Estou nervoso, irritado. Quero conselhos para tomar controle da minha vida!!?

Gente, gostaria de contar a minha história da melhor maneira possível para que possam me entender e me ajudar . Bom, desde criança eu sempre fui bastante preocupado, ancioso, com medo das coisas e sempre vivendo meio angustiado. Nunca fui muito de interagir com as pessoas e até hoje, com meus 20 anos, sou uma pessoa só. Sempre fui bastante preocupado com o futuro e nunca vivia o presente. Tanto é que sempre me preocupei muito em estudar, pensando que tudo seria mais fácil quando eu alcançasse a idade que tenho hoje. Mas não foi assim. A vida mostrou para mim que as coisas podem ser muito diferente de como pensamos. Meus pais vivem brigando, discutindo e isso revela o quanto nos amamos pouco (e é verdade!). As vezes tenho ataques de nervos, como se o mundo estivesse desabando aos meus pés. E tenho motivos, porque hoje posso me considerar uma pessoa muito frustrada com a vida e bastante desiludido também. Tive ótimas oportunidades : poderia ter me tornado professor do SENAI; poderia já estar cursando um curso universitário fora. Mas o medo, a timidez, as minhas aflições e a grandiosidade da vida em si me assusta e me atrapalha de progredir . É como se algo me prendesse e não permitisse que avançasse. Não aguento mais tanta mesmice! Eu preciso mudar a minha vida! Como construir um caminho e saber percorrê-lo??? Sei que não existe receita para a felicidade, mas por que tudo é tão desgastante e angustiante? Talvez seja porque eu tenha aproveitado pouco a minha adolescência e agora me sentisse imaturo para continuar a caminhada.Como se estivesse despreparado para "desbravar" essa fase séria da vida que é a fase adulta. Será que me falta atitude? Será que tenho muito medo de errar e isso me deixa paralisado diante de diversas situações, me impedindo inclusive de tomar escolhas sensatas e naturais? O fato é que em meio a esse caos: família desestruturada, remorso do passado e instabilidade emocional; eu não consigo ir para frente. Estou totalmente perdido. Sempre dou uma passo a frente e dois para trás. É como se eu estivesse jogando contra meu próprio time. Vim de escola pública, me esforcei muito e hoje eu estou apto a passar em uma boa faculdade. Já passei, mas não fui. Não me imagino morando em uma repúplica e também nunca tive certeza do que queria fazer. Estou patinando. Como sair dessa lama? Por exemplo, talvez passe em odontologia. Será que vale a pena?? Porque tenho tanta dificuldade em fazer escolhas e tomar decisões? Não que eu seja arrogante, mas eu mereço um bom futuro, pois já me esforcei bastante em tudo que fiz.Não sei para onde ir, qual curso prestar, a pressão está aumentando, as angústias do passado me assombram e não aguento mais buscar minha minha felicidade e não encontrar nada. Pior ainda é ver conhecidos se desenvolvendo naturalmente na vida e você ficando para trás. E quando me vem a cabeça cenas da adolescência com amigos, meninas e tal que poderiam ter acontecido e não aconteceram. Se pudesse voltar atrás eu voltaria e faria praticamente tudo diferente.Eu já estou com 20 anos! Preciso amadurecer, saber o que quero para minha vida, decidir o o meu caminho e trilhar! Mas estou muito perdido, minha família infelizmente é bem ignorante e não pode me ajudar muito. Agora estou penando mais um ano no cursinho, sem saber novamente para onde ir. Adoro biológicas, mas não deveria ter escolhido medicina, pois sei que não estou preparado o suficiente para passar. Posso fazer odontologia (que é bem próximo de casa e é Unicamp) mas não sei se valeria a pena. Não sei se vale a pena mudar tudo e fazer um curso técnico ou uma faculdade paga. Estou totalmente confuso. Enfim, me sinto despreparado para encarar a vida. Como lidar com passado de frustrações? Por que tudo é tão angustiante e tenso para mim? O que me falta em relação as outras pessoas? Com qual visão tenho que encarar a vida? Por que fui cair nessa zona de conforto? Como posso conduzir a minha existência de forma mais leve e natural, sem sofrer tanto? Já frequentei terapias, mas todos os psicólogos pareciam não me entender e eu não conseguia externar todos os meus sentimentos e tudo o que estava acontecendo. Esqueci de um detalhe: sou extremamente irritado e ancioso,o que evidencia que houve uma piora dos meus comportamentos que não foram tratados na hora correta. Agradeço muito quem leu. Confesso que ficou grande e confuso o meu texto, mas isso reflete exatamente o cenário de inquietação, medo, insegurança e aflição em que vivo. Parece tudo um drama, mas não é. É a forma como me sinto.Obrigado.

