Somos egoístas? Por que evitamos que os outros sofram se o sofrer é que os faz crescer?

Nosso dever é aceitar a opinião alheia, independente do que ela revele de falso ou verdadeiro, correto? Ótimo.

Precisamos entender que se alguém não se interessa em mudar sua visão e opinião, é escolha dela mesma e a conseqüência, somente à ela caberá sofrer. Seja boa ou má.

Por que insistimos tanto em mudar a opinião dos outros na "marra", como se a verdade estivesse somente em nossa visão? Só porque enxergamos razão? E ela? Será que não vê razão até mesmo em coisas as quais consideramos absurdas? A ciência muda, a natureza muda, nossos átomos e células mudam, nossa consciência muda, mas esta incrível fome de devorar o ponto-de-vista alheio permanece em nosso ser. Por quê?

Já pensou se um leão ficasse "interferindo" em como a fêmea deve caçar sua presa? Se uma coruja ficasse ensinando a outra como construir sua toca? Somente a experiência muda nossa opinião de forma completa. Por que então evitamos que os outros sofram com experiências, se de fato são elas que os farão evoluir?

Update:

Alguns de nós temos ouvidos para ouvir, outros os possuem para escutar... e há uma diferença capital em cada um...

Existe uma diferença também gigantesca na "forma" em que se passa a "interferência" ao outro.

Se você chegar em alguém impondo sua verdade, por mais sensata e inteligente que ela seja, não conseguirá persuadir a ninguém.

A imposição de uma verdade é algo que vai contra a liberdade dos outros. Deve-se então analisar e verificar a possibilidade de um comentário (crítica) de forma suave e que provoque reflexão. Se a pessoa quiser mudar seu ponto-de-vista, ela o fará. Caso considere a opinião duvidosa ou contraditória, simplesmente a esquecerá descartando-a.

Egoísmo ao extremo é querer impor a sua verdade aos outros. Ora! Somos seres únicos! Cada um percebe o mundo à sua maneira, correto? Então a verdade não é de ninguém isoladamente. Ela é de todos ao mesmo tempo e isto é genial pois não privilegia a ninguém. Concordam?

Update 3:

Por exemplo, nesta pergunta.

Estou com a verdade? Sim? Não? Me interessa que vocês venham comigo no raciocínio ou que vocês produzam seu próprio raciocínio? Eu quero os arrebanhar, prendê-los dentro de meus conceitos? É ÓBVIO QUE NÃO! Quero somente que façam uma crítica a si mesmos, ao modo com que agem, pensam e produzem suas conclusões.

Esta pergunta não é de todo verdadeira pois eu NÃO possuo a verdade a não ser a minha própria.

Minhas perguntas são ESSENCIALMENTE REFLEXIVAS. Não imponho nada, apenas apresento fatos e relacionamento de idéias que para muitos não fará sentido algum. Mas me importo com os que conseguirem fazer uma singela e profunda AUTO-CRÍTICA.

Fiquem em paz...

Comments

  • Olá Philosophos.

    Penso que o instinto animal de proteção está presente no comportamento de todo ser vivo,

    porém, nos humanos, o instinto de proteção não tem limite definido, por influência cultural.

    O cuidado, zê-lo ou apego além do período da natural preservação da espécie, ocorre pelo egoísmo do ser humano, assim, sem se dar conta, o homem compromete a estrutura de auto sobrevivência e auto preservação de sua própria cria, que se torna insegura e frágil.

    A Insistência em mudar a opinião do outro, é um mecanismo de controle também humano, seria saudável se refletíssemos sobre nossa própria necessidade de controle, manipulação e domínio das idéias e dos comportamentos dos que estão a nossa volta.

    É comum a insegurança do ser humano, não suportar a frustração de aceitar seu limite, ou seja, aceitar que ele não se é o supra sumo do universo, muito menos o dono da verdade.

    Existem muitas formas de se atingir o mesmo objetivo, entretanto, só pessoas "livres" são capazes de pensar de forma diferente ao pré estabelecido (quebrar regras é doloroso).

    Quando se é criado nesse sistema "egoísta", é fácil compreender porque tantos se deixam levar por ícones como: Hitler, Mídia, Senso Comum, Seitas, Políticos....

    Beijos.

    Lenda Virtual.

