O ateísmo tb é uma forma de preconceito?

O ateísmo, dependendo da forma como é exposto, tb se caracteriza como um forma de preconceito, mas ateus não têm nenhum livro que os diga como devem agir, ou se comportar na sociedade, um pseudo guia moral, assim fica bem mais fácil cada um ter sua própria conduta, dentro dos padrões morais atuais da sociedade.

Então vejamos, atualmente no Brasil, cerca de 95% da população se diz cristã e uma mínima parte se diz sem religião, mas nunca se dizem atéias por medo de represálias por parte da maioria.

E como um usário aqui bem lembrou, o preconceito é inerente do comportamento humano, é quase impossível eliminá-lo da humanidade, mas se houvesse uma forma de diminuí-lo já seria um enorme ganho.

O cristianismo, infelizmente, prega vários tipos de preconceito, além do próprio preconceito religioso, que o digam os judeus que sofreram e ainda sofrem perseguições, existe o preconceito por orientação sexual, preconceito por gênero sexual, visto que a mulher sempre foi tratada como ser inferior, preconceito por classe social, pois os ricos, segundo a bíblia, serão dignos somente do inferno e por aí vai.

Convido a todos a uma reflexão, sem ofensas.

Comments

  • Todos os seres humanos são preconceituosos. Parte dele, e provavelmente os primeiros da espécie, surgem a partir de generalizações. Porem, a maioria dos preconceitos que possuímos tem outra origem: o condicionamento. Entre as várias coisas que aprendemos com os comportamentos dos país (e outras pessoas), preconceitos estão incluídos.

    Preconceitos podem ser passados através de teorias que focam a transmissão desses ("raça ariana", "judeus são o povo que matou Jesus", superioridade de uma etnia, religião, cultura, linguagem...). Teorias neutras (evolução, gravidade, física quântica...) podem ser usadas para justificar um preconceito já existente (o super-homem de Nietzsche, a seleção natural...). O ateísmo não transmite nenhum tipo de preconceito, mas pode ser usado por alguém como justificativa para seu próprio preconceito.

  • Não , é apenas opção . Não tem como provar que Deus não existe e tambem não tem como provar que existe , fica a escolha

    de quem prefere .

  • preconceito existe em todas as raças, crenças ou descrenças e uma doença generalizada!

  • Não, ateísmo é um posicionamento.

    Preconceito pode existir em qualquer pessoa.

  • Um ateu tem suas idéias fundamentadas em estudos científicos.

    Não encaro de maneira alguma, um ateu, como uma pessoa diferente de um cristão.

    Ele tem a maneira de pensar dele, cabe SOMENTE à ele as suas escolhas.

    É claro que fanáticos religiosos, tem preconceito sobre os ateus.

    Tenho um tio que é ateu, mas posso lhe afirmar , que ele é muito mais caridoso e muito menos preconceituoso que muitos fanáticos religiosos.

    bjs.

  • Felizmente vivemos em uma sociedade democrática, com seus muitos erros materiais e espirituais, devemos respeitar as opiniões dos outros mas temos o direito de criticar aquilo que consideramos errado aos nossos olhos ainda que depois soframos as conseqüências dos nossos atos -se foram ofensivos- ou tenhamos que dar o braço a torcer e concordar com a opinião do outro - se ela for merecedora. Cada um interpreta os livros sagrados ou ideológicos da maneira que lhe achar mais conveniente. Uns para o bem outros para o mal. Para o caso do bem, preparando-se espiritualmente ou buscando se aprimorar culturalmente, para o caso do mal atacando e usando raciocínios enviesados contra A ou B. Hipocrisia existe nos dois lados, razão existe nos dois lados. O debate não vai e não deve acabar nunca. Se é preconceito, eu sinceramente não sei, ainda mais depois da informação que você mesmo passou logo abaixo, quando menciona que o cristianismo, não Cristo, é uma forma de preconceito. Errar faz parte de nossas vidas, os discípulos de Cristo ou os filósofos ateus também erraram. Basta ver este último livro do pseudo-cientista Richard Dawkins, que numa linguagem pomposa escreve absolutamente sobre nada relevante. Prefiro Carl Sagan, prefiro Eclesiastes.

  • Eu sou católico não tenho preconceito com ninguém isso é pecado independente de qualquer religião não importa o preconceito tem que ser abatido dentro ou fora da religião mas ele tem que ser extinto.

  • Há um 'pré conceito' em tudo que não está de acordo com o quê tu pensas..somos meros homens..apenas meros homens...

  • não, o ateísmo não é preconceito. o preconceito existe tanto do lado dos ateus quanto dos religiosos.

  • Ateísmo é saúde mental!

Sign In or Register to comment.