Algum problema de a entrada da casa ser pela cozinha?

Tive uma tremenda discussão com meu noivo por esse motivo. O conservadorismo dele obriga que a entrada seja pela sala, mas minha audácia e as possibilidades limitadas de construção (laje dos pais dele) indicam como possibilidade uma entrada pela cozinha. Minha idéia é fazer uma cozinha americana, e não vejo problemas de receber visitas na cozinha, meu cômodo predileto.

qual a opinião de vocês?

Comments

  • Padrão Mineiro de Cordialidade

    Cada estado tem um padrão de cordialidade que influencia no projeto da casa.

    O Mineiro por exemplo, se a visita é bem vinda, ele se sente a vontade de durante o dia receber a visita na Cozinha, pois, esta visita é de casa e com certeza não se incomodaria de ficaar na cozinha enquanto prepara o almoço, ou o café da tarde. Por isso Mineiro gosta de cozinha bem amplas ou que dêem a possibilidade de ver o comodo da sala ou da copa.

    Uma boa visita, tem a liberdade de depois do almoço se oferecer para lavar os pratos. Quando o mineiro quer que a visita seja rápida, ele recebe a visita na sala com a Televisão preferencialmente ligada, quando a visita não é de forma nenhuma bem vinda, nem é convidada para entrar.

    Já o goiano gosta que a cozinha e uma sala que tenham acesso a uma varanda ampla e confortável, não discrimina muito as visitas, pois o ambiente é quente, faz questão de receber as pessoas sem diferença, levando para a varanda onde tem um cadeira e uma sombra para se refrescar do tempo seco e sempre oferece um copo dágua, tão logo a visita chega, uma caracteristica adquirida pelo clima quente e seco, do estado.

    A arquitetura Gaucha valoriza a sala ampla que dá acesso a uma varanda lateral ou frontal com vista para a churrasqueira.

    Já algumas regióes do Nordestes, a Sala ampla na frente da casa, dá acesso a um corredor que passa pela porta dos quarto, para que no fundo da casa se tenha acesso a cozinha que dá vista a um quintalzinho. A cozinha já é algo particular, não se incomodam muito com visitas longas, pois são bastantes cordiais, exageram muito na atenção prestadas a quem lhe faz um agrado, mas cobram o mesmo agrado em troca, se sentem bastante ofendidos se não se sentirem a vontade na casa daqueles que consideram seus amigos.

    Bom, como ainda não tive oportunidade de projetar casas para outros estados, não posso opinar sobre a arquitetura e o comportamento das pessoas frente a ela.

    É sempre bom ter mais de uma entrada na casa, um ou duas frontais e uma de fundo, com saída lateral, assim não há possibilidade de se ficar preso fora de casa.

    Existem histórias de assalto a casa com entrada única, que os donos não tiveram como escapar dos assaltantes por que as janelas possuiam grades. Em suma a única maneira de sair da casa era passando pelos assaltantes.

  • "Ética na cozinha"... É só o que me faltava! tanta coisa para a ética se ocupar, da pena de morte às pesquisas de célula-troco embrionárias, e ainda tem gente que quer empurrar a questão da porta da cozinha para o campo da ética!

    E, "preconceitos à parte", empregados domésticos são tão gente quanto o Presidente da República. A porta é exatamente a mesma.

    Pax!

  • Não tem nada de mais em receber as pessoas pela cozinha.... quem liga pra isso??

  • Minha casa tem entrada pelos dois comodos... a da sala não é tão usada, rs... não vejo problema algum!!

  • Acho super bacana, sou estudante de arquitetura e ja bolei projetos assim...

    Porem de gosto proprio nao aprovo, alem de me basear pelo Feng Shui (que diz nao ser bom) eu prefro um entrda pela sala na minha casa....

    Mas o projeto fica legal e descontraido, o principal e que da entrada voce nao veja o fundo da casa (ultima parede), eh bom ter alguma outra vista antes....ou a sala, ou uma parede falsa, etc...

    Boa Sorte!

  • Acho que se sua cozinha estiver limpa e cheirosa, sem problemas.

    H.

  • Faça duas entradas, minha casa é assim , tem entrada pela sala e pela cozinha , é pratico e deixa a casa mais arejada

    bjão baby

  • Acho perfeito!

    Meu comodo predileto tb é a cozinha. Recebo todas as pessoas que vem a minha casa na cozinha.

    Aqui tenho uma entrada para sala e um corredor lateral que dá na cozinha, deixo a porta da sala escancarada e quem vem a minha casa sempre preferem entrar pelo corredor.

    Não vejo problena nenhum, desde que a cozinha esteja sempre arrumada e limpa.

    Bjs

  • se o apartamento tiver uma entrada ,posso fazer uma cozinha americana que dar de frente a porta de entrada ?

  • Mesmo sendo uma cozinha americana, é meio contra a etiqueta receber visitas pela cozinha, é como se fosse a porta dos fundos, de serviço.Vcs que são 'de casa' podem entrar pela cozinha,mas as visitas não,com certeza a maioria vai se sentir ofendida.Preconceitos à parte,entrar pela área de serviço é recomendado apenas para empregados domésticos.

Sign In or Register to comment.