Bebes com 1 ano e 4 meses..?
Ola eu tenho um bebe muito saudavel e sapeca gracas a Deus, ele completou hj 1 aninho e 4 meses, ainda mama no peito. Estou com dificuldades em faze-lo comer, ele pesa mais ou menos 10.5Kg e tem 78cm, e muito peralta mas rejeita todo o tipo de comida q ofereco. O que devo fazer???
Comments
Deixa ele um pouco com fome e vê se não vai comer outra coisa
%
Olá, sou mãe de 4 filhos, os caçulas são gêmeos, e estão com quase 4 anos e ainda mamam no peito, mas se alimentam super bem, comem de tudo, uma coisa que eu sempre fiz e que acho que estimula muito a criança a comer, é deixar que elas comam sozinhas, forre um lençol no chão compre um pratinho e uma colher bem legal, colorida e ofereça a comida, deixe ele se sujar todo, comer com as mãos, jogar comida fora do prato, no começo é assim mesmo, e se puder faça o seu prato e coma na mesma hora que ele, sente ao lado dele, e nessa idade não precisa mais bater a comida no liquidificador, é só amassar bem, ou depedendo do que for é só cozinhar bem, que fica molinho e desmancha na boca, dá pra mastigar, mesmo com poucos dentinhos. Ok, beijos.
Eita...muito estranho isso!!!
Vc tá tentando dar aquelas papinhas em vidro? Se for isso é normal pq são ruins pacas!
Comece com frutas raspadas ou amassadas...maça, banana, abacate (com açucar), mamão...menos frutas cÃtricas.
Isso vai abrir o paladar dele e vai ficar aberto à novas comidas.
Evite, porém, enfiar feijão goela abaixo dele...batatas, arroz, massas...tudo bem amassadinho fácil de engolir
O peso e a altura são compatÃveis com a idade, porém ofato de não comer pode prejudicá-lo. Insista muito na alimentação e deixe-o comer sozinho algumas coisas. Vc já deu bolachas, iogurtes e outros doces? Tá aà o problema. Se vc não tirar as guloseimas e não manter um horário para as refeições será difÃcil alimentá-lo. Ele deve acordar cedo, tomar o lanche da manhã e almoçar no horário certo e se isso não ocorrer (se ele não comer nada)não dê nada até dar a hora do lanche da tarde.
Cardápios Alternativos Para os Três Primeiros Anos
Quando a criança entra no primeiro ano de vida, chega a hora de introduzir no cardápio uma série de novos alimentos. Qual é a alimentação mais condizente com cada etapa da vida da criança?
A nutricionista Ãrica Ebloes montou um cardápio básico para que as mamães tenham sugestões para agradar ao paladar dos pequenos. Confira.
1º ano de vida
· Desjejum: leite
· Lanche da manhã: suco de limão
· Almoço: arroz, feijão, carne moÃda e abobrinha
· Lanche da tarde: melão
· Jantar: purê de batata, frango desfiado e cenoura
· Ceia: leite
Dica da nutricionista
Segundo a nutricionista Ãrica Ebloes, se a criança for alimentada com leite materno é importante manter a amamentação, desde que sem prejuÃzo das demais refeições.
2º ano de vida
· Desjejum: leite com chocolate e pão com manteiga
· Lanche da manhã: bolo de laranja
· Almoço: arroz com milho, frango com vagem e couve-flor
· Lanche da tarde: suco de laranja com mamão e biscoitos
· Jantar: sopa de feijão com batata
· Ceia: mingau de cereais
Dicas da nutricionista
Se a criança é alimentada com aleitamento artificial, mantenha a alimentação nos horários habituais. Uma sugestão da nutricionista é a retirada gradativa da mamadeira para oferecer o leite em copos ou canecas. Utilizar receitas coloridas e atraentes em porções pequenas é uma opção para estimular o paladar da criança. Os alimentos oferecidos à criança não deve conter muitos condimentos.
