Galera, quantos m² eu como um tecnico de edificações posso assinar e desenhar?

Galera a situação é a seguinte, eu quero saber as atribuições de um tecnico de edificações. Ex.:

1. Quantos m² eu posso projetar e acompanhar o desenvolvimento do projeto? (Sem ser necessário um ENGENHEIRO CIVIL)

--- Eu moro na cidade de açailandia, maranhão. Sou estudante de EDIFICAÇÕES.

Comments

  • Meu caro amigo,

    Você como Técnico em Edificações pode assinar 80 m² pra você ter ideia 8,94m x 8,94m, ou 8m x 10m. Não pode ser o responsável por projeto estrutural, mas dentro dessa área você pode executar a estrutura. Mas não se preocupe com relação à estrutura pois se for estrutura de concreto pré moldado quem fica responsável pela estrutura é o próprio fabricante. Você também é responsável pela execução e projeto de instalações hidráulicas e embora, todo técnico tenha uma carga horária de 160 horas de eletricidade isso te torna um eletricista mas não te dá o direito de assinar um projeto elétrico, apenas para resolver pequenos problemas e definir a instalação elétrica da residência. Toda vez que ligo no CREA perguntando se eu posso fazer um projeto elétrico eles dizem que não! Mas na verdade eles passam a impressão que eles também não sabem e dizem que você pode fazer o que está na sua grade curricular. Eu fiz Edificações, Segurança do Trabalho e estou me formando em Tecnologia de Construção Civil pela FATEC irei ver com o Conselheiro do CREA se é possível aumentar minhas atribuições legais bem como a área pela qual poderei ser responsável, mas no seu caso sugiro que emita ARTs ( Anotações de Responsabilidade Técnica) para acompanhamento e execução de projeto de área construída de 80m². Dá pra ganhar dinheiro fazendo pequenas casas residênciais e galpões para o comércio. Sugiro que você desenvolva sua carteira de parceiros porque construção é contato com pessoas, as vezes você nem tem seu próprio pessoal como micro empresário, mas se você tiver o contato, faz o orçamento e joga seu preço em cima pra acompanhar, não esqueça sempre de fazer um contrato com as pessoas. Estude principalmente a parte de Cálculo, pra você não ter prejuízo em nada compreende?

    Atenciosamente,

    Regis Leandro CP da Silva

    Estudante Tecgº de Construção Civil - modalidade Edifícios

    Técnico em Edificações

    Técnico em Segurança do Trabalho

    [email protected]

  • liga pro crea do teu estado e pergunta

  • Olá amigo de Açailândia-MA,

    As atribuições do Técnico em Edificações são aquelas descritas nos artigos 3º e 4º e 5º, do Decreto nº 90.922, de 1985.

    Você pode projetar edificações de até 80m², inclusive projeto estrutural, desde que não seja de concreto armado ou metálico. Pode, ainda, projetar e executar instalações elétricas e hidráulicas, desde de que seja de edificação de até 80m², e que tais disciplinas constem da grade curricular do seu curso.

    Joel Rodrigues Milhomem

    Técnico em Edificações CREA-TO

    § 1º Os técnicos de 2º grau das áreas de Arquitetura e de Engenharia Civil, na modalidade Edificações, poderão projetar e dirigir edificações de até 80m 2 de área construída, que não constituam conjuntos residenciais, bem como realizar reformas, desde que não impliquem em estruturas de concreto armado ou metálica, e exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.

  • Em princípio voce não pode assinar como RT o projeto de qualquer edificação. Para isto é preciso um registro de engenheiro.

Sign In or Register to comment.