Muita gente não sabe,mais o ato de renascer não é ocorrencia simplista.Ao contrário,demanda amplo assessoramento e preparação espiritual,envolvendo cuidados especiais,mormente quando se trata de espíritos evolutivo considerável ou superior.O processo embriológico,então,merece redobrados cuidados.Sangue,neurônios, fatores hereditários e centros ganglionários,são previamente estudados em suas estruturas íntimas , de modo a atenderem as reais necessidades do espírito que retorna ao plano terreno, corporificando-se.

    Assim, católicos , espíritas , protestantes, judeus,muçulmanos, ateus, indiferentes, fidalgos, plebeus, cultos, incultos, gregos e troianos- todos nos situamos na sua abrangência. Portanto bom é que todos nos familiarizemos com a idéia de vidas sucessivas.

    Abraço!

    OBS:Se saí um pouco fora de sua pergunta ou meta; humildemente peço desculpas...sentí a necessidade de te esclarescer exatamente isso! Vc deverá entender em alguma hora propícia a tí!

  • Quem aceita a Bíblia como a Palavra de Deus e fonte da verdade não pode crer na reencarnação. A Bíblia ensina a ressurreição. São idéias opostas. Por outro lado, quem não crê na Bíblia não será convencido pelo ensino dela. Aí, a discussão não leva a nada, cada um defende a sua crença.

    Avaliando imparcialmente, Allan Kardec foi mais um entre tantos outros que supostamente receberam revelações privilegiadas de Deus, e baseados nisso fundaram religiões e conseguiram muitos adeptos. Os espiritualistas, a exemplo de outros grupos, aceitam parcialmente a Bíblia, só o que lhes convém. Isso é o que eu não entendo... Ou se aceita a Bíblia inteira, ou não se aceita nada. Se ela é a Palavra de Deus, acrescentar ou mudar seus ensinos acarreta uma grande responsabilidade para quem faz isso, pois ela diz em sua conclusão:

    "Se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e se alguém tirar qualquer coisa... Deus lhe tirará o seu quinhão das árvores da vida..."

    Apoc. 22:18, 19

  • Acredito em reencarnação. Acredito que quando voltamos (reencarnamos), estamos tendo a oportunidade de viver uma vida melhor do que a última vivida. Essa oportunidade é dada a todos os espíritos reencarnados, só que , existe o livre-arbítrio, que, às vezes, é usado para o lado do mal, fazendo com que se adquira "débitos"...

    Quanto à comunicação entre Allan Kardec e os espíritos de, por exemplo, André Luiz, no livro Nosso Lar, ele explica passo-a-passo do que aconteceu com ele, após ter desencarnado. Eu acredito que o seu relato seja verdadeiro, pois" na casa do Pai, há muitas moradas" e cada um de nós, após o desencarne, passaremos por todo o processo de aceitação/adaptação e teremos oportunidade de evoluirmos, também como espírito desencarnado, se houver desejo que isso aconteça...

    Quanto às perguntas relacionadas aos espíritos que comunicaram com Kardec... Quem são? São espíritos que viveram como humanos aqui na Terra, que acertaram/erraram, como os humanos mesmos. André Luis era médico, casado, pai e fumante...ao passar pelo umbral, os espíritos que ali permaneciam, o chamava de "suicida", por ele saber que o cigarro pode levar à morte e ele, que foi um médico, um espírito bem esclarecido, não obedeceu essa regra e se entregou ao tabaco (mais ou menos assim);

    Onde estão estes espíritos? Num plano diferente do nosso. Estamos no plano físico (Terra), eles poderão estar no plano astral (intermédio entre a Terra e a crosta terrestre) ou num plano mais evoluído, onde existam normas e disciplina...

    Qual a natureza deles e qual a intenção? Eu penso que esses espíritos mais evoluídos, mais puros, são os "ministros" de Deus; que sob Suas ordens, regem os mundos inumeráveis; dirigem do alto os outros espíritos menos evoluídos e nós, humanos.

    A intenção, pode ser que seja para nos dar um alerta para que possamos seguir o caminho da Luz, em busca da nossa felicidade! Felizes daqueles que têm a capacidade desta percepção e têm obediência. Eu acredito e penso que seja assim!

