Criança sem limites, como conviver?

Temos nossos filhos. Eles podem ser "tortinhos", feinhos e até mal educados, mas gostamos deles mesmo assim.

Entendo que gostar deles é fácil...Afinal são nossos filhos.

Mas entendo também que devemos educar para que as outras pessoas gostem também.

Alguns pais fazem todas as vontades do filho(a)...

A falta de limites, com o tempo, vai contribuir para que esta criança tome atitudes que acabam por torná-la antipatizada no meio em que vive, seja no ambiente doméstico, seja na escola e/ou outros lugares que frequenta.

Um dia, ao entrar numa sala de reunião de HTPC (reunião semanal de professores) estava escrito na lousa a seguinte frase: "Dá-me uma criança com até dez anos, porque não preciso de mais para torná-la um homem".

Em relação a falta de limites e a frase acima citada, o que dizer?

A criança é a menos culpada?

Como agir?

Dentro dos estabelecimentos de ensino, os professores devem impor este limite ausente em casa?

Como lidar com pais que, de certa maneira, impedem o "crescimento" dos seus filhos?

Gostaria de ter sua opinião sobre este assunto, porque frequentemente deparo com situações desse tipo.

Desejo-lhe um bom final de terça-feira e uma quarta-feira iluminada.

Comments

  • Star One,

    Educar dá trabalho. Assim, creio que algumas pessoas não educam mesmo, por pura irresponsabilidade, não estão nem aí. Outras não sabem educar, tentam, mas erram. Querem ser bonzinhos, não castradores, não autoritários e... não sabem dar limites.

    Ter filho é fácil. Formar uma pessoa é que são elas...

    Dar limites é respeitar o espaço do outro. Desde de pequenos devemos mostrar isso aos filhos. Disse MOSTRAR, pois é agindo, mais do que falando que se passam conceitos e valores. É saber equilibrar o pulso firme, com o merecimento. É saber ouvir, também.

    É ensinar o que é confiança. É dar amor. E isto não quer dizer ser bonzinho. Amar um filho, é prepará-lo para a vida.

    Uma criança criada sem limites, onde tudo pode, tudo ganha, quando adulto, vai se frustar muitas vezes, pois o mundo nem sempre nos oferece o que queremos. Daí pode se tornar uma pessoa depressiva ou uma pessoa violenta, querendo, a qualquer custo, o que não consegue.

    Vou dar um exemplo simples. Estava num restaurante e, de repende três crioncinhas começam a correr, brincando de pique. Aquilo foi me aborrecendo e os pais (2 casais) nem aí. Como vc vai a um lugar público e conduz seus filhos como se estivessem em casa. Fiz

    valer meus direitos: chamei o garçon e pedi que falasse com os pais. Eu sempre levei meus filhos a restaurantes e nunca deixei que se comportassem mal, pois ninguém merece...

    Quanto à frase, conhece de outra maneira: Dá-me uma criança... não tem até dez anos.

    Penso que quer dizer que ela é como um papel em branco, onde podemos escrever o que quisermos. Vou corrigir: quase em branco, pois ela já traz consigo várias características. Segundo a Psicologia, uma criança está formada aos 6 anos. Logo, deve-se passar o certo e o errado por esse período todo e, claro, continuar reforçando valores e atitudes.

    Quando se superproteje também não se está educando, não se está deixando crescer.

    Como falei no início, dá trabalho, mas é o que mais nos faz felizes. Viva os filhos!!!!!!

  • Ter um cachorro é o sonho de muitas crianças, mas como saber quais são as melhores raças para os pequenos? Os pais devem levar em conta vários fatores para a escolha: qual o espaço para o animal, se a família quer um cão de companhia ou de guarda, se a ideia é ter um cão de pequeno, médio ou grande porte, se a família quer um cachorro mais sossegado ou mais brincalhão e até se o animal vai ter pelo curto ou longo. Raças de pequeno porte: Pug – é um cão muito companheiro, sociável e que se enquadra a ambientes e pessoas estranhas. É considerado uma das raças mais dóceis que existe. Poodle – inteligente, brincalhão, que se adapta bem a apartamentos. Schnauzer miniatura – alegre, dócil, obediente, afetuoso e fiel. Shi-Tzu – muito dócil, esperto e adora um colo. Ótimo para viver em apartamento. Lhasa Apso – raça criada durante séculos apenas pelos nobres e monges tibetanos. É muito amável, atentos e enérgicos. Raças de médio porte: Beagle – cão muito amigo, agitado e que precisa de muita atividade física. Cocker Spaniel – alegre, brincalhão e muito companheiro. Existem alguns muito agitados e outros muito tranquilos. Bulldog Francês – manso, inteligente e necessita de muita atividade física Raças de grande porte: Labrador – inteligente, obediente, adora brincar na água e é muito equilibrado. Boxer – companheiro, protetor, adora crianças e protege a família. Golden Retriever – possui as mesmas características do labrador, late pouco e aprende muito rápido. Sheepdog – muito brincalhão, feliz e adora passear E outro que eu gosto muito é amigona da minha irma de 5 anos é o Basset Duchund(cofap)

  • Acredito que seja 50 % culpa dos pais , mas conheço pessoas que tinham tudo para serem exigentes e mimadas ( pois os pais assim a trataram ) que sabem muito bem a quem devem ser humildes, mas quem sofre mais são os apis e os irmãos . nem sempre são mal educados na sociedade , vai muito da indole

    Eita !!!alguem colocou o nick parecido com o meu

    hehehehe

    bjão baby

  • Não saberia o que lhe dizer pois tenho duas filhas de 4 e 7 anos que tem limites para tudo. São criadas não à antiga, com com algumas barreiras que não as deixam sair dos limites. São bastante cobradas por nós pais e pelos avós na questão de educação e até onde podem ir. Não me arrependo de ser um pouco <sargento> com elas.

