Gente fiz uma tatuagem e o cara fez o desenho todo torto será que eu posso processar esse infeliz?
E tem mais alem do desenho ta torto saiu uma tal de queloide no local que nunca mais vai sair tipo uma ferida interna,e ai posso processar ele?
E tem mais alem do desenho ta torto saiu uma tal de queloide no local que nunca mais vai sair tipo uma ferida interna,e ai posso processar ele?
Comments
Podemos pensar esse "processo" em três esferas: uma ação cicil, uma ação penal e uma "ação de consumo".
A questão é:
Você permitiu que ele fizesse a tartuagem?
Ele licenciado ou tem algum tipo de formação?
Ele tem consultório (pessoa jurídica) ou a tartuagem foi feita num lugar qualquer?
E por último:
Você gostou do resultado da tartuagem?
De ante mão vou adiantar para vc que SIM, você pode processar o tartuador. Porem as perguntas que lhe fiz são importantes para saber que "tipo" de processo vc vai submeté-lo e o apenamento do tatuador (que pode ir de prisão à pagamento de idenização.
1) Vc certamente permitiu que ele fizesse a tartuagem e por isso assumiu os riscos de qualquer complicação, então, "a rigor" vc não pode processa-lo PENALMENTE por LESÃO CORPORAL LEVE (apesar disso ser possivel analisando outros fatos.)
2) Caso ele NÃO seja licenciado. Vc pode processa-lo CIVILMENTE por IMPERÍCIA e ainda PENALMENTE por EXERCÍCIO IRREGULAR DA PROFISSÃO
3) Suponhamos que ele esteja em situação regular, é um profissional liceciado, tem um consultório e uma empresa de tartuagem como uma pessoa juridica regular. Nesse caso, ficam excluída as impóteses anteriores. Mas, ainda vc pode processa-lo, CIVILMENTE por DANOS MORAIS e NEGLIGÊNCIA, e uma por ação (não muito dinfundida no brasil ainda) de INSASTIFAÇÃO DE CONSUMO, pois vc não gostou do resultado do "serviço" pelo qual pagou!
Percebeu? Você pode processa-lo e COM CERTEZA vc vai ter ganho de causa. Porem, dependendo do jeito como vc responderá as perguntas que lhe fiz, a natureza do processo muda.
Dica: Se vc estiver meio desanimada em entrar com o processo por causa do custo judiciário e do advogado, procure um tribunal especial (tribunal de penas causas) civel e penal, lá eles gratuitamente lhe orientarão sobre a forma de proceder no processo e talvez vc resolva seu problema sem nem precisar entrar na justiça.
PS. No processo Cível, a pena do acusado é lhe dar idenização.
No processo Penal, a pena dele vai de reclusão (prisão) à prestação de serviços à comunidade)
PS2. Faça seu DIREITO valer, só assim nós costruiremos um país onde nosso direitos são respeitados. Se vc calar, estará aceitando o que lhe fizeram, e outra pessoa será vítima.
PS3. O retorno financeiro que vc terá será muito superior a eventuais gastos, assim, vc pode com esse dinheiro "concertar" o estrago que ele fez numa clinica, ou num outro tartuador (geralmente na decisão do juiz, o reu fica obrigado a reparar o dano que causou, ou seja, não se preocupe com a aparencia da tartuagem. Ela será melhorada).
E e uma opinião pessoal minha: Evite tartuagens extravagantes, elas não são bonitas em homens muito menos em mulheres
Pelo quelóide você não pode processá-lo, pois esse é um efeito colateral da cicatrização da tatuagem. à uma reação do organismo à essa agressão. A tatuagem ficou torta por causa do quelóide? Então não se pode fazer nada, a não ser procurar um dermatologista!
Se a tatu estava torta desde o inÃcio, sim, você pode processá-lo, desde que tenha provas. Procure o Procon e informe-se, pois o tatuador tem que ser responsável pela qualidade do serviço que presta!
pode.... mas eu acho e bem feito..........
quem manda ser lerda !!!!!!!!!!
vc não sabia nem se o cara sabia desenhar e for fazer uma tatuagem !!!!!!!!!!!
deve ser pq ele era o mais barato neh !!!!!!!!!
assim vc me racha a cara de vergonha !!! bem no dia da mulher !!!!!!! credo....
Pode processar ele, vc tem todo o direito.
Não tenha dúvidas disso!!! Não pense duas vezes...isso é um absurdo!!!!! Processe sim...principalmente para ele não ter o direito de fazer isso em outras pessoas.
Tattoo é pra sempre!! Por isso que é importante fazer com um bom profissional...mesmo que isso signifique gastar um pouco mais.
Mas não fique triste...vc pode ainda procurar um bom profissional mostrar a "droga" de tattoo que for feita e pedir a ajuda para poder cobri-la de alguma maneira.
Boa Sorte!! E lembre-se o barato às vezes sai caro!
Poxa, que chato. Acho que pode processar sim. Mas além disso, procure um BOM tatuador, alguém com experiência referências, ele saberá acertar sua tattoo, ou poderá fazer algo por cima.
CONCERTEZA NAUM.......... VC ASSINOU ALGUMA DOCUMENTO DIZENDO QUE ERA ELE QUE ESTAVA TE TATUANDO ??????? A RESPONSABILIDADE Ã TODA SUA..................E QUANDO SE FAZ UMA TATTO EM PRIMEIRO LUGAR PROCURE UM CARA QUE SAIBA FAZER.................. E NAUM ESSES NOVATOS ............
pode sim, mas na hora em que o juiz for julgar sua causa, vc poderá ter surpresas desagradáveis, pondere, e pense na possibilidade de um acordo com o tatoo sem envolver a justiça numa causa banal como essa que vc pretende, caso tenha sorte de achar algum advogado que se disponha a fazer isso por vc, já será sorte, tente, afinal a justiça é para todos.
de acordo com minha advogada você pode tentar processar ele sim...
só que à partir do momento em que você se dispôs a fazer você assumiu o risco.
infeliz eu não sei se ele é mas o mais certo seria isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!