Na administração,quais os pontos mais importantes das teorias da Burocracia e das Relações Humanas?

Conhecemos algumas bases Históricas da Administração,entre elas a teoria da Burocracia e a Teoria das Relações Humanas(Escola Humanística). Quais foram os pontos mais importantes de cada uma destas Teorias?

Comments

  • Atribuí-se o sistema altamente burocrático como se fosse um sistema implantado pelos regimes comunista, quando na verdade a burocracia significa: Administração dos negócios públicos sujeita a regulamentos rígidos e a rotina complicada e lenta. Administração com excesso de formalidades e papelada.

    De certa forma a burocracia é necessária, principalmente se tratando do sistema judiciário brasileiro, agora o excesso de burocracia é uma maneira de protelar decisões, enquanto os Poderes da república, o Judiciário, Legislativo e Executivo se barrarem no excesso de burocracia para protelar decisões que devem ser tomadas de imediatos, estaremos cada vez mais sujeitos a violência, desemprego, desprendimento e etc.

    Vejamos exemplos dos EUA, onde o sistema de hipoteca de bens funciona, hoje a super-valorização dos imóveis está em crise, e alguns americanos (as) da classe média pegaram dinheiro para investir em seus negócios e com o insucesso dos mesmos, em alguns casos, eles acabaram de falir financeiramente. Esse sistema é uma desburocratizado do sistema financeiro Norte Americanos, que incentiva novos investidores. Eu diria que existe uma falha nesse sistema. Vai da capacidade de cada um recuperar o investimento perdido. hoje existe várias empresas " sanguessugas", que adoram comprar massas falidas.

    Outra forma burocrática é a decisão dos EUA cuidarem de sua economia de fato, ao invés de tentar resolver os problemas dos outros países apenas com discurso, eles tem ou não dinheiro para financiar a dissiminção da miséria nos países em desenvolvimentos? Querem a paz ou o petroleo? Estão preocupados com os avanços nucleares para fins pacíficos ou querem impor o medo na população? A economia da calsse média americana tá ou não comprometida com os bancos? Essas perguntas quem deve responder é o modelo capitalista e político americano!!! Pois é o sistema que mais tem influenciado outros países pelo mundo afora.

  • BUROCRACIA surgio como uma proposta de estrutura administrativa para as organizações mais complexas. Ela surgiu como um PARADIGMA de gestão, regulada pelas normas e inflexibilidade hierarquica.

    Suas caracteristicas são:

    - formalidade

    - divisão do trabalho

    - hierarquia

    - impessoalidade

    - competencia técnica

    - separação entre propriedade e administração

    - profissionalismo.

    ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS A busca por maior eficiência, o desenvolvimento das ciências comportamentais e as conclusões da experiência de Hawthorne (1927) são as origens da escola das Relações Humanas.

    Suas caracteristicas são:

    - Trata a organização como grupos de pessoas

    - Enfatiza as pessoas

    - Delegação de autoridade

    - Confiança e abertura

    - Ênfase nas relações entre as pessoas

    - Confiança nas pessoas

    - Dinâmica grupal e interpessoal

    - Incentivos psicológicos

    - Produtividade em função da satisfação no trabalho.

    Bom espero ter colaborado!

    mais informações sobre TGA vc encontra no site:

    www.vidadura.org/elciolaiter

    lá vc encontra tudo e mais um pouco...rs

    até!

