se um funcionario mora proximo ao local de trabalho ,tem direito a vale transporte ??

no interior os bairros sao proximos uns dos outros , aproximadamente 10 minutos a pe ate o centro , por morar proximo ao trabalho , o funcionario tem direito a vale transporte ?

Comments

• Veja bem, o vale transporte é descontado do salário.

O desconto é de 6% sobre o salário base, se você solicitar o vale mesmo não precisando você tem que calcular se o desconto não fica acima do que você gastaria normalmente.

Ex.: gasto 80,00 de vale e recebo 1000,00 *6% = 60,00 ok

neste caso compensaria solicitar o vale

Ex.: gasto 80,00 de vale e recebo 1500,00 *6% = 90,00 ok

neste caso não compensaria solicitar o vale visto que se eu pagar em dinheiro gastaria menos.

entendeu ?

• O Vale Transporte é um direito do trabalhador.

A Lei determina que a empresa é obrigada a fornecê-lo, para o trajeto residência - trabalho e trabalho - residência.

O Empregado pode optar pelo não recebimento, desde que declare, expressamente, que não necessita de sua utilização.

Entretanto, tenho conhecimento de que muitos Fiscais do Ministério do Trabalho (Delegacias Regionais do Trabalho), desconsideram esta opção, e acabam multando a empresa pelo não fornecimento do Vale Transporte, justificando essa decisão pelo fato de que não existe, na Lei, opção pelo não recebimento do benefício.

Minha sugestão é que você se dirija a uma Delegacia Regional do Trabalho, e se informe sobre essa situação, a fim de evitar futuros aborrecimentos, quando de uma eventual fiscalização.

Espero ter ajudado.

• E um direito seu,e a empresa e obrigada a fornece.

Se você não assinou nem uma desistência e claro,se informe

com seu sindicato.

• Independente do valor descontado que é 6% do seu salário, para que você o receba é preciso comprovar através de comprovante de residência a sua necessidade.A distância entre sua casa e o local de trabalho deve ser superior a 1Km.

• Não quer nada hein, no máximo voce tem direito a uma bike.

Sign In or Register to comment.