Por que as pessoas utilizam deus e religião para justificar as coisas?
Geralmente, as pessoas diante de alguma pergunta complexa, se utilizam da frase "É porque deus quis", "É por que tá na bíblia". Sendo que boa parte dos assuntos pode ser explicado pela ciência e outros ainda não são de conhecimento humano. Não sou leigo no assunto, já lí a bíblia e sei das contradições que existem. Também sei que há pessoas que utilizam-se da religião para justificar conflitos, falsas opiniões e ganhar dinheiro.
Antes de alguém me criticar, não aceito respostas insinuando que eu estou com o capeta, que vou para o inferno ou me mandando ler a bíblia, pois eu sei do que estou falando.
Me digam, por que utilizar-se da religião para justificar a ignorância?
Update:*Ignorância = Falta de conhecimento.
Update 3:Ao Atalaia: Você só me provou o fanatismo. Você já estudou biologia? Probabilidade? Existia, sim, uma chance da criança nascer ali.
Comments
Pois é! Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores, e os homens não ousam confessar, nem mesmo a seus corações, as dúvidas que têm a respeito desses assuntos. Eles valorizam a fé implícita; e disfarçam para si mesmos a sua real descrença, por meio das afirmações mais convictas e do fanatismo mais positivo. A tendência humana é a de rejeitar os fatos e eventos naturais; a natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente. Essa é uma das lições mais duras que os humanos têm de aprender.
Pessoalmente, aprendi a NUNCA confiar em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam.
Gosto da citação de Nietzche:Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.