Quais riscos eu corro em comprar um imovel sendo que o formal de partilha ainda nao foi registrado?

Estou comprando um imovel, esta semana irei assinar o contrato de compra e venda, meu receio é quanto ao formal de partilha que ainda nao foi registrado, gostaria de saber dos riscos.

A pessoa que irá assinar o contrato é procurador do proprietário do imovel.

Update:

A pessoa de quem estou comprando é viúvo, e na condição de meeiro ficou com esta casa, e o mesmo passou uma procuração a um dos filhos para que o mesmo venda o imóvel.

Comments

  • basta o procurador pedir ao juiz um alvará,no caso o inventariante e todos herdeiros tem que assinar ,efetuar o pagamento atraves de preocurador correrá o risco de perder tudo que pagar,com o alvará do juiz não terá problema.e como o procurador atraves de uma procuração do proprietário do imovel se o imovel esta sendo inventariado esta não entendi,o propietario não morreu,então não é inventario,tem coisa errada ai ou na pergunta

  • É p risco que corre todos que compram um imóvel que ainda não consta no nome de quem esta vendendo. Se o registro do formal na matricula vc não poderá transferir o imóvel para seu nome(o cartório não faz o registro) e além do mais que certeza vc tem de que os outros herdeiros concordam com a venda e de que a viuva realmente ficou com o imóvel. Negócios com imóveis por procuração´tem que ter muito cuidado. Peça uma cópia autenticada do formal de Partilha como garantia e no contrato faça constar cláusula com prazo para o registro do formal, pois se eles não levarem a registro vc não passa ele para seu nome e se o falecido tiver algum credor que requisite a penhora do bem? nunca se sabe e neste tipo de negócio não se confia nem em parente. Eu sugiro que vc peça ao procurador que registre antes, do contrario vc só terá o contrato como prova do negocio pois nem a escritura vc poderá fazer pois o tabelionato pede a matricula atualizada. abraços

  • Devido ao fato de estar ainda em partilha, é aconselhável que haja alvará autorizando a venda (e provavelmente este alvará irá indicar uma conta à disposição daquele juízo para o crédito da venda). Verifique o RGI atualizado do imóvel, como não houve partilha estará constando ainda o nome do de cujo e , de qualquer forma, você não iria conseguir registra-lo no cartório.

    O Alvará é necessário e esse ônus é do vendedor, porém não se preocupe pois não demora muito. Uma semana, em média.

    Sem ele sua compra e venda pode ser anulada judicialmente.

  • caso este viuvo tambem morra, a procuração nao tem valor, quem vai ser o responsavel e os outros herdeiros?, consulte um corretor, use o creci , e de graça. boa sorte.

  • você deve constituir um advogado, o qual deve formalizar ao juiz que separe este bem do invetário, claro que você tem comprovar a compra com documentos legais.

  • Ao comprar um imovel sem registrar a compra corres o risco do proprietario vender a outro, e nesse caso quem registrar 1° é que fica com o imovel.

  • Mesmo assim espere a solução legal para ter certeza. Você poderá comprar o imóvel de um proprietário inexistente ou compromissado com outros que poderão anular o negócio.

Sign In or Register to comment.