Quais as causas do Ateísmo no Brasil?

Tenha calma e paciência, os argumentos menos contundentes e as perguntas, estão no final.

Ninguém nasce ateu, todos nascemos ignorantes e depois recebemos a influência familiar e social do meio. Como no Brasil, a maioria é religiosa, então o ateísmo aqui deve ter outras causas, entre as quais tenho notado cinco ao longo da vida, mas devem haver outras.

1) Revolta contra Deus:

Em algum momento da vida, a pessoa clamou pela intervenção divina e não foi atendida como gostaria. Não se conformando ou não tendo encontrado resposta satisfatória para seu sofrimento, passou a negar a existência de Deus e da espiritualidade.

2) Revolta doméstica:

Durante a infância e adolescência recebeu severa educação religiosa fundamentalista, de pais possivelmente fanáticos. Nesse ponto até gostaria de fazer uma enquete para saber qual a religião que mais produz ateus no Brasil.

3) Revolta social:

Ao observar o meio em que vive, a pessoa não consegue encontrar para si respostas satisfatórias para tanto sofrimento, passando a acreditar que tudo na vida é acaso, sorte ou azar de quem vive ou nasceu nesse ou naquele meio. Para ele ou ela, a maldade não tem explicação e o mundo está à deriva e dependente exclusivamente do ser humano. O único sentido da vida é sobreviver da melhor maneira possível, de acordo com seus valores morais e sociais.

OBS: Nos três casos acima, a pessoa tende a fechar sua mente para outros conceitos sobre deus, espiritualidade e as causas do sofrimento, que não entende e nem quer entender de outra forma, adotando assim a negação sumária. Esses são os que podem se tornar radicais e até mesmo fanáticos propagadores da doutrina ateísta

4) Modismo/Auto-afirmação:

Para ser diferente, para se identificar com um grupo, enfim, por falta mesmo de maturidade.

5) Busca pessoal:

Alguém que buscou respostas em diversas fontes, mas não encontrou no pensamento religioso ou espiritualista, argumentos suficientes para atender sua lógica pessoal, coisa que para um ateu é parâmetro fundamental de análise.

Esse último, adota a idéia ateísta expontaneamente e sem traumas, e raramente se torna um radical. Apenas não acredita nas coisas espirituais e ponto final.

Então as perguntas são:

1) As causas acima descritas são suficientes? Sim, não, por quê? Quais seriam as outras?

2) Antes de ser Ateu, qual foi sua religião ou a de sua família? Ou já nasceu num meio familiar ateísta? Gostaria muito dessa resposta.

Com a palavra, os Ateus.

Paz e Luz!

PS: A pergunta não tem caráter pessoal ou ofensivo. Foi redigida segundo observações e conceitos próprios, que podem ou não ser verdadeiros ou completos. Apenas faço um questionamento, assim como qualquer outro pode fazer, sobre algo com que não concorda ou tem dúvidas.

As eventuais respostas grosseiras dos fanáticos religiosos não refletirão as minhas e nem serão de minha responsabilidade.

Update:

Marcelo C

Vi o vídeo. É um evidente sofisma com algumas informações verdadeiras, porém com conclusões falsas.

Comments

  • Discordo de alguns pontos da sua pergunta:

    a) Você disse que ninguém nasce ateu: eu acho que é o contrário. Todo o mundo nasce ateu e é educado, em 90% dos casos, na religião dos pais, e aí sim, o indivíduo adota (ou não) essa religião.

    b) No caso 5, que é o mais próximo do que aconteceu comigo, não é necessário que determinado argumento religioso atenda a lógica pessoal. Normalmente, quando chegamos nesse ponto, vemos que o argumento em questão não atende à lógica de maneira geral.

    Respondendo às suas perguntas:

    1) Não. Acho que faltaram a escolaridade, associada ao senso crítico e o encontro com pessoas de outras religiões. Para mim, pessoalmente, esses dois fatores foram cruciais para eu me tornar atéia, que não foi um processo que ocorreu da noite para o dia.

    2) Como a maioria dos brasileiros com mais de 25 anos, eu nasci numa família católica, fui batizada nessa igreja, mas meus pais (que também foram batizados nessa mesma igreja), honestamente, estavam mais para agnósticos do que para católicos.

    Saudações ateístas!

  • 1- Não. Faltou a revolta contra os religiosos(hipocrisia, falta de raciocínio lógico e cerimoniais ridículos).

    2- Fui ateu desde muito jovem, guri mesmo. A famíia toda era fortemente católica, coisa que nunca aceitei.

    3- Deixei de ser ateu com a eclosão da mediunidade e o contato com a doutrina espírita que, a meu ver é a que dá explicações mais lógicas sobre um monte de pontos, mas não todos.

    O que eu aprecio nos ateus(sinceros e equilibrados) é o não -conformismo, o pensamento independente e a coragem de se assumirem como tal.

    O que eu não aprecio nos ateus é a negação sistemática do problema espiritual, que não tem nada a ver com acreditgar em Deus ou não.

    Abraço do Gatosão.

  • Eu não tenho revolta nenhuma contra Deus, minha revolta é contra a sociedade selvagem por que ela existe (abraços

  • Pergunta muito interessante....!

    Não sou atéia, mas acho difícil apontar uma causa, pois acho que o ateísmo pode ser um misto de todas as questões que apessoa vivenciou... como pode tb ser uma dentre.... cada um tem seu motivo....

