Qual a importância das seguintes substâncias no dia a dia ?

Propanona

Eter etílico

etanol

metanol

ácido acítico

ácido butílico

ésteres

Comments

• Olá,

A importância desses compostos refere-se à utilidade deles no nosso dia a dia.

Os removedores de esmalte são preparados à base de propanona, que todo mundo conhece como acetona. O éter etílico é aquele usado em hospitais, como anestésico local, também é usado na indústria como solventes de resinas e óleos e no preparo de pólvora e seda artificial, e infelizmente também é usado para sintetizar cocaína. O etanol é o álcool que conhecemos como álcool comum, usado como combustível, limpeza doméstica de uso geral, e também para desinfetar as mãos (o álcool em gel), primeiros socorros, nos laboratórios de pesquisa científica como solvente, e é encontrado em bebidas. O metanol é também é um álcool, é tóxico, é usado também como combustível, nos EUA, mas seu principal uso é na indústria de plásticos, farmacêutica, na produção de formol e biodiesel. O ácido acético é o ácido do vinagre que é usado em diversos ramos da indústria, como produção de acetato de celulose, fabricação de garrafas de refrigerante (garrafas PET), e também para limpeza e desinfecção. O ácido butílico é usado na fabricação de vernizes, couro artificial, filme fotográfico, plástico, vidro de segurança. E os ésteres, primeiramente estão presentes em muitos alimentos e participam de reações importantes em nosso organismo, e são usados na produção de alimentos, cosméticos, medicamentos, plásticos, PET (usado em garrafas de refrigerante, filmes e potes para alimentos), sabões, biocombustíveis.

Espero ter ajudado.

• eu quero a bibliografia

• O etanol é bom para desinfectar feridas, e se for em bebidas alcoolicas é bom para beber e se alegrar um bocadinho, mas sempre com moderação. O resto não sei.

• Propanona é a acetona.

Éter etílico não tenho certeza, mas acho que seria um solvente

Etanol é combustível e encontrado em bebidas alcóolicas

Metanol não sei, mas o metano(hidrocarboneto) é usado com combustível também(GNV)

ácido ACÉTICO quando diluido em água forma o vinagre

ácido BUTANÓICO

ésteres são responsáveis muitas vezes pelos aromas. Tipo, cada fruta tem um tipo de cheiro e às vezes são esses éteres que tem esse cheiro caracteristico, então eles podem ser usados como aromatizantes.

ta bem grosseiro, mas basicamente é isso

• Não faço a minima ideia

Sign In or Register to comment.