Pergunta Anti-espírita x Pergunta Anti-bíblica. A primeira é fácil de responder e a segunda? É?
1) "Se a reencarnação tem como finalidade a evolução, o mundo não estaria cada vez melhor?"
2) "Se Jesus morreu por nós e nos salvou do pecado, levando-o sobre Ele; então por que continuamos pecando? Já não deveríamos estar salvos?"
- Afinal, Jesus salvou ou não salvou? Se salvou, do que precisamos ser salvos ainda?
Comments
Como espírita responderei a primeira. Alguém aqui poderá dizer que o mundo está a mesma coisa que está pior ou a mesma coisa de 2000 anos atrás? Alguém dirá que o mundo não está realmente melhor que há séculos? A evolução ocorre sim. O corpo do homem evoluiu.
A alma do homem foi criada por Deus, simples e ignorante, ela se evolui fazendo bom uso de seu livre-arbítrio. Como a natureza não dá saltos, a evolução dos espíritos somente será plena após alguns milênios (mais ou menos rapidamente, dependendo do esforço individual), através de sucessivas vidas.
O mundo está melhor, porem melhor no bem e melhor no mal.
Uns aprenderem e buscaram a Luz, outros mesmo passando por várias vidas e várias religiões se apegam ao mau.
São intolerantes, discriminadores, crúeis alguns, e isto em nome de Deus, fazer o que?
A salvação foi da pena eterna, entramos em condicional. hehehehe.
Se o sacrificio de Jesus resolvesse todo, bastava Ele morrer e pronto, não precisaria dos milagres, das pregações e seus ensinamentos.
Falta o amai-vos uns aos outros, o dar outra face (esta é dificil), perdoar 70 vezes 7,etc.
A primeira eu respondo: A reencarnação tem como finalidade a evolução, só que essa evolução depende de como o homem usa o próprio livre-arbítrio e se aproveita da encarnação dele, e uma grande parte, senão a maioria não sabe aproveitá-la como deve, estaciona mas não evolui.
A segunda eu também respondo: Jesus não salvou ninguém, nos é que temos que salvar a nós mesmos, ele apenas mostra o caminho.
Um abraço!
Dragonfly!
Como você colocou, o objetivo da reencarnação não foi alcançado, e acho pouco provável que seja , em função da concepção dos ideais em voga. Inclusive na minha opinião esta que é a mais difícil de ser respondida , porque a segunda não possui nenhum fundamento no meu ponto de vista, pois se Jesus tivesse existitido, e sua morte fosse o propósito da salvação da humanidade, já estaríamos todos salvos, porem de que não sei.
E a vida continua!
Um abraço!
Para a pergunta 1, leia a história da humanidade que você concluirá que houve uma grande evolução, hoje assistimos futebol, tempos atrás em Roma gostavamos das matanças no circo e de lutas de gradiadores.
O transcurso da história humana desde pretérito passado da existência do homos erectus, quando o gênero humano engendrava seu intelecto para o fabrico de artefatos de sílex para atender suas necessidades de sobreviência, a confecção de roupagens de pele para proteger-se, a caça, a utilização e o controle do fogo, a passagem de habitação em cavernas por aldeamentos, até atingir a condição de homo sapiens sapiens, tempo em que foram desenvolvidas as atividades agropastoris com tecnologias para irrigações, plantios passando pelos aldeamentos até as cidades estados, depois países, igrejas, a revolução industrial, até a atual época da revolução da tecnologia da informação, tem provado a realidade da primeira pergunta, que o homem vem evoluindo moral e intelectualmente, não obstante a moral ser mais retardada.
No livro de Levítico fala-se na expiação de nossos pecados pelo holocausto de animais para serem sacrificados ao senhor dos exércitos e além de imolar os bichinhos pelas nossas falhas, ainda Jesus teve que morrer para pagar nossos pecados? E quando vamos evoluir moralmente tendo sempre alguém para se responsabilizar pelas nossas faltas, nossa concupiscência, nossa ignorância quanto o amor ao próximo, nosso orgulho e ódio? Quando vamos nós mesmos ser os responsáveis pelos nossos erros?
Que os anjos do senhor dos exércitos estremeçam toda a terra com o clangor de suas trombetas reverenciando a sa\ta ignorância da divina comédia humana!!!
Um abraço, caríssima amiga Drag.
1-O mundo está melhorando aos poucos, antes na infância espiritual os humanos da Terra tinham como regra o mal, hoje o mal é exceção, tanto que nos causa espécie...novas idéias vão surgindo, novos conceitos, aos poucos os conceitos são dados, mas é um processo e nehum porcesso é imediato se dá aos poucos de forma que quase não sentimos, mas basta dar uma olhada no deus do Velho Testamento para vermos o quanto evoluímos, muitas coisas que antes era atribuídas a deus (mortes, iras, vinganças) hoje são inaceitáveis, além do mais a Terra ainda está com intercâmbio com mundos ditos inferiores, alguns ainda vêm destes mundos para tentar melhorar na Terra.
2-Jesus não nos "salvou" no sentido exato, a salvação está nos seus ensinamentos e não da idolatria de sua pessoa, mormente no Jesus encarnado, a "salvação" é a "evolução", seguindo os ensinamentos de Cristo, ainda adequados à humanidade da Terra, melhoraremos, assim como no passado, seguindo a lei mosaica, se melhorrou um povo rude, isto é que se quer dizer sobre atirar pérolas aos porcos, os ensinamentos são dados de maneira apropriada a quem se dirige, não adianta ensinar física quântica a selvagens , há de se dar primeiro uma base, e aos poucos se alargar esta base.
A primeira eu não posso responder pq não creio na reencarnação.
A segunda eu posso pq creio na ressureição.
E, é este o sentido salvífico de Jesus, algo que se completa quando da nossa morte.
Ninguem ressuscitou a não ser Jesus, e nós, que cremos nele , com ele ressuscitaremos no final.
Até porque Ele disse, Eu sou a ressureição e a vida, todo aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
Esta é a minha fé.
Paz ( tão necessária) e Bem ( tão escasso)
Oiiiiiiiiiiiiiiii olha so, eu como evangelico acredito inerrantemente que jesus me salvou do pecado e atraves dele tenho livre acesso ao pai (Deus) isso e' tudo o que me importa, o resto e' resto...
nao vou ser mais expressivo pq vc esta na minha lista de amigos, entao nao me convem caçar encrenca!!! ta ok
abraçossssssssssssssssssssssss inte mais
1) Com tanto crime hediondo acontecendo, é meio limitado pensar que existe uma "evolução" do mundo. Mas acredito sim que existe uma evolução da alma, individualmente, pois crescemos com nossos erros...
2) Jesus nos salvou do caos, mas nós precisamos fazer a nossa parte daqui pra frente, não é mesmo?