  • E ai beleza?

    leva em um pscologo!

    .....Åß®äçö§......

  • Há um tempo atrás, vi em um supermercado uma mãe e seu filho. A criança pedindo coisas para ela insistentemente. A mãe se limitava a dizer: -não meu filho....A certa hora, o menino se joga no chão e começa a gritar feito louco e a se debater no chão,chamando a atenção de todos ao redor, num claro acesso de ( já que você não me dá o que quero, veja o que vou fazer). E a mãe calmamente disse: - fulano( o nome) mamãe vai ficar brava com você. Tá bom, o que você quer? E saiu calmamente....

    Agora me diz Star, que educação você espera encontrar nessa criança quando ela crescer?

    A meu ver os limites foram derrubados e enterrados. Estamos vivendo a falta total de respeito. Não sou letrada no assunto, minha área é outra, mas vejo falta de firmeza por parte de pais. Sei que ensinar é difícil, mas alguns nem se dão ao trabalho. E que adinata ensinar na escola e desaprender em casa? Acho que o esforço tem que ser conjunto, pais e professores. É preciso mostrar-se que a vida é feita de limites. Nada é de graça.Tudo é conquistado, dentro do respeito.

    Beijos, Boa quarta-feira.

  • Criança sem limite ganha apelido de pestinha, e este apelido só é mencionado longe dos pais, por isso nenhum pai deve saber o quanto seu filho é evitado, por adultos inclusive.

    Os pais , como você disse, não estão impedindo o crescimento dos filhos, porém estão sendo omissos com a sociendade, estão sendo BANANAS. Que atire a primeira pedra quele que nunca teve o prazer de puxar orelha ou dar um beliscão em crianças( alheias) sem limites? Não fui o primeiro nem serei o ultimo. Crianças educadas são amáveis,queridas, mas crianças pestinhas são aqueles horrores que temos que esconder tudo quando elas aparecem em nossa casa, pobre da professora que aguenta estas pestinhas, e o pior, qdo estão em nossas casas, pedimos a Deus para que a mãe acorde do abobamento em que ela vive e se lembre que crianças pestinhas são altamente invasivas,lembre-se que todas as casas tem suas regras e a pestinha desrespeita todas.

    Cara Senhora, talvez a senhora ache rude minhas palavras, mas creia, que muito se é falado na ausencia dos pais bananas, e quando estes pais são chamados em na escolinha, os educadores usam eufemismos tão amenos para explicar a situação, que os pais acabam não interpretando a mensagem como deve ser, porque afinal, é proibido falar :

    -Seu filho é uma pestinha que todos ficam felizes com a ausencia dele!

    Impor limites e cobrar com seriedade é uma obrigação dos pais, para o bem dos filhos, Pais que acham que todos tem que aguentar "fases"dos filhos, na verdade não respeitam o espaço dos outros, também não excercitam a autocrítica.

  • Nunca deixe a criança sair dos limites, se já saiu ai é preciso ter firmesa e saber aplicar o castigo na hora certa.

  • Olá Star !!!

    Educar significa também ensinar o filho a conviver com as regras, com os limites e as dificuldades da vida em grupo sem atropelar quem estiver na frente. E isso é um desafio num mundo em que muitos adultos se comportam como crianças malcriadas. É a família que oferece as primeiras referências do que a criança pode ou não fazer, do que é certo ou errado e que isso é necessário para a criança conseguir se estruturar como pessoa e aprender a distinguir o certo do errado. Acredito que a falta de limite pode interferir, de forma negativa, no relacionamento dela com outras pessoas, inclusive na escola.

    Eu sinceramente acredito qua a educação começa em casa e termina no estabelecimento educacional. E se a criança não lá os encontra (os limites) fica então difícil levá-los ao ambiente em que frequentam.

    Por experiência nunca consegui impor limites aos meus alunos sem ter de recorrer a família.

    E por não conseguir o apoio das mesmas, não consegui o resultado que almejei.

    Penso que primeiro a família. A escola é só a continuidade. De nada adianta a escola educar e a família "deseducar".

    Grande beijo querida !!!!!!!

  • As crianças devem ser criadas para o mundo, quanto melhor o mundo que vc quer para seu filho faça dele um ser humano mehor.

    A escolinha é o começo da sociabilização das crianças, é a "mini-sociedade"da criança, da forma que ela se comporta ali, se comportará para todo o sempre, caso ela "possa"fazer tudo que quer. Mas automaticamente ela vai ser , posta de lado pelos outros colegas, e o mesmo vai acontecer em sua vida inteira, vai ser uma pessoa que não aprendeu a encaixar-se em um espaço ,ela não respeita o espaço alheio. Os pais podem achar lindo tudo que o filho faz, mas a sociedade não tem a menor pena de dar um "tapinha" ( porem bem mais doido) que a mãe deixou de dar... "vale alguns velhos ditados "se vc não educa, a sociedade educa", "é de pequenino que se torce o pepino".

Sign In or Register to comment.