  • TEORIA DA BUROCRACIA

    A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40, em função principalmente dos seguintes aspectos: a) A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias entre si, sem possibilitarem uma abordagem global. b) A necesidade de criar um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes. c) O crescente tamanho e complexidade das empresas passando a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. d) O surgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador. Segundo a qual, um homem pode se pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada exatamente, sem permitir que suas emoções interfiram no seu desempenho. A burocracia é uma forma de organização humana e que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos fins pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível. Em sua obra, Max Weber não considerou em sua obra a burocracia como um sistema social, mas principalmente como um tipo de poder, para melhor entender a burocracia, Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade. Tipos de Sociedade - Sociedade Tradicional, onde predomina características patriarcais e patrimoniais, como a família. - Sociedade Carismática, onde predomina características místicas, arbitrárias, como partidos políticos. - Sociedade Burocrática, onde predomina normas impessoais e a racionalidade, como nas empresas. Tipos de Autoridade - Autoridade Tradicional, quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas. - Autoridade Carismática, onde os subordinados aceitam as ordens do superior devido a sua liderança. - Autoridade Burocrática, onde os subordinados aceitam as ordens porque concordam com as normas. Características da Burocracia Segundo Weber: - Caráter Legal das Normas e Regulamentos - Caráter Formal das Comunicações - Caráter Racional e Divisão do Trabalho - Impessoalidade nas Relações - Hierarquia de Autoridade - Rotinas e Procedimentos Estandardizados - Competência Técnica e Meritocracia - Especialização da Administração que é Separada da Propriedade - Profissionalização dos Participantes - Completa Previsibilidade do Funcionamento Vantagens da Burocracia: - Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos. - Precisão na definição do cargo e na operação. - Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito. - Univocidade de interpretação garantida. - Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização - Subordinação dos mais novos aos mais antigos - Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com as regras conhecidas. A burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento, todavia, ela também gera consequências imprevistas e que levam a ineficiência e as imperfeições, gerando as disfunções da burocracia. Disfunções da Burocracia: - Maior internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos - Excesso de formalismo e papelório - Resistência a mudanças - Despersonalização do relacionamento - Superconformidade as rotinas e procedimentos - Exibição de sinais de autoridade Ao formular o modelo burocrático, Weber não previu a possibilidade de flexibilidade da burocracia para atender as exigências externas dos clientes e as exigências internas dos participantes. Para alguns autores, o modelo burocrático constitui um terceiro pilar da Teoria Tradicional da Organização, de um modo geral podemos concluir que a teoria se assemelha a Teoria Clássica da Organização quanto a ênfase colocada na eficiência técnica e na estrutura hierárquica da organização, bem como na predominância da organização industrial, apesar de certas diferenças entre si.

    TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS

    A partir da Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofreu uma verdadeira revolução conceitual, agora a ênfase era nas pessoas que trabalhavam na organização, seu surgimento foi possível devido o desenvolvimento da Psicologia, bem como as modificações ocorridas no panorama social, econômico e político da época. Tal teoria só começou após a morte de Taylor, a partir da década de 30. A Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida principalmente por cientistas sociais entre eles George Elton Mayo, considerado o fundador da escola graças às conclusões obtidas na Experiência de Hawthorne, sendo um movimento de oposição a Teoria Clássica. A Experiência de Hawthorne Em 1927 iniciou-se uma experiência em uma fabrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne, cuja finalidade era determinar a relação entre a intensidade de iluminação e a eficiência dos funcionários medida através da produção. As conclusões dessa experiência foram: - O nível de produção é resultante da integração social e não da capacidade física. - Comportamento social dos empregados, espelhado no grupo e não em si. - Recompensas e sanções sócias influem no comportamento dos trabalhadores. - Criação de grupos informais através de regras de comportamento. - Aumento das relações humanas através da participação nos grupos informais. - Importância do conteúdo do cargo, pois trabalhos simples e repetitivos tendem a se tornar monótonos. - Maior ênfase nos aspectos emocionais. Com os resultados obtidos nessa experiência o engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo, surgindo então uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social. Devido a Teoria das Relações Humanas passou-se a estudar a influencia da motivação no comportamento das pessoas e a compreensão da motivação exige o conhecimento das necessidades humanas. A motivação refere-se ao comportamento que o causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer suas necessidades. Foram identificados três estágios de motivação: - Necessidades fisiológicas; - Necessidades psicológicas, e - Necessidades de auto-realização. A mensagem é clara, pode-se motivar uma pessoa quando se sabe o que ela necessita e quando uma necessidade de um determinado nível é satisfeita passa-se para o próximo nível na hierarquia. A organização informal ganha importância e tem sua origem na necessidade do individuo de conviver com os demais seres humanos, ela possui as seguintes características: - Relação de coesão ou antagonismo; - Status de seus membros; - Possibilidade de oposição à organização formal; - Padrões de relações e atitudes. Assim como as demais teorias anteriores essa também sofreu várias críticas, entre elas: inadequada visualização dos problemas das relações industriais, concepção ingênua do operário, limitação do campo experimental (fábrica novamente), ênfase nos grupos informais e enfoque manipulativo das relações humanas. Mais adiante a Teoria passa por uma completa reelaboração depois de tantas criticas e passa a se chamar Teoria Comportamental.

    Boa sorte.

Sign In or Register to comment.