Comments

• Felipe, numa análise bem superficial, percebe-se dois grandes problemas em você, o medo e a preocupação. São duas palavra que já eliminei do meu vocabulário faz muito tempo. O medo cria enormes barreiras à nossa frente e achamos muito difícil transpô-las. A preocupação, como o próprio nome diz, é uma ocupação antecipada (pre), com problemas que, na maioria das vezes, nunca acontecerão, a não ser em nossa mente. Se faz necessário eliminar tais sentimentos de forma urgente, caso contrário seus problemas serão cada vez maiores. Eu aprendi, somente quando estava nos meus 53 anos de idade, o poder da fé. A fé é crermos no impossível se encarado de forma natural, mas quando passamos a usar o sobrenatural de Deus em nossas vidas, os problemas continuarão existindo, todavia fica bem mais fácil enfrentá-los e, o melhor de tudo, vencê-los. Tal sentimento é adquirido com o passar do tempo e a busca em seu aprendizado. Não existem vitórias sem lutas, portanto não podemos desanimar ante as barreiras colocadas à nossa frente. Portanto não desista, não desista, não desista jamais. Gosto muito de uma frase de Bernard Shaw: "A juventude é uma coisa maravilhosa, pena que seja desperdiçada com jovens". Veja que você diz, "gostaria de voltar ao passado e fazer tudo diferente", mas isso é devido ao conhecimento adquirido e que não existia àquela época, não é mesmo? Então não desperdice muito tempo somente fazendo planos. Parta objetivamente para um propósito definido, sem estar muito preocupado se dará certo ou não. Você tem muito tempo pela frente para mudar de rumo caso se faça necessário, mas o ideal é ter uma meta e ir em busca da mesma. Eu, por exemplo, não sei se gostaria de voltar aos meus 20 anos, pois sou mais feliz hoje do que naquela época. Isso deveu-se à minha mudança de hábitos, o mais importante deles foi ter-me tornado cristão convicto. Desenvolvi a fé que "move montanhas" e isso propiciou-me a cura milagrosa de uma câncer em 2002. Hoje tenho intimidade com Deus e tudo tornou-se bem mais fácil de ser enfrentado. Os problemas continuam existindo, mas não me assustam e consigo enfrentá-los destemidamente, pois conto com uma ajuda sobrenatural. Uma pessoa sozinha, com Deus, é maioria. Você não precisa acreditar no que estou lhe falando, mas não perderia meu tempo respondendo perguntas similares à sua apenas para ganhar pontos que de nada valem, entretanto não costumo ficar indiferente ante jovens fazendo um monstro com coisas tão simples de serem resolvidas, bastando para tanto querer. Deixe a dúvida de lado, não se apegue à bobagens sem sentido e trace um foco a ser seguido obstinadamente para, assim, ser vencedor. Não fique ligado ao passado, principalmente se o mesmo só lhe proporciona más lembranças. Veja o presente e o que mesmo pode lhe proporcionar, mas não fique parado e siga em frente em rumo ao sucesso. Se outros podem, por que não você? Torço pelo seu progresso, mas a tarefa é toda sua.

Que Deus lhe abençoe dando-lhe sabedoria em todos os seus pensamentos e ações!

• Romanos 12:17,18 / Provérbios 19:11 / Provérbios 15:1 / Salmo 51.

• Bem, tu escreves bem… nota-se que és muito inteligente e sabes disso (de vez em quando), mas falta-te a segurança e firmeza… Olha, ninguém é confiante e firme em todas as situações. Mas tu tens de aprender uma coisa difícil de executar… que é ver aquilo que queres ou achas que deve ser feito, que vai ser importante para a tua vida e FAZÊ-LO apesar do medo e dúvidas, pois só assim podes alcançar alguma coisa na vida. O sucesso consegue-se arriscando… Tens medos, és tímido e recalcado.. OK! Enfrenta os medos, pois eles são os teus maiores inimigos, eles deturpam a realidade e tudo que queres fazer parece que vai dar errado, mas não é verdade, vai em frente com medo pode ser, mas vai… A timidez, ultrapassa-a socializando, tenta conhecer pessoas, as coisas mudam quando percebes que és igual a qualquer um. O passado, enterra, deixa-o lá onde está pk já passou, faz disso uma aprendizagem. Tu sabes que mereces melhor, então vamos lá buscar esse melhor, tens de te dar essa oportunidade.

Essa ansiedade toda e porque pensas demais, preocupas-te com coisas que nem deveriam ser preocupações, mas quem te censura, também sou assim, mas podes controlar isso lentamente. Dando menos importância ao futuro. Bem, ele é importante, mas não ao ponto de destruir aquilo que precisamos ser no presente entendes? Se pensares muito no futuro o medo de arriscar vai ser maior e disso não precisas. Precisas é de pensar “quero que isto seja assim, vou trabalhar para que seja”. E vais conseguir, vais ter desilusões, mas tudo faz parte da vida. Temos de aprender a viver com todas as situações e emoções. E tu estás preparado, acredita nisso. Queres medicina, continua a estudar que consegues… Não digo que seja fácil, mas vais conseguir, tu estudas e és inteligente e muito importante: gostas do que estas a estudar.

Bem, desculpa, eu sei que não estou a dizer tudo, mas não consigo escrever tudo o que quero, pois não sou boa a expressar-me.

Ah, sabes, para controlar a ansiedade e a irritação, o desporto é uma boa ajuda.

Sign In or Register to comment.