Na administração,quais os pontos mais importantes das teorias da Burocracia e das Relações Humanas?
Conhecemos algumas bases Históricas da Administração,entre elas a teoria da Burocracia e a Teoria das Relações Humanas(Escola Humanística). Quais foram os pontos mais importantes de cada uma destas Teorias?
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Atribuí-se o sistema altamente burocrático como se fosse um sistema implantado pelos regimes comunista, quando na verdade a burocracia significa: Administração dos negócios públicos sujeita a regulamentos rígidos e a rotina complicada e lenta. Administração com excesso de formalidades e papelada.
De certa forma a burocracia é necessária, principalmente se tratando do sistema judiciário brasileiro, agora o excesso de burocracia é uma maneira de protelar decisões, enquanto os Poderes da república, o Judiciário, Legislativo e Executivo se barrarem no excesso de burocracia para protelar decisões que devem ser tomadas de imediatos, estaremos cada vez mais sujeitos a violência, desemprego, desprendimento e etc.
Vejamos exemplos dos EUA, onde o sistema de hipoteca de bens funciona, hoje a super-valorização dos imóveis está em crise, e alguns americanos (as) da classe média pegaram dinheiro para investir em seus negócios e com o insucesso dos mesmos, em alguns casos, eles acabaram de falir financeiramente. Esse sistema é uma desburocratizado do sistema financeiro Norte Americanos, que incentiva novos investidores. Eu diria que existe uma falha nesse sistema. Vai da capacidade de cada um recuperar o investimento perdido. hoje existe várias empresas " sanguessugas", que adoram comprar massas falidas.
Outra forma burocrática é a decisão dos EUA cuidarem de sua economia de fato, ao invés de tentar resolver os problemas dos outros países apenas com discurso, eles tem ou não dinheiro para financiar a dissiminção da miséria nos países em desenvolvimentos? Querem a paz ou o petroleo? Estão preocupados com os avanços nucleares para fins pacíficos ou querem impor o medo na população? A economia da calsse média americana tá ou não comprometida com os bancos? Essas perguntas quem deve responder é o modelo capitalista e político americano!!! Pois é o sistema que mais tem influenciado outros países pelo mundo afora.
BUROCRACIA surgio como uma proposta de estrutura administrativa para as organizações mais complexas. Ela surgiu como um PARADIGMA de gestão, regulada pelas normas e inflexibilidade hierarquica.
Suas caracteristicas são:
- formalidade
- divisão do trabalho
- hierarquia
- impessoalidade
- competencia técnica
- separação entre propriedade e administração
- profissionalismo.
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS A busca por maior eficiência, o desenvolvimento das ciências comportamentais e as conclusões da experiência de Hawthorne (1927) são as origens da escola das Relações Humanas.
Suas caracteristicas são:
- Trata a organização como grupos de pessoas
- Enfatiza as pessoas
- Delegação de autoridade
- Confiança e abertura
- Ênfase nas relações entre as pessoas
- Confiança nas pessoas
- Dinâmica grupal e interpessoal
- Incentivos psicológicos
- Produtividade em função da satisfação no trabalho.
Bom espero ter colaborado!
mais informações sobre TGA vc encontra no site:
www.vidadura.org/elciolaiter
lá vc encontra tudo e mais um pouco...rs
até!