3º ano de vida
· Desjejum: banana amassada com aveia e mel
· Lanche: iogurte com biscoitos
· Almoço: arroz, estrogonofe, palmito e pepino
· Lanche: leite e pão de queijo
· Jantar: macarrão com brócolis
· Ceia: bolo de fubá
Dicas da nutricionista
à noite, se a criança solicitar, dê um copo de leite antes de escovar os dentes e dormir.
Dicas da nutricionista para todas as idades
Evite que a criança coma ou beba antes das refeições.
Procure variar os alimentos dentro da disponibilidade da famÃlia
bom, vc tem que insisitir né?
tente estabelecer um horario certo para todas as refeiçoes. ele já tem dentinhos, ja pode comer a comida da mesa, nem precisa ser apapinha mais! tente variar os alimentos pra ele nao enjoar e sente do lado dele e coma junto
Trabalhei 2 anos com crianças com 1 até 2 anos e pela minha experiência na maioria dos casos de crianças que não aceitam comidas (principalmente as sólidas) a culpa é dos pais. Sei que é difÃcil para uma mãe ver seu filho chorando com fome e não dar o peito mas em certos momentos ela precisa ser mais drásticas para não prejudicar ao bebê. Seu filho precisa fortalecer o maxilar e para isso ele precisa mastigar.
Não corte o peito de uma hora para outra! Aliás, parabéns por continuar amamentando! Vá diminuindo aos poucos as mamadas (2 x ao dia já é o suficiente: de manhã e na hora de dormir). Comece com papinhas e vá acrescentando, sem que ele perceba, pedaços sólidos de alimentos nas sopinhas.
Neste site há diferentes receitas para bebês:
http://guiadobebe.uol.com.br/receitas/index.htm
Boa sorte!
problema é q ele sabe q se não comer vai mamar e pronto vai dormir de barriguinha cheia de leitinho e carinho...
vc tem q começar a negar o peito em vez de amamentar quando ele não quiser comer quando os dentinhos surgirem deixar a comida mais mole pra ele mastigar tb ajuda, tipo não quer comer banana amassada pode tomar um suco de laranja , agua de coco, maçã, pera e só oferecer o peito depois q ele tiver comido alguma coisa, se ele perceber q só pode mamar depois de comer vai começar a se interessar mais pela comida pq sabe q a sobremesa é leitinho... e converse com ele para q ele entenda q precisa comer as coisas q vc faz com amor e carinho pra ele ficar fortinho ,cante musicas deixe ele se sujar na comida pq ele já esta na idade de desmamar, pra q isso aconteça ele precisa estar comendo outras coisas para q receba os nutrientes da forma adequeda q não atrapalhe seu desenvolvimento e sua saude. boa sorte.. ahh e não esuqeça q os bebes são espertos , quanto mais vc fizer coisas q desagradem eles e depois voltar atras eles percebem q se houver uma persistencia na birra vão ter oq querem e não fazem oq nós queremos. se vc começar a insistir na comida não volte atras pq a proxima tentativa é muito mais dificil.
Meu filho adorava a papinha da Nestle e danone, foi com isso que ele começõu a largar o peito, mas com essa idade, eu já dava bolacha água e sal, bolacha maria, pão doce com requeijão, suco ades de soja, e tentava fazer com que ele não sentisse o cheiro do leite, colocava duas blusas...
E estimulando com as coisas que ele gosta, logo ele vai aprendendo a comer de tudo...
Mas danone e papinha da nestle é quase infalivel...
principalmente a de carne com legumes...
o que os pediatras orientam é-- com1 ano e 4 mese seu filho nao consegue todod od nutrientes de que necessita no seu leite. precisa de alimentos variados. acho que para incentiva~lo a comer melhor, seria bom restringir o peito e começar a introduzir as papinhas- primeiro de sal.
consulte o pediatra em quem vc confia para sanar suas duviadas
Acho q a culpa é sua, por ñ ter acustumado ele.
ñ desista, todos os dias faça a comidinha dele,mesmo q ele coma pouquinho, mais ele vai acustumando.
boa sorte e beijokassssss.