    Mas de qualquer forma vc merece os parabéns pela pergunta bem formulada!

    bjos

    =]

  • As causas que você aponta só fazem realmente sentido do ponto de vista de um religioso. Ateísmo não é revolta contra nada (pelo menos na maioria dos casos), é simples e puramente falta de crença em seres divinos e no sobrenatural. Essa descrença deriva normalmente da realização de que as crenças religiosas não têm fundamento na realidade, mas são apenas um produto cultural.

    Discordo da sua afirmação de que ninguém nasce ateu, todos nascem ateus (ou pelo menos agnósticos), a crença religiosa é inculcada nas crianças pelas famílias e pela sociedade.

    Nasci numa família luterana (a atitude dos luteranos para com a religião não é muito diferente da dos católicos, a maioria não é praticante), tive uma educação religiosa normal (escola dominical, catecismo), mas desde que saí da infância passei a questionar minha crença, e o ateísmo surgiu naturalmente.

  • Sou agnóstico.

    Cheguei a esse estado em virtude de minha mente, naturalmente, curiosa.

    Mitos e dogmas, comigo, não têm vez!

  • Todos esses fatores que voce citou fazem sentido. Alguns ateus, o são por revolta, outros por modismo e outros porque realmente não acreditam depois de muito pensar a respeito. Bom, de qualquer forma, independente da origem do ateísmo da pessoa, o que importa é seu comportamento, sua forma de conversar e respeitar idéias diferentes das suas.

  • Não acredito que seja revolta. Acho que alguns pelo motivo 4(modismo/auto-afirmação) e outros porque não encontraram respostas na religião.

  • É bom todos se acostumarem com a ideia de que todos nascem ateus, e que junto com o nascimento vem um HD, ou o hard disk, já formatado, zero bala, esperando a inclusão de dados. E é na infancia e justamente pelas pessoas( pai, mãe) que mais te ama é que são os responsaveis pela continuidade ou propagação(ou inclusão dos dados) daquela ideia que receberam dos seus pais E por falar em pai e mãe, fiz primeira comunhão, andei demais em procissão, quase fui coroinha. A propria doutrina, contando com a fragilidade de sua palavras, a inconsistencia observado no dia a dia, é que conduz a pessoa a rejeitar a ideia de um criador inteligente para tudo isso.Voce que é espirituoso viu sofismas no video(aquela ideia, pensamento, ou exposição com o `` proposito de induzir outrem``) porem só vi verdades absolutas. É ai que está a graça da coisa, `` o verdadeiro espirito da brincadeira´´, pois duas pessoas distintas presenciando o mesmo acontecimento tem opiniões diferentes. Ao morrer a verdade absoluta, por incrivel que pareça, ningum contará pra ninguem, pois estará junto consigo e ele fingirá de morto e jamais revelará a outrem. abraços

  • Nunca neguei minha condição de religioso e, isto podes ver no meu perfil, no entanto não me imagino participando de qualquer organização religiosa, depois de haver participado de tantas, percebí a grande confusão que são, centenas de igrejas usando como base a mesma bíblia e no entanto é fácil perceber que raramente um religioso tem uma visão clara desta bíblia. Não acredito em tudo que ali está escrito, se acreditasse que todo conteúdo da bíblia é decorrente de inspiração divina, estaria insultando o próprio Deus. Veja por exemplo o relato sobre a ressurreição, vais encontrar difrenças significativas nos livros de de Mateus, Marcos, Lucas e João, são na verdade grandes contradições e isso não pode ser produto de uma mente tão soberana. Ao analisar o relato sobre o comportamento do dois que foram crucificados juntos com Cristo, vais encontrar relatos divergentes entre os três primeiros e omissão no quarto livro. Mais existem muitas outras que os religiosos em geral preferem atribuir aos " mistérios de Deus " ao invés de reconhecerem os erro praticados voluntariamente ou não pelos tradutores que recebiam ordens e orientações das autoridades eclesiásticas, preferem atribuir à Deus esta falta de inteligência e, portanto creio que cabe à nós religiosos grande parcela de culpa pelo exponencial crescimento do contingente ateu, culpa pela nossa incompetência fenomenal na tarefa de difundir os preceitos de Deus, estamos apresentando ao povo, um Deus Extremamente confuso, um Deus que em um momento fala: " a caso sou homem para que me arrependa?" Depois vem o filho e chama a si mesmo de " O filho do Homem" e não está se referindo ao pai adotivo, mas sim ao Pai celestial. Estamos falando ao povo de um Deus que é amor, justiça, sabedoria e generosidade, mas que tem um instrumento chamado inferno preparado para torturar eternamente o impenitente, quando na verdade este lugar da forma com é mostrado, só existe na imaginação de pessoas que por falta de corágem e independência para contestar, e descobrir que tal invenção foi criada para escravisar as mentes dos incautos, preferem atribuir ao criador esta verdadeira aberração, reduzindo o elevado caráter divino ao nível de seres despresíveis com: Vespasiano, Diocleciano, Nero, Mao Tsetung, Stálin, Hitller, Slobodan Milosevic e Sadan Hussein. Não é verdade que a tortura é propria das mentes mais idiotas, arrogantes, prepotentes e diabólicas, como podem atribuir tal caráter a um ser supremo criador de tantas maravilhas? Isso é inaceitável para uma mente sã. Por isso surgem tantos ateus. É minha opinião de leigo.

Sign In or Register to comment.