    Para vc entender melhor o que eu quis dizer, vou pegar um poema nos meus guardados e mandar para vc e colegas do YR: (pausa).....volto rapidinho!

    Cheguei!rsrsrsrsrsrs

    Um recadinho do André Luiz para nós, mortais:

    Vamos aproveitar e pensar assim: o que posso fazer mais pelo meu irmão?

    Na Terra

    "Na Terra, Deus nos concede o corpo, através de pais amigos.

    Cada um de nós se lhe faz o inquilino temporário, em regime de responsabilidade.

    Deus nos propiciona a riqueza das horas pela contabilidade do tempo.

    Cada criatura, em momento oportuno, apresentará o relatório dos próprios dias.

    Deus nos oferta os laços efetivos pelos princípios da afinidade.

    Podemos valorizá-los ou não, conforme o nosso próprio arbítrio.

    Deus nos cede a prosperidade, por intermédio das leis organizadas pelos próprios humanos.

    Daremos conta do usofruto respectivo. Deus nos oferece as sementes pelos recursos da Natureza.

    Plantio e colheita são sempre de nossa escolha.

    Deus nos confia o dinheiro, através do trabalho ou da generosidade alheia.

    Somos responsáveis pela aplicação da finança que nos seja creditada.

    Deus nos habita para a eficiência com máquinas diversas, por meio da própria inteligência humana.

    Compete a nós, outros, a programação e a condução delas.

    Em suma, toda criação e doação das vantagens de que dispomos procedem de Deus.

    Entretanto, é justo reconhecer que todos os êxitos e problemas da utilização pertencem a nós".

    (André Luiz)

    Enfim: " a semeadura é livre, a colheita é obrigatória!"

    Que a cada dia vc possa tentar e conseguir ser um pouco mais cristão!

    Um beijo iluminado pela Divina Luz de Jesus!

  • Desculpe não entendi qual é o risco de acreditar em reecarnação ?

    A reencarnação é a base de todas as religiões "espiritualistas" entre elas o Kardecismo e as milhares de religiões da Índia.

    Allan Kardec é o pseudônimo de um cientista francês que estudou com muita seriedade as manifestações atribuidas aos espíritos.

    Escreveu várias obras entre elas o "Evangelho Segundo o Espiritismo" que aborda ciêntificamente as passagens Biblicas e algumas com informações de espiritos.

  • Posso lhe dizer que nós espíritas utilizamos o Evangelho sim, e passagens bíblicas com certeza. A Bíblia é um livro utilizado por muitas religiões. Tanto que a da igreja católica não é completamente igual a dos evangélicos. Outra idéia errada é dizer que só nós acreditamos em espíritos. Todas as religiões acreditam, uns chamam de alma, outros utilizam denominações como "encostos". Enfim, todos são espíritos.

    Eu entendo o seguinte: As religiões estão lá nos seus locais e versam sob suas próprias doutrinas. Ou você crê ou não crê. Se você faz todas essas perguntas e afirmações, não vai adiantar eu lhe dar uma aula sobre reencarnação. Não há riscos nesse sentido que você abordou, para quem crê na reencarnação. Pelo contrário, quem crê nela, tenta se superar a cada dia porque sabe que cada oportunidade de vida é valiosa e não deve ser desperdiçada. Quem entende e acredita também sabe que aquele ditado "Aqui se faz, aqui se paga" tem fundamento sendo uma versão da "lei de causa e efeito". Muitos erros que cometemos, a reposta vem rápido e o retorno diversas vezes têm conseqüências graves, "aqui e agora".

    Há coisas na vida que não cabem questionamentos infindos, pois não levarão à nada. A literatura espírita é vasta, principalmente em relação à questão da reencarnação. Experimente ler alguns livros (Livro dos Espíritos, por exemplo). Caso eles não te tragam respostas é porque esta não será a sua doutrina.

    Boa sorte.