  • Apesar de tudo, o livre-árbitrio, deve prevalecer diante de suas escolhas.

    Muitas veses,pessoas não aceitam mudar diante do ponto de vista do outro devido a grande diferença de idéias, porém niguem muda a ser o que se quer,voçê não pode obrigar simplezmente ,mas através de questionamentos pode fazer desta pessoa que reflita,sem imposições,apenas indagações,através da argumentação

    se consegue aproximar as opiniões alheias, buscando os beneficios de sua indagação,

    Creio que ninguém quer que o outro sofra involuntáriamente

    por ter passado situação semelhante, a dela.

    Mas quem disse que se aprende só na dor,ou por acaso o sofrimento que atinge os seres irracionais obscuresa a mente dos homems e faça com que aprendam na dor dentro da mecanica das coisas para depois se orgulharem de seus sofrimentos e exibirem com arrogância seus feitos da vida ao primeiro que passar, lembre-se nen todos conseguem absorver as expêriências doloridas da vida,a aqueles que se debilitam por elas, por isso nossos escritórios de psicologia e instituições religiosas estão lotados

    No contrario sei que como falou voçê ficar em cima do outro toda hora não é legal, nisto vem aquilo que o colega afirmou na colocação de sua pergunta temos que largar de mão.

    Porem prevenir uma unica vez é remediar!!!

    inté!

  • É muito natural que a gente por exemplo dê a nossa opinião quando somos apresentados a um assunto. Isso não significa que estejamos fazendo com que o nosso ouvinte deixe de ter as suas próprias visões do que ele deva ou não fazer.

    É por isso que todos nós somos interessantes: porque temos algo a dizer; mesmo que não seja somente sobre as nossas próprias vidas. Cabe àquele que ouve, ponderar sobre qual o caminho a seguir. Naturalmente, ele fará aquilo que disser mais fundo no seu interior.

    Um abraço.

  • Sim, somos egoístas, e em relação ao assunto exposto, não quer dizer que estejamos preocupados se a pessoa vai ou não sofrer, na verdade estamos preocupados é se estamos ou não conseguindo impor nossas atitudes pra esta pessoa.

    Isso é a vaidade, é o egocentrismo, fihos diretos do egoísmo.

    Na verdade é o medo de que o outro encontre um meio de sair da situação sem necessitar de nós, ou que encontre um meio melhor do que o que nós temos pregado.

    Enfim, no fundo no fundo estamos pensando em nós e não no sofrimento alheio.

  • Philosop...,

    Meu amigo nossa experiência não serve para nada quando queremos passa-la para os mais jovens, eles não escutam ninguém, quando fazemos isto é por amor e não por egoismo.

    Gostariamos de preserva-los dos sofrimentos inuteis, já que nós ja sofremos.

    Quando chegarmos a uma época em que será valorizada a experiência dos mais velhos, então será formado o conselho dos anciãos como existe na China e no Japão, de onde é tirada toda a sabedoria de um povo.

    Um grande abraço, Helda

  • O sofrimento faz parte da lapidação.Pois só sofrendo é que lembram de Deus!

  • O sofrimento faz crescer quando tem falta de amor. São duas formas diferentes de crescimento.

    Abraços!

  • é...eu acho q faz sentido, e tem dois lados...

    agora se o leão interfirisse na forma em como a leoa caça sua presa ele não seria um leão...o animal e homem são diferentes, às vezes o homem quer ajudar tanto que acaba atrapalhando, agora, pq não ajudar sendo q possivelmente vc podera mudar algo...eu acho q tudo é uma baçança...e seria egoismo se privar das suas coisas para evitar o sofrimento...ex: qdo vc não gosta mais da sua esposa ou namorada, mas não a deixa por pena, pq ela sofrerá sem sua companhia...mas na realidade ela sofre mais com esse seu sentimento de pena do que se estivesse sozinha..

    sei la...minha opinião...

  • Não é bem assim. Não crescemos somente com a dor. A troca de experiências é importante. Somos seres sociais, que aprendemos com o social. Quando vc aprendeu a andar de bicicleta, por exemplo: as dicas do outro não foram importantes? Dependemos do outro. Aprendemos com o outro também. Egoísmo é pensar que somos auto-suficientes e que crescemos somente por nossas próprias vivências.

Sign In or Register to comment.