Você já esteve em uma favela? Principalmente para os cariocas.?

Você já entrou em uma favela? O que achou? Teve medo? Você que é do RJ assim como eu, também nunca visitou uma favela ? Se é carioca, tu mora perto ou longe de áreas da cidade que ficam de frente para os morros? Se mora perto tem medo dos conflitos? Se mora longe conhece algum morador de favela? Você acha que avaliando a situação dos morros atuais no RJ , você acha que ainda há alguma solução? O que você sugeriria?

Update:

Tony por que Favela é um termo perjorativo? Se aqui no RJ nós temos tantos morros, com nomes de Favela. Tipo Favela da Rocinha, Morro da Babilônia. São nomes mesmo dos locais. Abraços.

Comments

• Nas favelas cariocas nunca estive , mas aqui em Sampa pra mim é igual a qualquer lugar entro e saio sem problemas e nunca me passou pela cabeça sentir medo, entro a qualquer hora sem nenhum constrangimento.

bjão baby

• Sim... sou carioca e morei durante 14 anos praticamente no pé do morro... onde tive uma experiencia de vida fantástica... tudo se resume no seguinte:

Até 12 anos meu pai tinha um bom emprego e uma situação "ótima", moravamos em um condominio show e com o desemprego vieram as dividas e ele vendeu o bom AP pra pagar dividas enormes e o dinheiro q sobrou deu pra comprar uma boa casa, porém na entrada de uma favela (pé do morro). No início confesso q tinha medo e demorei um ano pra me acostumar com a situação, porém depois confesso q foram anos maravilhosos, pois pude conhecer os 2 lados da moeda. Conheci muita gente boa e gente ruim... gente boa q virava para o outro lado por necessidade mesmo, pq os pais nao tinham dinheiro nem pra comida e por ai... Via tb muitas pessoas q me discriminavam na escola por morar ali e q depois subiam morro pra comprar drogas... engraçado neh? E agora sou um cara q não tenho mais pre conceitos com relação a isso... Ja fui a muitas favelas e não deixo de ir qndo necessario.

Por falar nisso... um dos maiores bailes conhecidos no rio de janeiro, fica em uma favela... no rio das pedras q vai até artista global, jogadores de futebol e etc...

Aqui é meio q normal as pessoas transitarem em lugares assim até pq tem em qqr bairro...

Hj... não moro mais em favela e nem muito perto, porém um dos meus melhores amigos mora na rua q eu morava e toda semana vou lá, assim como ele vai na minha casa e sempre saimos juntos...

Quanto a sua pergunta sobre a solução fica vaga, pois vc diz solução pra pobreza ou trafico? Se for contra o trafico agora existem as milicias q tomaram conta de muitas favelas e inclusive recrutam alguns traficantes e conseguem tirá-los da vida, mas cobram taxas dos moradores e comerciantes,,, coisa q eles mesmos como policiais deveriam fazer em condições normais... quanto a pobreza é um problema mundial....

sugestão? sinceramente não tenho....

bjussssssssssssssss

• Moro em São Paulo, não tem lá grande diferença, mas ainda não temos áreas de conflito como vem acontecendo no Rio..

Nunca fui a uma favela, mas já estive em bairros muito pobres e que devia ter algum código estranho, alguma norma que não entendi direito, porque uma senhora chegou e nos avisou, não espere anoitecer, saiam daqui antes disso..

Nem quisemos detalhes, saimos mesmo..

Conheço pessoas que moram em favela sim.. A solução é urbanizar a área, o poder público tomar posse, estabelecer as normas vingentes, tirar esses moradores de ditadores que estabelecem normas absurdas como pedágio, lei do silêncio, toque de recolher, pra que possam manter suas atividades ilegais calmamente..

Eu teria medo sim, outro dia estava falando com um garoto do Rio de Janeiro, meu amigo, pelo Msn, muito gente boa, classe média, pais advogados, estudante universitário, mas mora próximo de uma área de conflito, fora da favela..

Enquanto falávamos pelo mic eu podia ouvir os tiros e o pavor do garoto porque estava na hora da mãe chegar do trabalho..

Acho que a coisa rolou muito a vontade no Rio, e agora vai precisar de muito tempo, coragem e disposição política, pra reverter a situação.. Mas acredito que tem jeito sim, e o jeito começa com a educação, com a assistência a essa população que vive no maior desamparo, não tem a quem recorrer e é refém fácil do crime organizado..

O Brasil inteiro torce pra que o Rio de Janeiro continue lindo..

Felicidades,

Beijinhos

• Sou de S. Paulo

Conheci favela acompanhado de uma moradora que trabalhava de doméstica em minha casa. Foi tudo tranqüilo.

Tempos depois, achava seguro conhecê-la e fui sozinho colher amostras de terra para trabalho universitário. Passei medo pois os moradores me vigiavam de longe saiam nas portas de barracas para trancar portas/portões.