TEORIA DA BUROCRACIA
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40, em função principalmente dos seguintes aspectos: a) A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias entre si, sem possibilitarem uma abordagem global. b) A necesidade de criar um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes. c) O crescente tamanho e complexidade das empresas passando a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. d) O surgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador. Segundo a qual, um homem pode se pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada exatamente, sem permitir que suas emoções interfiram no seu desempenho. A burocracia é uma forma de organização humana e que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos fins pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível. Em sua obra, Max Weber não considerou em sua obra a burocracia como um sistema social, mas principalmente como um tipo de poder, para melhor entender a burocracia, Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade. Tipos de Sociedade - Sociedade Tradicional, onde predomina características patriarcais e patrimoniais, como a família. - Sociedade Carismática, onde predomina características místicas, arbitrárias, como partidos políticos. - Sociedade Burocrática, onde predomina normas impessoais e a racionalidade, como nas empresas. Tipos de Autoridade - Autoridade Tradicional, quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas. - Autoridade Carismática, onde os subordinados aceitam as ordens do superior devido a sua liderança. - Autoridade Burocrática, onde os subordinados aceitam as ordens porque concordam com as normas. Características da Burocracia Segundo Weber: - Caráter Legal das Normas e Regulamentos - Caráter Formal das Comunicações - Caráter Racional e Divisão do Trabalho - Impessoalidade nas Relações - Hierarquia de Autoridade - Rotinas e Procedimentos Estandardizados - Competência Técnica e Meritocracia - Especialização da Administração que é Separada da Propriedade - Profissionalização dos Participantes - Completa Previsibilidade do Funcionamento Vantagens da Burocracia: - Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos. - Precisão na definição do cargo e na operação. - Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito. - Univocidade de interpretação garantida. - Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização - Subordinação dos mais novos aos mais antigos - Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com as regras conhecidas. A burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento, todavia, ela também gera consequências imprevistas e que levam a ineficiência e as imperfeições, gerando as disfunções da burocracia. Disfunções da Burocracia: - Maior internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos - Excesso de formalismo e papelório - Resistência a mudanças - Despersonalização do relacionamento - Superconformidade as rotinas e procedimentos - Exibição de sinais de autoridade Ao formular o modelo burocrático, Weber não previu a possibilidade de flexibilidade da burocracia para atender as exigências externas dos clientes e as exigências internas dos participantes. Para alguns autores, o modelo burocrático constitui um terceiro pilar da Teoria Tradicional da Organização, de um modo geral podemos concluir que a teoria se assemelha a Teoria Clássica da Organização quanto a ênfase colocada na eficiência técnica e na estrutura hierárquica da organização, bem como na predominância da organização industrial, apesar de certas diferenças entre si.
TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS
A partir da Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofreu uma verdadeira revolução conceitual, agora a ênfase era nas pessoas que trabalhavam na organização, seu surgimento foi possível devido o desenvolvimento da Psicologia, bem como as modificações ocorridas no panorama social, econômico e político da época. Tal teoria só começou após a morte de Taylor, a partir da década de 30. A Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida principalmente por cientistas sociais entre eles George Elton Mayo, considerado o fundador da escola graças às conclusões obtidas na Experiência de Hawthorne, sendo um movimento de oposição a Teoria Clássica. A Experiência de Hawthorne Em 1927 iniciou-se uma experiência em uma fabrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne, cuja finalidade era determinar a relação entre a intensidade de iluminação e a eficiência dos funcionários medida através da produção. As conclusões dessa experiência foram: - O nível de produção é resultante da integração social e não da capacidade física. - Comportamento social dos empregados, espelhado no grupo e não em si. - Recompensas e sanções sócias influem no comportamento dos trabalhadores. - Criação de grupos informais através de regras de comportamento. - Aumento das relações humanas através da participação nos grupos informais. - Importância do conteúdo do cargo, pois trabalhos simples e repetitivos tendem a se tornar monótonos. - Maior ênfase nos aspectos emocionais. Com os resultados obtidos nessa experiência o engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo, surgindo então uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social. Devido a Teoria das Relações Humanas passou-se a estudar a influencia da motivação no comportamento das pessoas e a compreensão da motivação exige o conhecimento das necessidades humanas. A motivação refere-se ao comportamento que o causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer suas necessidades. Foram identificados três estágios de motivação: - Necessidades fisiológicas; - Necessidades psicológicas, e - Necessidades de auto-realização. A mensagem é clara, pode-se motivar uma pessoa quando se sabe o que ela necessita e quando uma necessidade de um determinado nível é satisfeita passa-se para o próximo nível na hierarquia. A organização informal ganha importância e tem sua origem na necessidade do individuo de conviver com os demais seres humanos, ela possui as seguintes características: - Relação de coesão ou antagonismo; - Status de seus membros; - Possibilidade de oposição à organização formal; - Padrões de relações e atitudes. Assim como as demais teorias anteriores essa também sofreu várias críticas, entre elas: inadequada visualização dos problemas das relações industriais, concepção ingênua do operário, limitação do campo experimental (fábrica novamente), ênfase nos grupos informais e enfoque manipulativo das relações humanas. Mais adiante a Teoria passa por uma completa reelaboração depois de tantas criticas e passa a se chamar Teoria Comportamental.
Boa sorte.