  • Olá Amigo. A doutrina da reencarnação abre uma grande esperança porque não é possível em uma única existência carnal chegar a sabedoria completa. Vejamos, se um dia trabalhamos mal, teremos outra oportunidade em outro dia; agora imagine o quê é uma existência de cem anos na eternidade ( 1 milhão de anos, 100 milhões de anos, 10 bilhões de anos , 10 trilhões de anos), v~e como abrimos o raciocínio e pensamos em tempo sem fim. O espírito tem início quando foi criado por Deus, mas não tem fim, o que morre é o corpo carnal, a alma(espírito) é eterno, e evoluiu em conhecimento, bondade, amor na eternidade até se tornar perfeito. Falomos numa existência de 100 anos, mas Deus seia justo quando morrem recém nascido, crianças, quando nascem aleijados, cegos, surdos, mudos, alienados mentais se não mtivessem outra oportunidade para o espírito reencarnar? Reencanação é justiça Divina, a cada um segundo suas obras, os espíritos que não se equivocam evoluim mais rápidos, por isso, vemos crianças de 6 anos que são gênios, nascem dominando mcertas Artes. Vejam o filme, que não é espirita, " Minha vida noutra vida" e estudem o assunto.

  • Apologal esta tua pergunta e muito interessante e importante dotado de quem tem sede de conhecimento so abre teu coração e teu ouvido para escutar e teus olhos para ver.Para começar analise a primeira revelação foi Moises,a segunda foi Jesus e a terceira veja se da para entender,Jesus reuniu os apostolos e falou se vocês fizerem tudo direitinho que o meu pai ensinou pedirei a ele mandar um outro consolador que é o espirito da verdade que não poderão ver nem pegar mas estará convosco por toda a eternidade,fundamento biblico que as peswsoas que tem o conhecimento e deveriam ensinar o certo pois conhece a verdade que ela te libertará.E estes não atentam para ensinar corretos fechando-se a religião que muitas delas são realmente um emprego ganham pelo que fazem ,onde foi que ja se viu pagar para casar,pagar para batizar pagar para ensinar a palavra de Deus e quanto custa uma biblia com as palavras sagradas que contem mesmo sendo sagrada pelos que traduzem alegorias como a de adão e eva e tambem a cobra e levam a isto ao pé da letra de onde surgiu a multiplicação do ser terrestre se só existia Adão e Eva Abel e Caim e Caim matou Abel?e o diluvio outra vez de uma familia de Abraão?O kardec poi o codificador (reunião de todas as ideias e coisas relacionado a uma só causa)do espiritismo e então pscografou o evangelho segundo o espiritismo pois os espiritos superiores como ex.Francisco de Assis,Andre Luis ,Dr. Bezerra de Menezes.Soro Joanna de Angelis(Madre Joana Angelica a brasileira do convento de Lapa da historia do Brasil que falou em uma guerra quando os soldados inimigos pretendiam entrar no convento ,e éla falou vocês so entrarão se for por cima do meu cadaver e então foi feito isto por um soldado inimigo se não engano-me foi em olinda na guerra dos farrapos).A naturaza deles não são santos e sim espiritos evoluidos que depois de varias reencarnação passam a serem em uma categorias de espiritos evoluidos dentre as demais que esistemj so lendo o livro dos espiritos para conhecerem realmente esta verdade,O livro dos Medios O ceu e o inferno ,a Geneses e obras postumas er depois ser um discipulo realmente de cristo com caridade benevolencia sem egoismo e orgulho e conhecedor q

  • Esse "deus" que tu pregas não é justo...

    Não diz a Bíblia que JESUS CRISTO é o SALVADOR de todos os homens, mormente (primeiramente) dos que crêem?

    Então eu te pergunto:

    E aqueles que morreram antes de SUA vinda ao mundo para nos trazer a Salvação?

    Não terão nova oportunidade?

    Estão condenados aos infernos sem nenhuma chance de conhecer a Palavra de DEUS?

    Que "deus" mais injusto esse teu...

    A Lei dos Renascimentos (Reencarnação) é lógica e está expressa na Bíblia, SIM. Apenas ocorre que os religiosos se negam a enxergar.

    Abraços!

    fdemenezes

  • Por que não lutarás com o mesmo ânimo?

    Você travará as lutas da mesma forma contra suas más inclinações, pois de uma forma ou de outra, o único prejudicado será você.

    Abraços.

Sign In or Register to comment.