Eu tentava me aproximar para explicar que estava de passagem e as coisas pioravam : Alguns se afastavam como que com medo de mim e outros aparentavam não acreditar em mim. Me apressei, colhi menos do que precisava e fui embora com um sorriso forçado.

Aqui uma solução (em longo período) seria descentralizar a cidade, pois o tráfego seria mais equilibrado, lugares de grande densidade seriam ocupados com os arredores e os subúrbios perderiam os climas desérticos (perigosos). Isso com o tempo fariam os lugares das favelas se tornarem fábricas ou algo mais (como foi em S. Bernardo/SP).

Estudei na FEI que no R.J. o problema é mais complexo porque a topografia da cidade não ajuda num projeto como esse.

Falar é fácil né _ Fazer que seria bom até agora "nada" nem aqui nem ai nem em lugar nenhum.

..

• NÃO SOU CARIOCA,SOU GAÚCHA,E ENTREI EM UMA FAVELA EM NITERÓI.... NÃO TIVE MEDO NENHUM... ACHEI AS PESSOAS MUITO RECEPTIVAS E LEGAIS ... POR ESTAR NA CASA DE UM MORADOR,E SABEREM QUE SOU GAÚCHA..FUI MUITO BEM TRATADA ! bjs

• Sim,apesar de nao ser carioca jà morei em uma aliàs e visitei vàrias outras,é uma comunidade sò que com regras diferentes da sociedade aqui fora,as vezes atè mais severas e que realmente funcionam(posso citar por exemplo um estuprador dentro de uma favela se ele comete um crime é condenado à morte e com certeza dificilmente escaparà vivo dessa sentença,ou um ladrao que rouba em uma certa àrea que é proibido fazè-lo também nao terà um bom fim de carreira),essas sao apenas algumas regras mas existem também a mais famosa que é a lei do silèncio,as pessoas que vivem dentro dessas comunidades nao tèm direito de expressao ou opiniao quanto ao tràfico ou à crimes que por ventura podem ser testemunhas,ali voce nao vè,nao fala e nao ouve é assim que funciona.O disque denùncia com certeza nao tem vez dentro daquelas sociedades.

Nao moro à anos nestes lugares graças a meu bom Deus,mas moro cercada de favelas(moro na zona sul do Rio)e acho que a polìtica que esta sendo feita pela polìcia daqui do Rio de invasao e desarmamento dos morros é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas comunidades(falo dos trabalhadores e pessoas carentes que vivem là),enfraquecendo o tràfico e a bandidagem,o que melhora a qualidade de vida de todos sem restriçoes.

Além de tentarem acabar com a bandidagem deveriam realmente restruturar as favelas e fazerem delas o nosso maior exemplo as vistas do mundo mostrando que quando o Estado nao é corrupto e quer mudar pra melhor as coisas ele consegue(o que me parece um sonho à ser alcançado um dia pelo bem de todos nòs)

Isso é o que eu acho!Desculpe-me as acentuaçoes,estou adaptando meu teclado.

Boa noite!bjss

• Não nunca estive.

• Lá pelos idos dos anos 60 estive em uma favela, naquela época já existia a violência, tanto que foi necessario pedir autorização de visita a mesma.

As casas eram de madeira e zinco, depois de um governador legalizar as favelas ai começou as favelas serem construídas de alvenaria e o trafico surgia mais pessadamente, e transformou o Rio de Janeiro , A CIDADE MARAVILHOSA, em um estado dentro de um estado.

• Favela, é um termo pejorativo, não acha?

Eu já estive em diversas comunidades carentes chamadas de favelas, e discriminadas pela sociedade.

Quero que todos saibam que bandido são aqueles que cometem crimes, não só os traficantes que se aproveitam da ausência do Estado para controlar algumas destas localidades.

Algumas eu achei abandonadas, outras estão sendo reconstruidas e podem até se tornar grandes centros no futuro.

Nessas localidades moram muitos trabalhadores que dão o sustento para os patões riquinhos metidos a príncipe.

Bandidos estão até na casa dos "grandes e poderosos". Fazem barbaridades, cometem crimes, roubam, traficam todo o tipo de ilegalidades, e muitas vezes passam despercebidos pela mídia que mostra os "favelados" em situação de risco social, sendo oprimido pelo Estado que devia servir e proteger!

Muitos culpam a polícia. Eu digo que é encontrar a corporação para "Cristo", pois o Estado não cumpre seu papel e a polícia muitas vezes se vê sobrecarregada tendo que lutar contra bandidos, defender a própria vida, e ainda tirar essas pessoas da linha de frente.

Onde está a lógica trágica deste fato?!

O estado deve estar presente, não na hora de reprimir a venda de drogas, e sim antes disso. Para ser mais exato, no momento que o bandido está sendo armado.

O verdadeiro problema está aí!

Tudo o mais quanto ao assunto é relevante, porém secundário.

Espero que todos compreendam...

Valeu.

• Estive e vi que lá moram tabém pessoas humildes.

Sign In or Register to comment.