Se meu pai vir a Falecer, eu herdo as Dívidas dele?
Pessoal, estavamos conversando eu e meu pai (que por favor quero muita saude e anos de vida a ele) e estavamos com a seguinte hipótese:
Meu pai tem 73 anos e eu tenho 23...meu pai falece no caso hoje... como fica??
eu herdo as dividas dele?tipo do cartão de crédito dele, emprestimos que ele fez, pagamentos de sei lá..enfim..pagamentos do mês... e tudo mais ou essas dividas morrem com ele?
não tenho cartão em conjunto, nada com ele..apenas somos pai e filho...ele tem as dividas dele e eu as minhas, mas caso aconteça de ele falecer eu vou ter que arcar com elas?
Comments
Bom! O certo é fazer o calculo de tudo que seu pai já possui, do que ele tem pra receber (emprestimos, juros) e o que ele deve (emprestimos, fianciamento de carro, etc)... somar tudo, e se der algum saldo esse saldo será o que será dividido entre os herdeiros, porem dividas como cartões de crédito, água, luz (essas coisas mais comum) quando não estão em quantidades volumosas acabam sendo pagas antes mesmo de abertura da do processo de sucessão... pra garantir o fornecimento normal (não cortar a luz, continuar andando com o carro, etc)... se o saldo for negativo... vc não tem o dever de pagar nada...
essas regras mudam se vc ao invés de herdar uma divida vc herdar uma empresa que tem uma divida... mas isso é outra história
Claro que isso tudo é falando a grosso modo... tudo isso passa por um processo judicial
nao sei, creio que caduque as dividas dele, serao quitadas.
Nota dez para a resposta da Andresse. Isso que é famÃlia mesmo!
Não vou negar que dei risadas para a resposta (sem discriminação, pois considerei muito espitituosa), mas numa analise profunda, quem sabe se a divida no cartão, por exemplo, não foi pra comprar o tênis que você esta usando.
sim...
vai saber né...mas meu pai sempre me apresenta pros amigos como aherdeira das dividas dele...kkkk
herança diz respeito a espólio e isso quer dizer crédito e débitos
SSâ¥H
Creio que não. o que pode acontecer é essas dividas serem abatidas na herança que ele deixar para vc.